E aí, Nintendo? Brasileiros pedem legendas PT-BR em novo game de Pokémon
Campanha em massa nas redes sociais faz apelo para que Pokémon Scarlet e Violet ganhe legendas em portuguêsBy - Igor Shimabukuro, 3 março 2022 às 16:22
Anunciado no dia 27 de fevereiro, Pokémon Scarlet e Violet tem dado o que falar nas redes sociais. Curiosamente, o motivo da repercussão nos últimos dias não tem sido a ansiedade pelo título — que será lançado no fim de 2022 —, mas sim, um desejo de fãs brasileiros para que o jogo ganhe legendas em português.
Isso porque, como a comunidade do Brasil bem sabe, outros títulos de pocket monsters não têm legendas em nossa língua nativa. Os amantes de longa data podem estar acostumados com a localização dos comandos, mas isso impede a adesão de novos gamers que não dominam a língua inglesa.
Diante disso, diversas publicações no Twitter direcionadas para Nintendo e The Pokémon Company exigiram uma versão com legendas em português. Vale lembrar que um movimento semelhante feito anteriormente com o game Sonic Frontiers fez com que a SEGA anunciasse legendas para os brasileiros.
As hashtags #ScarletVioletPTBR #PokemonPTBR dominaram a rede social do pássaro e a campanha ganhou o apoio de figuras como Juliette, vencedora do BBB 2021, e Casimiro, streamer da Twitch. Até mesmo o app Duolingo se candidatou para participar da tradução.
A @juliette também acha um absurdo os jogos de Pokémon não serem localizados em português. Então Ju, só seguir os passos abaixo para relembrar a @Pokemon que precisamos de games PT-BR #PokemonPTBR #ScarletVioletPTBR https://t.co/4cx3DVyU5v pic.twitter.com/X4cTQdDOSk
— Daniel #UltraNPodcast Reenlsober ? (@danielreen) March 2, 2022
Infelizmente, toda essa movimentação não garante nenhuma certeza de que o pedido será atendido. Os fãs brasileiros da franquia de monstrinhos já fizeram campanhas similares no passado, mas foram apenas ignorados por Nintendo e companhia.
Mas é aquela coisa: brasileiro não desiste nunca. Ainda mais se depender de uma ação em massa nas redes sociais.
Comentários