Alguns jogadores de FIFA 23, da Electronic Arts (EA), estão rodando partidas do simulador de futebol da empresa como se fossem jogos da copa da FIFA, e de acordo com informações levantadas pelo vietnamita VNExpress (via PC Gamer), algumas dessas transmissões falsas estão amealhando centenas de milhares de visualizações.

De acordo com pessoas ouvidas pelo jornal, os vídeos são montados de forma a enganar espectadores, fazendo-os pensar que estão assistindo a uma stream de baixa qualidade dos jogos ao vivo da competição real. Segundo um deles, foi apenas quando a câmera deixou o ângulo panorâmico e deu um close no rosto de um dos jogadores é que o internauta percebeu se tratar de um jogo de videogame.

Captura de tela mostra falsas transmissões no YouTube, se fazendo passar por jogos oficiais da copa do mundo da FIFA

Imagem: Minute90KPlus/Reprodução

Não é só no “fifinha” que isso vem acontecendo: o concorrente eFootball (ex Pro Evolution Soccer), da Konami, também tem aparecido da mesma forma. O VNExpress cita o canal “Minute90KPlus” como um dos principais vetores do conteúdo falso – em sua página de vídeos de destaque, existem vários uploads de “jogos” simulados das mesmas partidas da competição promovida pela FIFA no Catar.

Pelos números, alguns dos vídeos deste canal chegam perto de 250 mil visualizações, mas de acordo com a função de replay do chat do YouTube, o engajamento desse material é baixo, com tempo de permanência bem reduzido. Isso passa a impressão de que internautas entram na transmissão, mas vão embora assim que notam não se tratar da competição real.

Embora a mera ideia de ser enganado pela transmissão de um videogame possa parecer ridícula para alguns, é importante considerar a facilidade de se criar um falso contexto que leve pessoas a caírem nesse erro: qualquer programa de edição de vídeo consegue inserir efeitos de tremores de câmera, por exemplo, e a visão panorâmica desses jogos dificulta a identificação de elementos que denunciem a sua existência apenas no campo virtual.

A premissa não é de todo uma novidade e a Copa do Mundo está longe de ser o único pano de fundo para isso: há alguns anos, o jogo de guerra Arma 3 foi confundido com uma cena real de combate militar por um veículo de notícias do leste europeu. O jogo da Bohemia Interactive esteve de novo nas manchetes em novembro, quando a própria desenvolvedora veio a público para confirmar e rechaçar o uso de imagens do seu jogo como propaganda da Guerra da Ucrânia.

A EA e a FIFA não se manifestaram sobre as falsas transmissões.

via PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários