[Review] Mario + Rabbids Sparks of Hope é divertido, carismático e um ótimo jogo de aventura
O novo Mario + Rabbids oferece desafio e momentos engraçados na medida certaBy - Luiz Nogueira, 17 outubro 2022 às 13:50
A parceria entre Nintendo e Ubisoft parecia bastante improvável, mas deu certo e presenteou os fãs com Mario + Rabbids Kingdom Battle, lançado exclusivamente para Nintendo Switch em 2017.
Eis que o game fez tanto sucesso, pois mistura os personagens de Mario com os carismáticos Rabbids, que, agora, uma sequência está prestes a ser lançada.
Mario + Rabbids Sparks of Hope chega na próxima quarta-feira (20), mas o blog KaBuM! já teve a oportunidade de testar o game antecipadamente na BGS e, agora, traz um review completo do jogo – enviado pela Ubisoft para esta análise.
História
A história é simples – mas bastante divertida. Os personagens devem se unir para derrotar a Calamita, um mal que está se espalhando pelo universo e tem como único objetivo consumir os Sparks, criaturas misteriosas que surgem da fusão entre Lumas e Rabbids.
A ameaça pretende destruir tudo que estiver em seu caminho para acabar com as estranhas e poderosas criaturas. É aí que Mario e seus amigos entram e devem deter o vilão.
O jogo, que está totalmente em português, respeita o legado da série de jogos do Encanador Bigodudo, embora tenha uma identidade própria e não se leve a sério quase que em momento nenhum. A maioria dos personagens não fala e as situações são tão absurdas que arrancam risadas involuntárias dos jogadores.
Por outro lado, há muitas sutilezas nas coisas do mundo que também mostram o quanto os produtores se preocuparam em entregar uma experiência agradável para todos.
Combate facilitado?
Isso se traduz em diversos momentos, mas é nos combates que a questão se evidencia. Apesar de ser um game de estratégia, ele não se torna tão tático quanto alguns outros títulos do segmento. Isso porque há ferramentas que podem facilitar a jornada para aqueles que querem apenas curtir o jogo.
Logo no começo é possível escolher a dificuldade das batalhas entre fácil, médio e difícil. Isso vai definir o quão resistente e inteligentes são os inimigos.
É possível alterar essa configuração a qualquer momento, o que mostra que o único foco aqui é a diversão. Por isso, se algo estiver incomodando ou estressando, diminua a dificuldade sem qualquer culpa.
Além disso, no menu do game, há alguns ajustes interessantes, que permitem diminuir – ou aumentar – o dano causado pelos inimigos; mudar a recuperação de vida dos personagens – se após as batalhas, a cada nível novo ou nunca; e até invulnerabilidade.
Muitos podem considerar isso como algo que facilitaria muito a jornada. No entanto, é mais como uma forma de democratizar o jogo e permitir que mais pessoas possam ter acesso ao título sem se preocupar com a dificuldade ou com a falta de experiência com o gênero.
De qualquer forma, é interessante a forma como os combates são gerenciados, com escolhas por turnos e com vários inimigos na tela. É tudo como um grande tabuleiro de xadrez em que cada movimento desafia o jogador a pensar na melhor forma de dar cabo das ameaças – ou simplesmente chegar ao ponto de destino para vencer.
Personagens
Como era de se esperar, os personagens são um show a parte. Todos são muito carismáticos por conta de sua personalidade única. É quase impossível conseguir escolher apenas 3 para manter em seu time por boa parte do jogo.
Isso vai além de se identificar com os personagens – mas não vale escolher pelos preferidos, hein?
Isso porque cada um conta com habilidades únicas, que podem significar a vitória fácil ou uma batalha difícil. Enquanto uns atacam à distância, outros precisam chegar perto dos alvos para bater nos inimigos.
Essa questão se mostra bastante delicada nos chefes, principalmente porque alguns têm ataques bastante fortes que podem drenar a energia com alguns ataques. Esses grandes inimigos também são destaque, já que muitos têm aparências simpáticas.
Melhorias de personagem
Ao fim de cada batalha, os personagens ganham níveis que melhoram seus status. No entanto, quem vai definir as melhorias implementadas em cada um é o jogador por meio de uma espécie de árvore de habilidades.
O caminho por ela é totalmente linear, mas oferece melhorias de vida extra, mais tempo na utilização de habilidades e até mais dano causado pelos tiros das armas dependendo do personagem.
Além disso, é possível equipar cada um da equipe com um spark para aumentar seus atributos. No início, nem todos os personagens terão um spark. No entanto, com o passar dos capítulos, é possível, basicamente, colecioná-los e melhorá-los para que sejam mais eficientes.
Missões secundárias
Outro destaque de Mario + Rabbids Sparks of Hope são suas missões secundárias. O game tem muita coisa para fazer além da história principal. Outro ponto importante é que os mundos são bastante ricos em itens para coletar e coisas para farmar.
Portanto, vale a pena perder um tempo entre uma missão e outra para explorar os locais, matar inimigos, coletar moedas de ouro e comprar itens. Essa é a melhor forma para coletar recursos e se dar bem nos embates.
Conclusão de Mario + Rabbids Sparks of Hope
Mario + Rabbids Sparks of Hope é um ótimo jogo de aventura e de estratégia. O interessante é que ele funciona como ambos. Em alguns momentos, me senti jogando Mario Galaxy e, em outros, parecia um Xcom.
Altamente recomendado para quem procura algo que é sério nos momentos que tem de ser e cômico na maior parte do tempo. As gargalhadas são garantidas.
No entanto, os fãs de jogos de estratégia mais desafiadores podem achar o game muito fácil ou simples demais – e de fato ele é -, mas isso não tira o mérito da produção.
Como citado, Mario + Rabbids Sparks of Hope chega exclusivamente ao Nintendo Switch em 20 de outubro.
Comentários