Estúdio de TimeSplitters é fechado e lamenta a ‘indústria quebrada’
Fechamento do Free Radical Design, estúdio do Embracer Group e responsável por TimeSplitters, é confirmadoBy - Jessica Pinheiro, 12 dezembro 2023 às 17:26
O fechamento do estúdio Free Radical Design foi confirmado. A equipe sediada no Reino Unido foi responsável pela série de jogos TimeSplitters e pertencia ao Embracer Group.
A revelação ocorreu por meio dos ex-funcionários do time de desenvolvimento que publicaram mensagens de despedida em suas redes sociais. Em uma das postagens, é informado que os 80 empregados restantes do estúdio foram demitidos.
“Bem, é isso, oficialmente é o último dia do nosso período na Free Radical Design e um estúdio inteiro (pouco mais de 80 pessoas) está desempregado”, escreveu o ex-gerente de TI.
The last day at FRD was very different from what I imagined. I don't think it sunk in properly just yet, but handed my keys in and left the building the last time. It's Time to Split pic.twitter.com/n1UGELsoED
— Adam Kiraly (@94Kiraly) December 11, 2023
“E acabou. É meu último dia na Free Radical Design”, acrescentou um ex-artista sênior no LinkedIn. “Isso faz com que eu e pouco mais de 80 pessoas fiquem desempregadas na pior época do ano para que isso acontecer”.
Já o designer de controle de qualidade disse: “O Free Radical Design era um centro de criatividade, mas, infelizmente, nos juntamos a uma lista cada vez maior de vítimas em uma indústria quebrada, onde estúdios inteiros são tratados como peças substituíveis de uma máquina sem alma viciada apenas em preços de ações”.
O site oficial da Free Radical Design também não pode mais ser acessado e apenas exibe a mensagem “404 Company Not Found :-(”. Ainda não se sabe o que vai acontecer com a série TimeSplitters a partir de agora.
Estúdio de TimeSplitters se junta aos layoffs do Embracer Group
O fechamento do Free Radical Design faz parte de uma reestruturação promovida pelo Embracer Group nos últimos seis meses. Com isso, estúdios de jogos foram fechados e projetos cancelados.
No início de dezembro, o Embracer Group confirmou que mais de 900 funcionários foram demitidos durante o segundo trimestre – período que se encerrou em setembro.
Comentários