Fim do Stadia faz publishers correrem atrás de soluções para jogadores abandonados
Rockstar Games confirmou migração de progressos, enquanto Ubisoft disse que quer solução via Ubisoft Connect; veja outras possibilidadesBy - Rafael Arbulu, 25 outubro 2022 às 13:00
Adicionando mais uma marca à conta de “produtos mortos” do currículo de seu vice presidente de jogos, Phil Harrison, o Google confirmou a morte do Stadia, sua plataforma de cloud gaming. A notícia efetivamente confirmou que, a partir de 18 de janeiro de 2023, jogadores que compraram seus títulos na plataforma perderão o acesso a eles.
Com isso, empresas que desenvolveram jogos para o Stadia vêm buscando soluções e contornos para não deixar seus usuários “a ver navios”, como diz a expressão. E tendo em vista que o Google sequer avisou os desenvolvedores da morte da plataforma, o tempo é essencial.
Uma das principais apoiadoras do Stadia, a francesa Ubisoft já confirmou estar trabalhando em uma solução que permita a usuários migrarem seus arquivos de progresso via Ubisoft Connect, a plataforma da companhia que une e-commerce, multiplayer e comunicação. Entretanto, a empresa não ofereceu maiores detalhes.
A Rockstar Games, que lançou Red Dead Online para a plataforma de cloud gaming, disse que os dados de usuários poderão ser transferidos para o PC, PlayStation 4 e Xbox One. Ainda sobre o PC, a Bethesda fez a mesma confirmação para Elder Scrolls Online. Em ambos os casos, a migração levará progressos de salvamento, perfis, itens de inventário e as conquistas/achievements. No caso da Rockstar, porém, a premissa vale apenas para quem havia adquirido Red Dead Online com até 30 dias antes do anúncio do fim do Stadia.
Tanto a Bungie (Destiny) como a I/O Interactive (Hitman) confirmaram que estão conversando com o Google e com suas respectivas comunidades em busca de uma solução de transferência de dados para outras plataformas – ainda nada concreto, porém.
Finalmente, o estúdio Tequila Works, que assina a produção do puzzle Gylt – um dos primeiros exclusivos do Stadia – confirmou por meio do CEO Raúl Rubio que o título será levado, com migração de progresso, para outras plataformas.
via GamesIndustry
Comentários
Adalberto
Controle e competente a ps4