Não foi dessa vez: Embracer Group encerra estúdio Onoma três meses pós-aquisição
Como parte da movimentação, alguns funcionários foram transferidos para o estúdio Eidos-MontréalBy - Tissiane Vicentin, 1 novembro 2022 às 16:55
Parece que renomear a marca foi uma tentativa frustrada de continuidade de negócios para o estúdio Onoma. Poucos meses após ser adquirido pelo Embracer Group, o antigo estúdio da Square Enix Montreal está fechando as portas de forma permanente.
Como parte da movimentação, alguns dos funcionários foram transferidos para o estúdio Eidos-Montréal, também parte do grupo Embracer.
A organização não manifestou uma decisão oficial para justificar o encerramento do negócio, mas é possível que seja uma medida para conter gastos, segundo a Bloomberg.
A situação do Onoma foi relatada por Jason Schreier, repórter da publicação, que citou como fonte “pessoas próximas ao assunto”. Ainda de acordo com ele, a Eidos-Montréal permanece com o negócio intacto, mas teria cancelado um game inspirado em Stranger Things que supostamente estaria trabalhando.
O Eidos também está atualmente em um projeto com a Microsoft para um novo game da franquia Fable.
NEWS: Embracer has shut down Onoma, formerly Square Enix Montreal, which announced its new name just 3 weeks ago. Also:
– Some Onoma staff will move to Eidos Montreal
– Eidos canceled an unannounced game
– Eidos working with Xbox on games like Fable
Scoop: https://t.co/4WaL3rV4a1— Jason Schreier (@jasonschreier) November 1, 2022
Relembre a trajetória do Onoma
fundado em 2011 como Square Enix Montreal, o estúdio ficou conhecido globalmente no mercado dos jogos pelo desenvolvimento da série de jogos mobile “Go”, que inclui os títulos Hitman Go, Lara Croft Go, e Deus Ex Go.
A companhia também possui um estúdio secundário em Londres, antigamente conhecido como Square Enix London Mobile, focado na publicação de games e desenvolvimento externo.
Em agosto deste ano, o estúdio passou oficialmente das mãos da Square Enix Montreal para o conglomerado sueco Embracer Group, em uma negociação iniciada em maio e que também envolveu outros estúdios do mercado de desenvolvimento de jogos: o já mencionado Eidos-Montréal, bem como o Crystal Dynamics e propriedade intelectual de títulos, entre os mais conhecidos Tomb Raider e Deus Ex.
No total, foram investidos US$ 300 milhões na movimentação. Em outubro, dois meses após a conclusão da compra, o Square Enix Montréal foi renomeado para Onoma.
À época do rebranding, a marca havia anunciado que a nova identidade serviria como um “guarda-chuva para vários produtos, programas e iniciativas”, as quais não chegaram a ter mais detalhes divulgados.
Via: Bloomberg
Comentários