Uma das pioneiras da indústria de videogames, a designer, diretora e produtora japonesa Rieko Kodama, morreu aos 58 anos. A informação veio à tona após Nick Thorpe, editor da revista Retro Gaming, perceber uma mensagem dedicada à desenvolvedora nos créditos do Mega Drive Mini II.

A mensagem diz: “Em memória de Rieko Kodama”. Após isso, o produtor Yosuke Okunari foi questionado sobre o ocorrido, confirmando em seguida que ela, de fato, faleceu em maio. No entanto, a Sega não pretende compartilhar detalhes em respeito à privacidade da família da desenvolvedora.

“Oramos para que ela descanse em paz e oferecemos nossa gratidão por suas enormes contribuições à Sega”, diz a divisão japonesa da publisher, de acordo com o IGN Japão. Kodama era considerada a primeira-dama dos JRPGs e trabalhou em inúmeros clássicos dos videogames e do gênero.

O legado de Rieko Kodama

No histórico de trabalhos notáveis de Kodama estão títulos renomados como Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star I e II, Sonic The Hedgehog 1 e 2 e Altered Beast, onde ela atuou como designer gráfica.

Mais tarde, ela foi diretora de Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth, e produtora de Skies of Arcadia e da série 7th Dragon. Após isso, ela se tornou produtora chefe da série Sega Ages. Em 209, Kodama recebeu o Pioneer Award durante o Annual Game Developers Choice Awards (GDCA).

O prêmio, que celebra a tecnologia e no desenvolvimento de jogos marcos da área de design de jogos, concedeu a categoria à Kodama como um agradecimento pelas contribuições dela no desenvolvimento de jogos ao longo de sua carreira de mais de trinta anos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários