Morre Rieko Kodama, diretora de Phantasy Star 4
Chamada de "a primeira-dama dos JRPGs", Rieko Kodama era uma veterana da indústria e trabalhou em Alex Kidd, Phantasy Star IV, Skies of Arcadia e outros clássicos da SegaBy - Jessica Pinheiro, 27 outubro 2022 às 17:18
Uma das pioneiras da indústria de videogames, a designer, diretora e produtora japonesa Rieko Kodama, morreu aos 58 anos. A informação veio à tona após Nick Thorpe, editor da revista Retro Gaming, perceber uma mensagem dedicada à desenvolvedora nos créditos do Mega Drive Mini II.
A mensagem diz: “Em memória de Rieko Kodama”. Após isso, o produtor Yosuke Okunari foi questionado sobre o ocorrido, confirmando em seguida que ela, de fato, faleceu em maio. No entanto, a Sega não pretende compartilhar detalhes em respeito à privacidade da família da desenvolvedora.
Finally, the staff credits include a memorial message for Rieko Kodama. She started as an artist on games such as Alex Kidd In Miracle World, Phantasy Star and Sonic The Hedgehog, and was the producer for Skies Of Arcadia, 7th Dragon and most recently the Switch Sega Ages games. pic.twitter.com/v6xk8oUNYO
— Nick Thorpe (@HKT3030) October 26, 2022
“Oramos para que ela descanse em paz e oferecemos nossa gratidão por suas enormes contribuições à Sega”, diz a divisão japonesa da publisher, de acordo com o IGN Japão. Kodama era considerada a primeira-dama dos JRPGs e trabalhou em inúmeros clássicos dos videogames e do gênero.
O legado de Rieko Kodama
No histórico de trabalhos notáveis de Kodama estão títulos renomados como Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star I e II, Sonic The Hedgehog 1 e 2 e Altered Beast, onde ela atuou como designer gráfica.
Mais tarde, ela foi diretora de Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth, e produtora de Skies of Arcadia e da série 7th Dragon. Após isso, ela se tornou produtora chefe da série Sega Ages. Em 209, Kodama recebeu o Pioneer Award durante o Annual Game Developers Choice Awards (GDCA).
O prêmio, que celebra a tecnologia e no desenvolvimento de jogos marcos da área de design de jogos, concedeu a categoria à Kodama como um agradecimento pelas contribuições dela no desenvolvimento de jogos ao longo de sua carreira de mais de trinta anos.
Comentários