[Entrevista] Throne and Liberty traz um mundo 100% conectado e nenhum sistema de gacha — amém!
O blog KaBuM! conversou com o diretor de design Moonseop Lee e o produtor chefe Jongok Ahn (ambos da NCSoft) além de Merv Lee Kwai da Amazon Games sobre Throne and Liberty para conhecer mais sobre o MMORPGBy - Jessica Pinheiro, 28 junho 2023 às 13:28
O blog KaBuM! marcou presença no Summer Game Fest: Play Days à convite da Amazon Games e, além de testar o próximo grande lançamento da plataforma, Throne and Liberty, também foi possível bater um papo com Moonseop Lee e Jongok Ahn, o diretor de design e o produtor chefe do MMORPG, respectivamente.
Ambos estavam presentes no evento representando a desenvolvedora NCSoft, bem como Merv Lee Kwai da Amazon Games, que também respondeu algumas dúvidas sobre Throne and Liberty. A seguir, você confere a entrevista na íntegra, cujo o foco foi o de conhecer mais sobre o MMORPG de fantasia medieval.
blog KaBuM!: Quais foram as inspirações para o jogo? Pergunto isso porque além da ambientação medieval e de todas as camadas de fantasia, os personagens também podem se transformar em animais como em Harry Potter, por exemplo.
Moonseop Lee: Apenas reunimos alguns elementos divertidos e o MMORPG com coisas que as pessoas gostam. Misturamos tudo em nosso jogo e daí surgiu essa sensação de semelhança com Harry Potter para algumas pessoas. Mas não focamos especificamente [na franquia de J.K Rowling] para tirar inspiração para o game.
blog KaBuM!: Talvez por causa do [personagem] Clay…?
Moonseop Lee: É, nós ouvimos muito isso sobre ele. (risos)
blog KaBuM!: O que mais você pode me contar sobre a ambientação e os cenários de Throne and Liberty?
Moonseop Lee: Nosso mundo está perfeitamente conectado, tudo está conectado. Então todos compartilham um espaço, um mundo, todos juntos. E a razão pela qual projetamos o mundo dessa maneira é porque pensamos que a interação entre as pessoas é realmente importante. As pessoas interagem juntas nessas histórias, as situações acontecem entre as pessoas, certo? Sim. Essa é a principal e mais divertida parte do nosso jogo.
blog KaBuM!: As criaturas, Whispering Amitois, certo? Elas são muito bonitinhas! Foi proposital fazê-las dessa forma?
Jongok Ahn: Obrigado por uma pergunta tão boa. Na verdade, durante nosso processo de desenvolvimento do projeto, houve muitos comentários internos de que este jogo é muito sério. Então pensamos que um MMORPG pode ser parecido com nossas vidas individuais, certo? A maneira como evoluímos, envelhecemos e coisas assim. Mas, ao mesmo tempo, a diversidade também é importante para se viver. Então, em vez de apostarmos na seriedade o tempo todo, pensamos em desequilibrar esse aspecto com um elemento fofo, que pode entrar para trazer mais diversidade e atender outras diversas necessidades dentro do jogo. Então criamos os Amitoi como companheiros do personagem que estão sempre ajudando uns aos outros e interagindo.
blog KaBuM!: E vocês vão vender pelúcias dessas gracinhas, certo? Por que eu adoraria adquirir um! (risos)
Jongok Ahn: Temos que conversar com a equipe de merchandising primeiro. Mas sim, sim, se todos quiserem, talvez possamos fazer isso. (risos)
blog KaBuM!: Muitos MMORPGs e RPGs de ação modernos estão focando em mecânicas de gacha. Throne and Liberty contará com algum sistema desse tipo?
Merv Lee Kwai: Não. Enquanto produzimos o jogo, estamos focados no progresso constante e no mínimo de algoritmos aleatórios (RNG) possível, então não temos a intenção, neste momento, de incrementar elementos de gacha. E também sabemos que a equipe do NCSOFT fez um ótimo trabalho ao mitigar a quantidade geral de RNG em jogos como este.
blog KaBuM!: Temos o Xbox Game Pass com os jogos disponíveis no primeiro dia para os assinantes, então quero saber se haverá algo semelhante para membros Amazon Prime, como resgates de recompensas in-game, por exemplo?
Merv Lee Kwai: É uma ótima pergunta. Vou responder em duas partes. Primeiramente, com relação aos jogadores de Xbox, já que Throne and Liberty é gratuito para jogar, ainda estamos tentando encontrar o caminho certo para que jogos free-to-play possam entrar no Game Pass. E Throne and Liberty contará com recompensas que podem ser resgatadas pelos assinantes do [serviço de] Xbox. Sobre o segundo tópico, teremos benefícios para nossos assinantes Amazon Prime também. Por meio do Prime Gaming, você vai poder obter recompensas in-game só de ser membro. Essas são as duas formas de utilizar as plataformas.
blog KaBuM!: E o jogo estará disponível em português do Brasil?
Merv Lee Kwai: Sim!
blog KaBuM!: Aqui vai uma pergunta muito específica. Como sou uma pessoa que está aprendendo o idioma coreano, Throne and Liberty permitirá que pessoas que estão aprendendo essa língua possam jogar com localização coreana?
Merv Lee Kwai: Essa é uma ótima pergunta. Além do português brasileiro, os outros idiomas disponíveis são francês, alemão, inglês e japonês. A versão coreana é localizada em coreano e conta com opções de áudio em inglês, japonês e coreano. Então você pode deixar o texto em português do Brasil ou em inglês, mas o áudio em coreano. O jogo fornece oportunidades para qualquer combinação que você quiser. Não sei se você vai, ainda não decidimos se você poderá usar sexo coreano com coreano. Ainda não decidimos se será possível colocar o jogo 100% em coreano (voz e texto), mas é algo que vamos considerar.
blog KaBuM!: E bem, como eu joguei a demonstração sozinha, gostaria de saber se será possível jogar com outros jogadores. Pode falar mais a respeito disso?
Merv Lee Kwai: É muito difícil mostrar isso na demonstração porque temos apenas seis estações aqui e elas representam as únicas pessoas ativas no servidor agora, mas quando Throne and Liberty entrar em ação, haverá centenas de outros jogadores online. A partir disso, cabe a você fazer relacionamentos com eles, matá-los… Enfim, o que você quiser fazer. Há muitas opções em termos de interação.
blog KaBuM!: Mas é possível jogar a campanha principal completamente sozinho?
Merv Lee Kwai: Na verdade. Como você está jogando em um ambiente compartilhado aberto, sempre verá outros jogadores online. Eu acho que cabe a você visitar áreas altamente populosas ou áreas que são menos conhecidas, para que você possa criar uma experiência de jogador solo, se é isso que está procurando ou se é disso que gosta, explorando o mundo e indo a lugares onde os jogadores não estão.
Throne and Liberty será lançado para PC, Xbox Series X/S e PlayStation 5 com cross-play habilitado.
Comentários