O responsável pelo primeiro vazamento de imagens de GTA 6, um hacker de 18 anos pertencente ao grupo Lapsus$, foi condenado à prisão perpétua em uma instituição hospitalar nesta quinta-feira (21).

A decisão deferida por um juiz britânico alega que Arion Kurtaj ainda representa um alto risco para o público, uma vez que pretende continuar cometendo crimes cibernéticos.

Em agosto, um júri de Londres concluiu que Kurtaj foi o responsável pelos ataques cibernéticos contra a Rockstar Games, a desenvolvedora de GTA 6, e outras empresas, como a Uber e a Nvidia.

Segundo informa a BBC, durante a audiência desta quinta, o tribunal ouviu que Kurtaj “foi violento enquanto estava sob custódia, com dezenas de relatos de ferimentos ou danos materiais”. 

Além disso, uma avaliação de sanidade mental concluiu que Kurtaj “continuou a expressar a intenção de regressar ao crime cibernético o mais rapidamente possível”. 

Com a decisão, o jovem hacker será obrigado a permanecer em uma prisão hospitalar pelo resto da vida. Sua única saída seriam os médicos determinarem que ele não representa mais um perigo para o público.

GTA VI - GTA 6

Imagem: Rockstar

O grande vazamento de GTA 6

Em setembro do ano passado, Kurtaj vazou 90 vídeos de gameplay de GTA 6. Na época, o jovem ainda estava sob fiança por ter hackeado a Nvidia e também um provedor de telecomunicações britânico. 

Kurtaj teria conseguido realizar o ataque à Rockstar usando o Amazon Fire Stick, um smartphone, mouse e teclado.

O trailer oficial de GTA 6, que também vazou um dia antes do lançamento, é um dos maiores sucessos do ano, com centenas de milhões de visualizações.

A defesa de Kurtaj pediu que o sucesso do trailer fosse levado em consideração no caso, mas o juiz teria rebatido que empresas e pessoas reais foram prejudicadas pelo ataque. A Rockstar afirma ter tido um prejuízo de US$ 5 milhões com o ataque.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários