A teoria da ‘sexta estrela’ em ‘GTA V’ é digna de um filme de espionagem
Jogo usa “estrelas” para medir intensidade da perseguição da polícia quando você comete crimes, mas oficialmente, você só vai até cinco delasBy - Rafael Arbulu, 21 março 2023 às 12:51
Todo mundo que jogou Grand Theft Auto V (ou simplesmente GTA V) ao menos uma vez sabe que, no que tange ao nível de “procurado” – a forma como o jogo ajusta a intensidade de perseguição das forças policiais quando você comete algum crime – só é possível ir até cinco estrelas.
No entanto, usuários com experiência em análise de códigos de programação pesquisaram as informações técnicas do jogo e descobriram menções a um sexto – nunca usado – nível de busca policial. Infelizmente, não era possível na ocasião saber o que ele traria, mas especulações não deixaram de pular na internet. Até que veio o vídeo abaixo:
Contextualizando: historicamente, a franquia da Rockstar Games até ia ao sexto nível de busca – em GTA III, por exemplo, isso implicava em tanques do exército perseguindo você pelas ruas de Liberty City, atirando seus canhões para matar. Em GTA V, no entanto, a ideia foi abolida (convenhamos, tanques do exército perseguindo você por ruas urbanas não é lá muito verossímil).
No jogo mais recente da franquia, você vai até o quinto nível, que implica em quase todos os carros nas ruas serem viaturas, além de veículos de forças táticas da NOOSE – (pense nela como um mix entre o BOPE carioca e a SWAT estadunidense, só que todo mundo é o “Capitão Nascimento”) montando bloqueios, agentes descendo de helicópteros e esses próprios helicópteros, armados e atirando de lá de cima. Ah, e quase nenhum pedestre nas ruas – todo mundo é “meganha” e todos têm ordem de atirar para matar.
Se você jogou qualquer missão com o co-protagonista Trevor Phillips, sabe que isso é até justificável considerando o volume de caos que aquele doido varrido tem potencial de causar.
Eis que, em 2015, com o advento da versão PC de GTA V chegando e, com ela, a possibilidade de brincar com o código do game via comandos de console interno, a sexta estrela foi “restaurada”. E o resultado é o vídeo que você viu mais acima e…surpreendentemente, apesar dos avanços incessantes das forças policiais, a apresentação é praticamente a mesma de níveis anteriores.
O autor por trás do vídeo – apelidado “ClichéUsername” – disse que não esperava nada muito diferente pois ele próprio já havia tentado algo similar imediatamente após a chegada de GTA V no PC (essa foi só a primeira vez em que ele fez a captura de tela para gravar o caos). O processo para isso foi até simples: ele baixou um trainer – uma espécie de software de trapaça que permite você alterar parâmetros essenciais de um jogo no computador – e instituiu a sexta estrela a partir daí.
Ele ficou mais espantado do programa não “quebrar” o jogo e forçar uma reinicialização.
Cliché, no entanto, teoriza outra ideia: para ele, a sexta estrela não é apenas um código do início de desenvolvimento do jogo que acabou descartado depois, mas algo maior – algo que, ele estima, tenha a ver com o “Forte Zancudo”, a instalação militar que é possível invadir (e bem difícil de sair) nas partes mais isoladas de San Andreas, o estado fictício onde o jogo se ambienta.
Isso porque, em títulos anteriores, o nível máximo de estrelas implicava uma perseguição por artifícios militares – jatos de caça e tanques de guerra, além de soldados fardados e armados com fuzis de ponta. Em GTA V, essa resposta não existe (oficialmente, pelo menos).
Ao entrar no Forte Zancudo, você vai de zero a cinco estrelas imediatamente após um soldado avistar a sua presença. Jogadores mais fanáticos usam isso como um desafio para roubar um jato de caça e sair do forte com ele em sua posse.
Entretanto, há várias referências a algo mais escondido no jogo – mesmo ele sendo lançado em setembro de 2013. Uma dessas referências é o mapa físico de San Andreas que você ganha ao comprar a edição de colecionador de GTA V: ao iluminar o papel com uma luz negra, partes dele mostram uma mensagem, como a imagem abaixo, com os dizeres “Tome o controle”.
Para Cliché, isso pode ser uma dica que indique alguma forma de obter – oficialmente – a sexta estrela e, de alguma forma, permitir uma resposta policial mais intensa: tipo “o próprio Forte Zancudo responder”. O único problema é a Rockstar Games ter escondido isso tão bem que nem mesmo um trainer consegue extrair a resposta correta e, quase 10 anos depois de sua chegada, os fãs ainda não terem descoberto o jeito certo de fazer o jogo registrar a necessidade da sexta estrela.
Obviamente, tudo não passa de especulação até aqui, já que a Rockstar Games é notória por esconder seus easter eggs a sete chaves – não precisamos lembrar aqui da história do “Pé Grande” ou os mistérios que rodeiam o Monte Chilliad, certo? – então pode bem ser o caso de algo ainda não descoberto aqui.
Comentários