A Epic Games disponibilizou uma atualização da sua renomada Unreal Engine que pode, se tudo correr como espera a empresa, reduzir ou até mesmo impedir problemas que afetam inúmeros jogos de PC – em especial, as adaptações de títulos vindos dos consoles.

Títulos mais recentes virão à mente aqui: quem jogou The Last of Us ou Star Wars Jedi: Survivor notou severas diferenças de desempenho entre as versões de console de mesa e computadores. Notavelmente, os PCs contam com mais problemas de performance nesses jogos, levando a insatisfações inúmeras, pedidos de desculpas e muitos, muitos patches de correção.

Com a chegada da Unreal Engine 5.2 – a numeração da nova versão da engine gráfica – isso pode ser um problema do passado: a atualização traz diversos recursos criados especificamente para reduzir a ocorrência de stuttering, ou seja, aqueles “socos” e travamentos que o jogo dá e que afetam grandemente a imersão e jogabilidade.

O stuttering é normalmente causado por problemas de desempenho do computador, como baixa taxa de quadros por segundo (FPS), uma demanda excessiva da capacidade do processador ou da placa de vídeo, gargalos na memória, drivers desatualizados e outras dificuldades do gênero.

Dentre as novidades da Unreal Engine, a Epic Games incluiu um novo sistema de precaching (Pipeline State Object Caching) que, em resumo, pode ser definido como uma ferramenta que ajuda a reduzir a demanda processual quando o motor gráfico precisa carregar elementos de um cenário antes do seu personagem chegar nele.

Basicamente, na nova versão, o PSOC vai reduzir demandas de pré-renderização de objetos quando estes não forem necessários (pense assim: seu personagem caminha para a esquerda, então não há motivo para carregar cenários à direita), reduzindo o peso no processamento e, consequentemente, oferecendo uma jogabilidade mais continuada, sem “enforcar” o PC.

Claro, como toda atualização voltada aos jogos de PC, existe um “porém”: os jogos só poderão tirar proveito disso se forem construídos dentro da Unreal Engine 5.2. Não está claro ainda se a atualização tem alguma capacidade de trabalhar de forma retroativa – ou seja, impactar positivamente jogos que já estejam no mercado – mas, ao menos para lançamentos futuros, os problemas que conhecemos hoje devem ser no mínimo reduzidos.

Há também que se considerar o preciosismo das publishers: hoje, a Unreal Engine está longe de ser a única opção de motor gráfico para veiculação de jogos – algumas empresas, inclusive, têm suas próprias engines: a Square Enix tem a Luminous, a EA tem a Frostbite, a Ubisoft tem a Snowdrop e assim por diante. Normalmente, é de praxe que uma empresa prefira usar a engine “da casa”, mas considerando o volume de lançamentos de cada uma, é facilmente plausível que a Unreal Engine seja aplicada em um ou outro projeto.

Unreal Engine 5.2 pode finalmente abrir caminho para o “macbook gamer”

Outro ponto bastante interessante na atualização da Unreal Engine é o fato de ela ser a primeira a oferecer suporte completo aos chips Apple Silicon. Na prática: processadores M1, M2 e todas as suas variações e derivativos agora contam com compatibilidade nativa com a engine da Epic, o que pinta um cenário promissor a quem sempre quis usar os poderosos macbooks da Apple para videogames.

Não é como se “games” fossem impossíveis nos computadores da “Maçã”. Entretanto, títulos baseados na Unreal Engine tinham que rodar em paralelo, por meio da camada Rosetta 2, o que 1) exigia mais processamento direcionado e 2) limitava o leque de opções de jogos para macbooks.

À medida em que a nova tecnologia seja mais e mais vista dentro de sistemas da Apple, a fabricante de Cupertino pode eventualmente decidir olhar para o mercado de jogos sob uma ótica mais direta. Hoje, a empresa liderada por Tim Cook não tem nenhuma máquina dedicada a jogos, mas o macbook Pro de 14 e 16 polegadas, equipados com os chips M2 Pro e M2 Pro Max, têm configurações formidáveis, podendo ser comparadas a qualquer notebook “gamer” de outras fabricantes que se valem do Windows para jogar.

A documentação de todos os novos recursos da Unreal Engine podem ser vistas no próprio site da Epic.

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