Nintendo impede lançamento do emulador Dolphin na Steam
Por supostamente utilizar chaves criptográficas para rodar ROMs, a Nintendo conseguiu impedir o lançamento emulador Dolphin na Steam. Entenda!By - Alvaro Scola, 29 maio 2023 às 13:17
Até pouco tempo atrás, antes da chegada do Retroarch, a Steam só tinha emuladores em coletâneas oficiais de desenvolvedoras. Já mais recentemente, um emulador de GameCube e Wii chegou a ganhar uma página na plataforma da Valve, mas a Nintendo não parece ter gostado nada da história.
No mês de março, o famoso emulador Dolphin ganhou uma página na Steam, mas uma atualização em seu blog oficial diz que o port foi adiado por tempo indeterminado. O motivo para isso é que a Nintendo entrou com um pedido de DMCA a Valve para impedir o seu lançamento.
De acordo com o portal PC Gamer, diferente de um processo mais comum e direto, a Nintendo apenas pediu a remoção do emulador da Steam ao alegar que o mesmo estaria violando propriedades intelectuais suas. Além disso, a Nintendo também acusa que o emulador incorpora chaves criptográficas que permitem descriptografar as ROMs e torná-las jogáveis.
Nintendo deu declaração para explicar situação com o Dolphin
Em um posicionamento compartilhado com o Kotaku, a Nintendo diz:
A Nintendo está empenhada em proteger o seu trabalho duro e criatividade dos engenheiros de videogames e desenvolvedores. Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo para executar cópias ilegais de jogos. O uso de emuladores e cópias de jogos ilegais prejudica o desenvolvimento e sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos intelectuais de outras empresas e espera o mesmo dos outros.
Por sua vez, o time responsável pelo desenvolvimento do emulador Dolphin diz em sua página que está avaliando as opções disponíveis para ter uma resposta mais concreta no futuro próximo, ou seja, parece que o seu lançamento ainda não foi descartado.
Mesmo com a solicitação de DMCA, que foi feita apenas para a Steam, o site oficial do emulador e sua página no GitHub continuam operando normalmente. O ato de emular em si, vale lembrar, não é ilegal desde que as chaves do console e cópias dos jogos sejam obtidas a partir de sua própria coleção.
Comentários