Jogos do Windows 98 são executados no Xbox Series X/S
Uma versão modificada do emulador DOSBox para o Retroarch tornou possível jogar títulos do Windows 98 no Xbox Series X/S. Confira!By - Alvaro Scola, 12 julho 2022 às 14:17
O Windows 98 representou muitas mudanças na forma como era usado o PC, mas também marcou jogadores com alguns títulos que davam os primeiros passos com os gráficos 3D. Agora, de forma surpreendente, títulos desenvolvidos para rodar neste sistema começam a ser executados em outras plataformas.
O canal Digital Foundry, conhecido por fazer análises técnicas de jogos, configurou um emulador do DOS com o Windows 98 instalado para rodar títulos como Quake, Half-Life e Turok no Xbox Series X/S.
Algo que chama a atenção no emulador fica por conta do suporte a icônica placa de vídeo 3dfx Voodoo. Apesar do suporte, assim como nos anos 90, a instalação dos drivers precisa ser feita manualmente através do “Painel de controle”.
Devido a algumas limitações da emulação do hardware, alguns títulos precisaram rodar com resoluções menores. Não apenas isso, em alguns casos foi necessário diminuir a qualidade das texturas para alcançar taxas de FPS mais aceitáveis.
Emulador do DOS com suporte ao Windows 98 roda em outros sistemas
O emulador em questão utilizado para rodar o Windows 98 e seus jogos no Xbox Series X/S é DOSbox Pure, uma versão modificada do DOSBox para o Retroarch que ajuda, por exemplo, a configurar os jogos do DOS para rodarem em sistemas modernos com controles mapeados automaticamente.
Apesar do fato do emulador rodar no Xbox Series X/S, graças ao modo de desenvolvedor, a verdade é que esse programa também tem se popularizado em outras plataformas. Esse vídeo abaixo, publicado pela equipe responsável pelo Retroarch, mostra o jogo A2 Racer II rodando em um aparelho com o Android 12.
Já neste outro vídeo, a equipe mostra como é feita a instalação básica do Windows 98 no emulador, sem entrar nos detalhes de como os drivers são configurados.
Os demais detalhes de como utilizar o emulador podem ser encontrados em sua página oficial no GitHub.
Comentários