Uma das maiores injustiças do mundo dos games – algo inesquecível e que arrancou lágrimas por gerações – foi a dispensa que o coitado do Luigi sofreu no lançamento de Mario 64, em junho de 1996. A Nintendo esnobou forte o covardão de chapéu verde irmão mais alto do seu principal mascote.

Ok, dramalhões à parte, Mario 64 quase teve um “famosamente” cancelado modo multijogador local que incluiria o “outro” encanador bigodudo, mas pouco antes do lançamento, o formato foi cancelado, e o jogo saiu apenas com o baixinho avermelhado como participante exclusivo. Entretanto, um vídeo no YouTube mostrou o que pode ser o primeiro registro oficial do modo que nunca foi…

O registro acima, feito por este canal aqui (não vamos nem tentar pronunciar isso, mas o Google Tradutor menciona algo sobre gameplays), aparentemente vem de uma fita VHS e não teve a sua autenticidade confirmada, é importante ressaltar. Como o usuário original desativou a incorporação de vídeos em sites externos, pegamos o tuíte acima (o link do vídeo ainda está valendo, no entanto).

É uma exibição de uns segundos, se muito, mas pode ser o novo grande registro de Luigi em Mario 64 – um modelo renderizado do personagem fez as rondas na internet em 2020 – e o primeiro em vídeo.

Captura de imagem mostra suposto modo multiplayer de Mario 64, com a participação de Luigi

Imagem: 只今ゲーム中チャンネル, via YouTube

Segundo disse o “pai” do Super Mario em 1996, Shigeru Miyamoto, Luigi deveria estar no jogo como personagem secundário – algo até então padronizado nos jogos da franquia. O “velho Miya” chegou a mencionar também algo como “uma sala com com blocos simples parecidos com Lego, onde Mario e Luigi poderiam correr, subir rampas, saltar etc.” Vendo o vídeo, aparentemente a descrição bate.

O falecido Satoru Iwata, então presidente da Nintendo, chegou a dizer em 2009 que o modo seguiria o padrão “tela dividida” e que, em um vídeo interno, Mario e Luigi entravam no castelo de Bowser separadamente, se encontrando em um corredor: “eu fiquei tão feliz”, disse Iwata – e você sabe que acertou na vida quando fez um bonachão gente boa como esse aí da foto sorrir…

Imagem do ex-presidente da Nintendo, Satoru Iwata, falecido em 2015

Imagem: Nintendo/Reprodução

A remoção foi justificada por Miyamoto por “problemas de memória”: embora fosse um dos aparelhos mais inovadores da época, o N64 contava com um chip de memória Rambus RDRAM de quatro….megas (oito se você comprasse o acessório de expansão), Imagine incríveis quatro megabytes de memória hoje…você não rodaria…bem…nada que você tem no seu celular.

Naturalmente, porque a Nintendo é a Nintendo, a empresa não comentou nada sobre o vídeo, mas se ela vier com aquela famosa “cartinha do arrego”, pode ser que o material acima seja de fato algo autêntico.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários