A CD Projekt Red (CDPR) usou inteligência artificial para clonar a voz de um falecido ator em seu último lançamento, a expansão de Cyberpunk 2077, Phantom Liberty. Segundo a desenvolvedora polonesa, esta foi uma forma de prestar uma homenagem a Milogost Reczek, um famoso dublador – também polonês – que morreu em 2021.

A família de Reczek (incluindo seus filhos) aprovou o uso da inteligência artificial para recriar a voz do dublador. E a CDPR não cogitou substituir as gravações por outro ator.

“Não gostamos dessa abordagem”, disse Mikołaj Szwed, diretor da CD Projekt Red. Para ele, Reczek “era um dos melhores dubladores poloneses” e seu desempenho no jogo como o médico Viktor Vektor “foi estelar”.

o médico Viktor Vektor, de Cyberpunk 2077 Phantom Liberty

A voz do médico Vikor Vektor foi recriada com inteligência artificial na expansão Phantom Liberty – Imagem: CD Projekt Red

Assim, para recriar a voz do falecido ator, a CDPR contratou um dublador apenas para interpretar as novas falar para o papel do personagem Viktor Vektor. As gravações foram então clonadas usando um software chamado Respeecher, capaz de criar um algoritmo e alterar o diálogo para soar como Reczek.

Fonte: Bloomberg

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários