Ah, como é bonito (e bastante complicado) o desenrolar da vida, não é mesmo? Aprender a literalmente andar com as próprias pernas, entender como é ser um humano (mesmo que você pareça um boneco bêbado que não sabe muito bem como equilibrar a cabeça em um tronco, ou o que fazer com as próprias mãos). Depois fazer amigos, aprender a andar de bicicleta, dormir na casa do coleguinha em uma festinha do pijama… Enfim, crescer rumo à vida adulta, cada fase com a sua própria aventura e é esse entremeio que o pacote de expansão The Sims 4: A Aventura de Crescer traz.

Com ele, o jogador é convidado a interagir com novas famílias em San Sequoia, em três vizinhanças: O Cais do Ponto de Ancoragem, os Jardins Gilbert e a Colina Hopewell.

Nesses novos núcleos de interações propostos pela expansão, a ideia é — como o próprio nome dado ao título pode sugerir — acompanhar o crescimento de um novo membro da família e, com isso, perceber como se dão (ou se desfazem) os laços familiares, no melhor estilo vida real — com aquele toque de exagero que somente The Sims pode proporcionar.

O que há de novo em The Sims 4: A Aventura de Crescer

Acho que posso falar por qualquer fã de The Sims que uma das principais emoções quando há o lançamento de um pacote de expansão novo é ver como o jogo irá mudar em termos de possibilidades e situações, novidades em itens disponíveis e novas histórias que podem ser exploradas. Assim, não seria diferente com A Aventura de Crescer.

Nesta expansão, vale dizer que a EA deu foco nas interações e em ambientes que possam dar a ideia de lar doce lar. “A Aventura de Crescer tem um grande foco na família, então sabíamos que queríamos casas que parecessem lares personalizados e habitados para Sims que fossem morar nelas. Esse sempre foi o nosso objetivo”, afirmou a desenvolvedora por meio de um post no blog oficial.

Ou seja, itens disponibilizados pelo update possuem detalhes de forma a trazer uma experiência com ar de “aconchego” para o jogo. Com a expansão, o jogador tem acesso a novas roupas que englobam todas as idades e fases da vida, incluindo: bebê de colo, bebê, criança, adolescente, jovem adulto, adulto e idoso.

Dado o título da expansão, era esperado uma adição nesse sentido, mas é sempre bom ver que a expectativa versus realidade estão alinhadas.

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando todas as fases da vida de um Sim

Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

Relacionamentos ganham camadas mais profundas

Outro item que traz uma experiência diferenciada para as interações entre Sims que vale mencionar: desde o primeiro The Sims, lançado lá nos idos anos 2000, é possível escolher uma personalidade para cada Sim criado e, a partir daí, desenvolver relações de amizades ou inimizades dentro do jogo de simulação.

Com o passar do tempo, evolução da tecnologia e da comunidade do game em si, essas interações cresceram e ganharam muito mais detalhamento, o que trouxe também novos sabores para o jogo em termos de interatividades para serem exploradas — e mais horas a serem gastas, diga-se de passagem.

Assim, com a nova expansão, temos também a chegada do recurso de “compatibilidade social” que adiciona nuances mais profundas às interações entre personagens (o que inegavelmente é o core de The Sims) e traz também novas maneiras de socializar — que mudam de Sim para Sim e entre Sims.

Já na área de criação de Sims é possível escolher qual o grau de parentesco em uma família com dois ou mais membros, bem como selecionar o tipo de relacionamento que os indivíduos possuem entre si.

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando o grau de compatibilidade de membros da família

Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

Bebês de colo e interações especiais

Outra coisa que achei legal na jogabilidade e que traz uma das principais novidades da expansão: bebês de colo que, definitivamente, são um marco para a atualização.

Diferente de outros jogos com interações limitadas para mini-Sims, A Aventura de Crescer traz uma gama de novidades a serem exploradas pelo jogador. Assim, você pode, por exemplo, experimentar novos alimentos — como um bebê colocando a papinha na boca pela primeira vez.

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando um bebê de colo se alimentando na cadeirinha pela primeira vez

Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

Ou mesmo ensinar o pequeno Sim a falar e sobre o mundo.

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer que mostra dois Sims, um adulto e um bebê de colo, interagindo com cartões de aprendizado

Cartões de aprendizado são usados para ensinar os pequenos Sims – Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

A parte ruim é que isso só acontece depois de um tempo (lembrando que se o pequeno faz aniversário, ele envelhece mais rápido #fikadika). Assim como na vida real, você tem de passar pela experiência de aprender o básico para então conseguir fazer outros movimentos mais complexos.

Pode ser um pouco chato no começo, porque as interações são bem mais limitadas, mas depois é legal conquistar os Marcos — ou metas adicionadas para serem alcançadas ao longo do tempo —, o que traz uma camada diferente para a simulação padrão do jogo. Assim, é possível de fato focar na evolução e crescimento do Sim.

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando os marcos de evolução de um bebê de colo

Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

Aliás, já na parte de criar um Sim é possível escolher todos os detalhes do bebê. Fala sério, são muito adoráveis esses mini-queridos:

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando os detalhes da criação de um bebê de colo

Bebê de colo com roupa de patinho? Tá tendo! – Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

 

Captura de tela do jogo The Sims 4: A Aventura de Crescer mostrando os detalhes da criação de um bebê de colo

A escolha de traços de personalidade para bebês – Imagem: Tissiane Vicentin/blog KaBuM!

The Sims 4: A Aventura de Crescer vale a pena?

No geral, a experiência do novo jogo é positiva. Foi legal explorar as novidades e dinâmicas que a expansão propõe — em especial, a casa na árvore foi uma grata surpresa.

Sou do time dos fissurados por arquitetura então gostei particularmente de explorar os novos itens. Nesse caso, posso dizer que deu para notar um cuidado especial nos objetos focados nas crianças e bebês, mas sem novidades muito impactantes.

Ainda assim, mantive aquela vontade de usar tudo na casa (dinheiro sobrando não temos, mas querer a gente quer e não custa nada, né?)

[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer
[Review] The Sims 4 ganha profundidade em interações com expansão A Aventura de Crescer

A única ressalva que acredito que vale a pena fazer, no entanto, é para os jogadores que preferem expansões que trazem transformações massivas à jogabilidade: apesar das mudanças supramencionadas e mais do que bem-vindas, o foco aqui é realmente o storytelling e as novas e profundas possibilidades de interações entre os Sims.

Não há grandes interações em termos de ambientação, por exemplo. Na cidade, apesar do espaço novo — e bem bonito —, é possível dar um rolê no parque, visitar o cinema, passar um tempo jogando na biblioteca no centro e é isso, basicamente. Grande parte dos prédios não possuem interação.

Mas, considerando que a ideia da expansão é realmente evoluir a interação entre Sims, trazendo novidades para diferentes idades na vida, acredito que nesse quesito a atualização está apta a preencher infinitas horas do dia para fãs de The Sims. Então meu veredicto final é: sim, vale a pena.

_

O pacote de expansão The Sims 4: A Aventura de Crescer já está disponível para PC, pelo EA app, e para MacOS, via app da Origin. A compra pode ser realizada também por meio das lojas virtuais da Epic Games Store e Steam, bem como para consoles PlayStation 4 e 5, Xbox Series X|S e Xbox One. O blog KaBuM! pôde testar as novidades do pacote por meio de uma cópia digital fornecida pela EA.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários