O mais novo episódio referente à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft indica que Call of Duty pode ficar de fora do serviço Xbox Game Pass por “muito anos”, devido a um acordo com a Sony.

Isso é o que diz a Microsoft em uma recente publicação, que menciona na nota de rodapé um antigo tweet de Phil Spencer. Na ocasião, o chefe de Xbox sugere que “acordos prévios” feitos entre Activision e Sony proíbem a adição de Call of Duty no Game Pass, mesmo que a aquisição seja aprovada.

“O acordo entre a Activision Blizzard e a Sony inclui restrições à capacidade da Activision Blizzard de colocar títulos da franquia Call of Duty no Game Pass por vários anos”, diz a nota de rodapé.

A publicação da Microsoft é uma resposta à Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês), que havia decidido revisar o processo de aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões.

Em seu texto, a Microsoft critica a decisão do órgão regulador de expandir a investigação sob a preocupação de um impacto que a compra da Activision Blizzard poderia causar na concorrência no que tange consoles, streaming de jogos e serviços por assinatura.

Xbox Activision Blizzard

Imagem: Microsoft

Com o entrave, a companhia de Redmond afirma que o CMA está validando “as queixas da Sony sem o nível de visão crítica apropriada”, já que a fabricante de PlayStation afirma que uma possível exclusividade de Call of Duty poderia prejudicá-la severamente.

Entretanto, mesmo que a fusão seja concluída, a exclusividade não poderia acontecer por um tempo, como apontado já que a Sony e Activision firmaram um acordo de marketing conjunto para a franquia durante a geração do PlayStation 4.

Como está a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft?

Os chefes de Xbox e PlayStation - Phil Spencer e Jim Ryan - estão brigando por causa da proposta da Microsoft de comprar a Activision

Os chefes de Xbox e PlayStation – Phil Spencer (esq.) e Jim Ryan (dir.) – vêm brigando pela manutenção da franquia Call of Duty no console da Sony, mas o assunto ainda deve render muita discussão (Imagem: The Game Awards/IGN/Reprodução)

Atualmente, órgãos reguladores de todo o mundo estão examinando a proposta de aquisição da Microsoft com constantes preocupações antitruste sendo levantadas.

A segunda fase da investigação do CMA indica ainda a nomeação de um comitê independente para examinar e avaliar o acordo com mais detalhes.

Vale apontar que o CMA tem autoridade para impedir que fusões e aquisições sejam concluídas, caso o órgão determine o processo como desapropriado e nenhuma ação seja tomada para lidar com a diminuição da concorrência.

Novo Call of Duty em breve

Alheio a tudo isso, o próximo jogo da franquia de tiro em primeira pessoa está prestes a ser lançado. Call of Duty: Modern Warfare 2 será lançado no dia 28 de outubro para PCXbox OneXbox Series X|SPlayStation 4 e PlayStation 5.

Via: VideoGamesChronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários