O gênero shoot ‘em up (abreviado como shmup), também conhecido como “jogo de navinha”, acaba de ganhar um forte representante: Cassiodora, jogo desenvolvido pelo estúdio independente Void Studios, de São Paulo, e publicado pela PID Games.

O game oferece três personagens jogáveis, acessibilidade em termos de dificuldade, modo cooperativo online, diversos cenários e customização de visual.

O para entender melhor no que Cassiodora se destaca dentro do gênero, o blog KaBuM! entrevistou Luiz Ricardo Aguena, CEO do estúdio que desenvolveu o game, para falar das mecânicas, inspirações, trilha sonora e alguns planos para o futuro do jogo. Confira!

Entrevista com Luiz Ricardo Aguena do Void Studios

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: Como vocês pretendem diferenciar Cassiodora de outros shmups? O que o torna único dentro do gênero?

Luiz Ricardo Aguena: O Cassiodora se destaca de outros shmups em alguns pontos. 

O primeiro é em como construímos a evolução e as fases do game. Ao invés de ser um shmup comum onde o jogador vai passar apenas por fases side-scroller e o objetivo é se manter vivo até o fim, as fases são divididas em diferentes tipos: side-scroller (clássico), perseguição (você persegue ou é perseguido por uma criatura), puzzle (você precisa trabalhar diferentes tipos de mecânicas para prosseguir, em algumas precisará realmente resolver um quebra-cabeça, em outras precisará se manter próximo à luz para não receber dano, ou até trabalhar com seus tiros elementais de uma forma específica… temos diferentes puzzles para cada região); e por último as fases de chefes (nessas, nós nos espelhamos em Cuphead, e seu único objetivo é derrotar o chefão; porém, Cassiodora oferece uma experiência completa ao jogador com diferentes fases e mecânicas que evoluem durante o combate).

O segundo ponto importante é a mecânica de elementos e em como trabalhamos ela para o multiplayer. Quando você joga sozinho você carrega os tiros dos 3 elementos com você, porém, se estiver jogando em 3 jogadores, cada pessoa terá apenas um dos elementos. Isso exige mais trabalho em equipe e deixa o jogo mais divertido para jogar com amigos e familiares.

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: Podem falar um pouco mais sobre os “cenários feitos a mão”? Como foi feito esse processo?

Aguena: Parte disso está na resposta anterior, mas decidimos construir cada cenário de forma única, justamente para que o jogador não sinta repetitividade entre as fases que estiver jogando. Queremos que seja possível sentir as diferentes experiências que Cassiodora e suas fases proporcionam. Os tipos de fases (side-scroller, perseguição, puzzle e chefes) contribuem para que isso seja alcançado. 

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: Quais foram as principais inspirações para o visual dos personagens?

Aguena: Queremos que o Cassiodora seja um jogo leve, divertido e colorido para todos. Com isso em mente, nos inspiramos em animações da Disney/Pixar para a construção do visual de diversos personagens, inclusive os principais. Porém, como jogadores, não poderíamos deixar de trazer algumas inspirações de outros jogos que amamos.

Os protagonistas possuem equipamentos desbloqueáveis e quando você equipa um set completo, o visual do personagem também muda. Cada uma dessas skins são inspiradas em animações e jogos diferentes. Os jogadores podem esperar encontrar desde O Rei Leão até Castlevania entre as referências de nossos personagens, trajes e vilões.

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: Ainda falando de inspirações, algum shmup específico influenciou a criação de Cassiodora mais do que tudo?

Aguena: Nos inspiramos e trouxemos homenagens a clássicos atemporais do gênero shmup como Cotton, Parodius, Forgotten Worlds e R-Type. Porém, tentamos trabalhar isso para que ficasse moderno para os dias de hoje. Uma grande inspiração mais recente é o game Cuphead.

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: Como a customização dos personagens é um dos recursos em destaque, vocês pretendem implementar compras de skins futuramente?

Aguena: Queremos, definitivamente, adicionar mais coisas em Cassiodora. Temos uma trilha planejada, mas não podemos divulgar os detalhes ainda. Com isso em mente, certamente os jogadores podem esperar que novos equipamentos sejam adicionados ao game. Os detalhes de como tudo vai funcionar serão divulgados após termos passado pela fase de lançamento do game, e os feedbacks dos jogadores também são muito importantes para a tomada dessas decisões. 

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: E quanto à trilha sonora, podem dar mais detalhes? Algum trabalho específico serviu como referência para a composição de Cassiodora?

Aguena: A trilha sonora foi desenvolvida em parceria com a equipe da Moonsailor e posso dizer que eles fizeram um trabalho excelente. Eles entenderam totalmente a vibe que queríamos em cada fase do game, e souberam adicionar referências de forma sutil e precisa. Os jogadores podem esperar uma trilha sonora totalmente original e bem profissional para esse título. 

Imagem do shmup brasileiro Cassiodora

Imagem: PID Games/Divulgação

blog KaBuM!: O “fator replay” também é um recurso em destaque. Existe mais de um final ou final perfeito caso o jogador termine com todos os personagens, algo assim?

Aguena: Não adicionamos finais diferentes (ainda… rs), os jogadores vão poder explorar os 3 personagens durante a gameplay, os personagens possuem habilidades diferentes o que os torna mais atrativos para os jogadores. Temos equipamentos desbloqueáveis para cada personagem e diversos desafios espalhados pelo mundo de Cassiodora para serem completados pelos jogadores. Alguns cavaleiros pelo Reino de Astoria têm comentado de um possível mundo secreto que também pode ser desbloqueado se você coletar todos os itens necessários para isso.

Mais sobre Cassiodora

O game indie brasileiro está disponível para PCXbox OnePlayStation 4Nintendo SwitchXbox Series X|S e PlayStation 5. Uma demonstração já está disponível na Steam.

A história gira em torno dos cavaleiros AgniColden e Luken que precisam resgatar a princesa que dá nome ao jogo, Cassiodora, raptada pelo maligno feiticeiro Kenzar.

Para tanto, eles recebem do druida Faramix, um par de asas mágicas e poderes elementais para ajudá-los em sua missão. O trio precisa ainda enfrentar um vasto exército de bruxas, fantasmas e demônios por todo o Reino de Astoria.

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