Final Fantasy 16 não terá mundo aberto e companheiros serão controlados por IA
Produtor Naoki Yoshida revela informações em diferentes entrevistas, incluindo os diferentes sistemas de batalha dos Eikons, classificação indicativa voltada para o público adulto e maisBy - Jessica Pinheiro, 22 junho 2022 às 13:55
O produtor de Final Fantasy 16, Naoki Yoshida, revelou novos detalhes sobre o próximo jogo numerado da franquia em uma série de entrevistas, incluindo informações sobre a exploração do mundo, o funcionamento do grupo de companheiros, as mecânicas de batalhas entre as invocações e muito mais.
Ao IGN, especificamente, Yoshi-P como é mais conhecido, explicou melhor como será a exploração e como funciona o grupo de companheiros do protagonista. Segundo o produtor, apesar de a nova tendência dos jogos de grande orçamento seguir a exploração ilimitada em um enorme mundo aberto, em Final Fantasy 16, ele preferiu focar em áreas menores de locais mais variados para oferecer uma sensação de épico ao jogador.
“Você perceberá a inspiração dos mais recentes RPGs de mundo aberto de grande orçamento”, explicou Yoshida. “Porém, para trazer uma história que parece abranger todo este mundo e além, decidimos evitar um design [que segue a exploração em] mundo aberto, algo que nos limitaria a um único cenário. Ao invés disso, optamos por um design baseado em áreas independentes que podem entregar aos jogadores uma sensação melhor de ‘escala global'”.
O produtor do 16º título também afirmou que haverá um tradicional grupo de companheiros no game, mas os combatentes serão controlados por inteligência artificial (IA) para que o jogador mantenha seu foco no protagonista, Clive. “Não queríamos sobrecarregar os gamers [com muitas informações] no mais recente trailer, então focamos apenas nas batalhas”, disse Yoshi-P.
“Dito isto, durante a maior parte de sua jornada, Clive será acompanhado por um ou mais companheiros. Esses combatentes vão participar das batalhas e interagir com ele. Além disso, os integrantes do grupo serão controlados por IA, permitindo que o jogador mantenha seu foco em Clive”, revelou o produtor.
Em outra entrevista, esta cedida ao Game Informer, Yoshida forneceu mais uma rodada de informações interessantes ao abordar as invocações gigantes de FF16, conhecidas como Eikons. “Vi muitos comentários nas redes sociais após o [mais recente trailer lançado] sobre como a interface das batalhas lembra a de jogos de luta”, observa o produtor.
“O design geral de cada embate entre os Eikons será único e não usamos exatamente o mesmo sistema duas vezes”, revelou Yoshi-P. Em sua fala, o produtor também cita alguns estilos de jogo com os quais os jogadores poderão se deparar nessas ocasiões. A luta entre “Eikon A e Eikon B”, por exemplo, lembra “um game de tiro 3D”, enquanto que entre Eikon C e Eikon D será algo mais puxado para o wrestling. Dependendo da invocação, a área pode até mesmo se transformar em um verdadeiro campo de batalha.
Referente à história, Yoshida disse ao Gamespot: “Desta vez, para nos certificarmos de contar a trama da maneira que queríamos, decidimos seguir uma classificação [indicativa] madura na maioria das regiões em que o título será lançado. Não é porque simplesmente desejávamos produzir um game mais violento ou explícito. Optamos por este caminho porque sentimos que era necessário, assim poderíamos explorar temas adultos”. Seria este o primeiro Final Fantasy da linha principal a receber uma classificação indicativa mais alta?
Para o PlayStation Blog e GamesRadar, Yoshi-P falou ainda sobre como a equipe de desenvolvimento foi construída, como está funcionando o desenvolvimento simultâneo do 16º título com Final Fantasy 14, e sobre como o produtor busca levar uma “sensação de fantasia clássica” aos jogadores, inspirando-se nos primeiros jogos da franquia para diferenciar Final Fantasy 16 dos títulos mais recentes com ambientações modernas da franquia (Final Fantasy 15 e Final Fantasy 7 Remake, por exemplo).
Final Fantasy 16 está previsto para ser lançado no terceiro trimestre de 2023 para PlayStation 5 e PC.
Fonte: Polygon
Comentários