Um jogo do Homem de Ferro quase saiu em 2012 (e ele seria épico!)
Disney chamou os estúdios Avalanche para fazerem um jogo de mundo aberto do Homem de Ferro, mas discordâncias entre as empresas fecharam o projetoBy - Rafael Arbulu, 18 agosto 2022 às 11:25
Já imaginou se, ao invés de Rico Rodriguez, você controlasse Tony Stark – com armadura do Homem de Ferro e tudo – em um jogo de mundo aberto na mesma pegada de Just Cause? Pois é, isso quase aconteceu, em 2012.
Quem revelou o projeto foi o co-fundador dos estúdios Avalanche, Christofer Sundberg, durante entrevista concedida ao canal MinnMax no YouTube. Segundo ele, era desejo da Disney aproveitar o momento de alta vivido pelo super herói da Marvel e levá-lo para um jogo que, para todos os efeitos, seguiria a caótica receita de Just Cause, o título pelo qual a empresa é mais conhecida.
A saber, Just Cause coloca você na pele do super agente Rico Rodriguez, que explora países fictícios incrivelmente grandes, executando todo tipo de ação digna de um dublê de Hollywood – saltar de um avião para outro sem equipamento, planar por aí com seu pára quedas enquanto atira em oponentes no solo, além de saltos em queda livre enquanto desvia de mísseis disparados por helicópteros armados, esse tipo de coisa.
Em tese, se removermos o personagem dessa equação e o trocarmos pelo Homem de Ferro, a receita do jogo permaneceria igualmente atraente.
Segundo Sundberg, que deixou os estúdios Avalanche em 2019, o problema foi uma questão de velocidade: a Disney queria que o jogo saísse o quanto antes. Ele não especificou o quão rápido, mas deu a entender que seria uma janela de tempo que, potencialmente, “quebraria” o estúdio com o volume de contratações necessárias para atender à demanda:
“A gente teria que contratar 70, 80 pessoas para as quais eu teria que encontrar outro projeto depois desse.”
O executivo ainda disse que a ideia era concentrar os esforços do jogo no combate corpo a corpo – algo na medida da franquia Batman da Rocksteady, mas com o jogador tendo a habilidade de “voar para qualquer canto”, como o Homem de Ferro faria.
(Sem) Homem de Ferro na Justa Causa
Olhando pela questão da época em que esse projeto foi conceitualizado, faz sentido que a Disney tivesse um bom grau de pressa: o primeiro filme dos Vingadores saiu em 2012 e, no ano seguinte, Homem de Ferro 3 faria sua estreia nos cinemas – em outras palavras, Tony Stark estava na mente de muita gente.
O mercado de jogos até teve duas experiências que envolveram o Homem de Ferro: a primeira foi um jogo de realidade virtual convenientemente chamado Marvel’s Iron Man VR, que fazia uso do headset PlayStation VR. A segunda foi o jogo dos Vingadores – Marvel’s Avengers – desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix. O resultado de ambos, porém, não foi lá dos melhores: segundo o agregador de reviews Metacritic, o primeiro chegou a 72/100 em pontuação, enquanto o segundo não passou de 67.
Sundberg lamentou que o “projeto Homem de Ferro” dos estúdios Avalanche tenha sido cancelado, e manifestou um desejo de que o time que segue na empresa um dia possa finalizar o material do jeito certo.
Christofer Sundberg anunciou, em dezembro de 2020, a criação de uma nova empresa chamada Liquid Sword Studios, baseada em Estocolmo, na Suécia. Segundo a divulgação da época, o novo estúdio deve focar seu desenvolvimento em jogos de ação de mundo aberto nos consoles da geração atual e nos PCs. Por ora, no entanto, eles ainda não têm um projeto em desenvolvimento (que a gente saiba, pelo menos…).
Enquanto isso, a Disney já tem as mãos bem cheias no mercado de jogos: a sua subsidiária Marvel está lançando a versão remasterizada de Marvel’s Spider-Man nos PCs (o Tecmasters jogou, você viu?) e, para 2023, o Homem-Aranha vai ganhar uma sequência nos consoles. Além disso, temos Midnight Suns vindo aí (também em 2023), aquele jogo do Wolverine (previsto para sabe-se lá quando) e, segundo boatos, um game do Pantera Negra feito pela Electronic Arts.
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