MMO de O Senhor dos Anéis foi cancelado por desentendimento com a Tencent
Amazon Games estava produzindo jogo com desenvolvedor comprado pela chinesa, e donos da marca “O Senhor dos Anéis” terminou contratoBy - Rafael Arbulu, 8 setembro 2022 às 15:02
Você deve se lembrar do anúncio de um MMO baseado na franquia O Senhor dos Anéis, que estava em produção pela Amazon Games, até a empresa abruptamente cancelar o projeto em 2021, sem oferecer uma razão aparente para a decisão.
Bem, agora temos um motivo: em entrevista concedida ao Gamespot, o presidente da Amazon Games, Christoph Hartmann, disse que o problema foi uma normal contratual acionada em virtude da chinesa Tencent entrar no projeto.
“Nós tínhamos um acordo com uma empresa de Hong Kong chamada Leyou: eu acho que teria sido ótimo trabalhar com eles. Mas eles acabaram sendo vendidos à Tencent e as coisas só se complicaram a partir daí.”
Segundo o executivo, o problema não foi a venda em si, mas a ação que ela acarretou. A empresa que detém a propriedade da marca “O Senhor dos Anéis” – a Middle Earth Enterprises – havia estipulado uma cláusula contratual que a permitia desligar o projeto completamente caso alguma parte envolvida nele fosse comprada.
A empresa decidiu acionar essa cláusula.
“A grande pergunta era se nós talvez pudéssemos ter trabalhado junto com a Tencent para fazermos algo, mas acho que nós e eles somos empresas grandes demais para fazermos alguma parceria para propriedade intelectual assim, onde eles seriam ‘donos’ da licença e nós seríamos os desenvolvedores. Então decidimos que era melhor não trabalharmos juntos. Então tentamos pensar em algo para as duas partes do contrato, mas as coisas se arrastaram por tempo demais.”
Hartmann disse que, a partir daí, a própria Amazon decidiu desistir do MMO de O Senhor dos Anéis. Posteriormente, a empresa viria a encontrar sucesso com os lançamentos de New World e Lost Ark.
O executivo ainda levantou a possibilidade de que, fosse ele feito, o jogo poderia ter algum tipo de sincronia com a recém lançada série Anéis de Poder, baseada no universo criado pela obra literária de J.R.R. Tolkien e ambientada muitos anos antes das trilogias originais. Lamentavelmente, não foi o caso: Hartmann desencorajou qualquer possibilidade de reativar o projeto.
Outros jogos de O Senhor dos Anéis
Felizmente, a franquia O Senhor dos Anéis não foi abandonada nos jogos: não só um jogo da marca, protagonizado pelo personagem Gollum, está no forno para ainda este ano, mas também um MMO intitulado “Lord of The Rings Online” já existe e segue tão firme, que a desenvolvedora Standing Stone está perto de lançar uma expansão, chamada “Before the Shadow”.
Mais além, no universo mobile, Heroes of Middle Earth está em desenvolvimento para smartphones, pelas mãos da Electronic Arts. E o Grupo Embracer, o mesmo que comprou recentemente o estúdio Crystal Dynamics (de Tomb Raider) também adquiriu a Middle Earth Enterprises, então certamente mais jogos devem estar a caminho.
via Gamespot
Comentários