Desde que foi anunciado, o Steam Deck chamou a atenção por sua proposta de ser um PC portátil com a potência necessária para rodar títulos atuais em qualquer lugar. Apesar de ter um bom hardware, a verdade é que o aparelho da Valve pode não ser compatível com alguns jogos bem famosos, ao menos em seu lançamento.

Um levantamento feito pelo site Boiling Steam mostra que apenas 72% dos 50 jogos mais populares da Steam são compatíveis com o Linux. Assim, alguns títulos famosos não poderiam ser rodados no PC portátil da Valve, já que o mesmo vem com uma distribuição personalizada pré-instalada, que é conhecida como “Steam OS 3.0”.

A Valve, vale lembrar, tem investido bastante no Linux nos últimos anos e lançou até mesmo versões nativas de seus jogos principais para o sistema. Além disso, a empresa também investiu no Proton, uma tecnologia para rodar títulos nativos do Windows no sistema do pinguim.

Mesmo a situação tendo melhorado bastante para o público gamer do Linux, a verdade é que nem todos jogos são realmente compatíveis. Muitos títulos com o foco em partidas multiplayer contam com sistemas anti-trapaças, que geralmente são os responsáveis por tornar os títulos incompatíveis.

Windows pode ser instalado no Steam Deck

Apesar de alguns títulos não rodarem no Steam OS, a verdade é que esta limitação se aplica apenas para quem não quiser trocar o sistema pré-instalado do aparelho. Por ser quase um PC comum, os usuários poderão fazer a instalação do Windows 10 ou 11 no Steam Deck.

Assim, apesar do sistema não ficar tão otimizado para um PC portátil devido a questões de interface, os jogos poderiam ser executados sem estes problemas de incompatibilidade vistos no Linux. Caso tenha interesse em saber mais sobre o Steam Deck, confira esta matéria.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários