Call of Duty não vai entrar no Xbox Game Pass devido a acordo, diz Microsoft
Um suposto acordo entre Sony e Activision firmado previamente pode manter Call of Duty fora do Xbox Game Pass por anos; entendaBy - Jessica Pinheiro, 19 outubro 2022 às 17:27
O mais novo episódio referente à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft indica que Call of Duty pode ficar de fora do serviço Xbox Game Pass por “muito anos”, devido a um acordo com a Sony.
Isso é o que diz a Microsoft em uma recente publicação, que menciona na nota de rodapé um antigo tweet de Phil Spencer. Na ocasião, o chefe de Xbox sugere que “acordos prévios” feitos entre Activision e Sony proíbem a adição de Call of Duty no Game Pass, mesmo que a aquisição seja aprovada.
Had good calls this week with leaders at Sony. I confirmed our intent to honor all existing agreements upon acquisition of Activision Blizzard and our desire to keep Call of Duty on PlayStation. Sony is an important part of our industry, and we value our relationship.
— Phil Spencer (@XboxP3) January 20, 2022
“O acordo entre a Activision Blizzard e a Sony inclui restrições à capacidade da Activision Blizzard de colocar títulos da franquia Call of Duty no Game Pass por vários anos”, diz a nota de rodapé.
A publicação da Microsoft é uma resposta à Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês), que havia decidido revisar o processo de aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões.
Em seu texto, a Microsoft critica a decisão do órgão regulador de expandir a investigação sob a preocupação de um impacto que a compra da Activision Blizzard poderia causar na concorrência no que tange consoles, streaming de jogos e serviços por assinatura.
Com o entrave, a companhia de Redmond afirma que o CMA está validando “as queixas da Sony sem o nível de visão crítica apropriada”, já que a fabricante de PlayStation afirma que uma possível exclusividade de Call of Duty poderia prejudicá-la severamente.
Entretanto, mesmo que a fusão seja concluída, a exclusividade não poderia acontecer por um tempo, como apontado já que a Sony e Activision firmaram um acordo de marketing conjunto para a franquia durante a geração do PlayStation 4.
Como está a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft?
Atualmente, órgãos reguladores de todo o mundo estão examinando a proposta de aquisição da Microsoft com constantes preocupações antitruste sendo levantadas.
A segunda fase da investigação do CMA indica ainda a nomeação de um comitê independente para examinar e avaliar o acordo com mais detalhes.
Vale apontar que o CMA tem autoridade para impedir que fusões e aquisições sejam concluídas, caso o órgão determine o processo como desapropriado e nenhuma ação seja tomada para lidar com a diminuição da concorrência.
Novo Call of Duty em breve
Alheio a tudo isso, o próximo jogo da franquia de tiro em primeira pessoa está prestes a ser lançado. Call of Duty: Modern Warfare 2 será lançado no dia 28 de outubro para PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Via: VideoGamesChronicle
Comentários