Mega Man é uma das séries mais famosas dos videogames, o que, obviamente, gerou muitos derivados e spin-offs. Em um desses casos, temos Mega Man Battle Network, uma série de RPGs lançada originalmente para Game Boy Advance em 2001 – e que pode ter passado despercebida por muitas pessoas.

Agora, no próximo dia 14 – para PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch -, chega às lojas Mega Man Battle Network Legacy Collection, uma coleção que traz todos os seis jogos da série principal, além de algumas variações dos títulos.

O blog KaBuM! recebeu o acesso antecipado da aventura e te conta, em detalhes, se o investimento no game vale a pena.

História

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

A história é paralela aos acontecimentos dos games Mega Man e mostra Lan Hikari, um jovem que vive em um mundo em que os robôs não foram criados. Em seu lugar, a internet surgiu. Por conta disso, ele possui um NetNavi, um programa com inteligência artificial capaz de sentir emoções.

Aqui, esse NetNavi é conhecido como MegaMan.EXE, uma versão de nosso amado herói. Logo de início, uma organização chamada WWW – ou Mundo Três -, planeja destruir a internet que se conhece – criada pelo avô de Lan – e, por conta disso, o jovem deve deter a ameaça.

Esse é o plot principal do primeiro jogo. Para as sequências, ainda temos Lan Hikari à frente da aventura, embora as ameaças se tornem cada vez maiores e mais desafiadoras – mas não vou citá-las porque seria spoiler sobre o destino de alguns dos vilões.

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Apesar de lenta em seu desenrolar, a história é bastante interessante, pois mistura bastante humor e foca no desenvolvimento da personalidade dos NetNavis, os programas controlados pelos jovens.

Mesmo assim, a narrativa escorrega em alguns pontos, como os questionáveis dois últimos jogos da série, o 5 e 6, que possuem histórias que não convencem – embora tenham vários elementos que alteram a jogabilidade e tornam uma experiência interessante.

Mecânicas

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Mas é na parte das mecânicas, principalmente de batalha, que Mega Man Battle Network Legacy Collection se destaca. Por ser um RPG, espera-se que o sistema de batalhas seja inventivo e com muitas possibilidades. E é justamente isso que encontramos aqui.

As lutas não são por turnos, elas usam uma espécie de quadro maior dividido em dois, cada divisão com 9 quadrinhos menores, que é por onde os personagens se movimentam durante os ataques.

Os jogadores podem usar o ataque padrão do Mega Man ou aplicar chips conseguidos durante a jogatina para trazer diversos efeitos para a batalha. O interessante disso é que você pode montar seu grupo de chips da melhor forma que quiser.

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

No início, há uma certa restrição ao deck inicial de chips. No entanto, conforme se batalha e a história se desenvolve – inclusive, com inimigos podendo dropar suas habilidades em formato de chip -, as possibilidades de combinação são infinitas, o que torna tudo muito mais um jogo de estratégia para se dar bem do que simples lutas.

Há uma grande liberdade na hora de criar uma linha de ataque por meio dos chips. Isso faz com que o jogo sempre consiga se renovar, pois há diversas opções de jogabilidade.

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Mas isso tudo não seria nada se não tivéssemos inimigos à altura. As batalhas seguem alguns padrões, como os grupos de inimigos. Não há grandes concentrações de ameaças, já que elas sempre serão limitadas a 3 adversários por vez. No entanto, a dificuldade dá uma mudada quando vamos enfrentar alguns dos NetNavis da WWW.

Por isso a já citada construção de estratégia pode ajudar, já que eles possuem fraquezas específicas – isso porque o jogo também se baseia em elementos para definir isso (Água, Eletricidade, Fogo, Madeira e Neutro).

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

No entanto, é importante citar que, apesar de contar com batalhas divertidas, o jogo ainda é um RPG e, portanto, seu foco é na exploração de cenários e nos diálogos para desenvolver a história. Por isso, preste atenção ao que os personagens falam para compreender parte das mecânicas – embora a falta de localização em português possa ser um impeditivo para muitos.

Por fim, há um modo chamado Buster MAX, em que os ataques são potencializados para que se tornem muito fortes. Isso serve para quem quer apenas curtir a história, sem se preocupar com a dificuldade de algumas batalhas.

Organização da coleção

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Passando um pouco para como os jogos são organizados, é possível comprá-los separadamente – já que ele é separado em dois volumes – ou em um conjunto com ambos os packs – embora eles fiquem separados no menu do console.

Dentro de cada um, os jogadores têm acesso aos jogos, obviamente, mas também a diversas implementações muito interessantes, como conquistas – que podem ser conseguidas ao completar alguns requisitos durante a jogatina -, artes conceituais e músicas da trilha sonora para ouvir.

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

A galeria de arte conta com ilustrações oficiais, materiais raros e imagens de cenários. Ao todo, estima-se que há mais de mil fotos para serem desbloqueadas e vistas pelos jogadores.

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Já na trilha sonora, são 188 músicas usadas em todos os jogos que podem ser reproduzidas diretamente pelo menu. Com isso, é possível reviver diversos momentos icônicos de jogatina.

E isso tudo é conduzido por uma versão em 3D do Mega Man, responsável por guiá-lo por todas as opções. É algo bastante interessante e que dá um nível de proximidade maior com o personagem.

Modo online e remasterização

Como se trata de um jogo de 2001 e lançado para um portátil, os títulos passaram por uma remasterização responsável por melhorar os gráficos e deixá-los mais polidos – por mais que os originais tenham seu charme.

E é pensando nisso que o game conta com um filtro, que pode ser aplicado ao jogo, e que o deixa com o visual original para os saudosistas. Mesmo assim, o trabalho de remasterização é bastante interessante e deixa tudo mais vivo no universo de Mega Man Battle Network.

Filtro off Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Filtro Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Mas, além disso, o game trouxe também um modo online que permite jogar contra pessoas de maneira remota ou que estão no mesmo local – no caso do Nintendo Switch. Portanto, a construção de decks e builds diferentes pode ser interessante caso você queira testar o quão bom seu NetNavi é contra outras pessoas.

Conclusão de Mega Man Battle Network Legacy Collection

Mega Man Battle Network

Imagem: Reprodução

Mega Man Battle Network Legacy Collection é a versão definitiva da franquia de RPG baseada em Mega Man. Com ideias interessantes e um sistema de batalha com muitas possibilidades, a coletânea é um prato cheio para quem nunca teve acesso aos games da série.

No entanto, o alto preço inicial e a falta de localização em português podem afastar os jogadores mais casuais, que não dominam muito bem outras línguas.

De qualquer forma, essa é uma experiência interessante, seja para quem quer conhecer os RPGs ou para quem quer reviver essa aventura alternativa do universo do famoso robô.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários