A Activision Blizzard veio a público esclarecer detalhes sobre uma invasão que sofreu de hackers que, supostamente, conseguiram acessar e vazar o calendário de atualizações da franquia de jogos de tiro em primeira pessoa Call of Duty.

Ao contrário do que alguns relatos afirmaram, porém, a invasão ocorrida em dezembro não acessou nenhuma informação pessoal nem de funcionários da empresa, nem de usuários com contas em suas diversas plataformas online, nem tampouco qualquer informação de projetos futuros da Activision – Call of Duty ou outras marcas – conforme e-mail da empresa ao The Verge:

Imagem de divulgação mostra tela de Call of Duty: Warzone 2.0 da Activision

Imagem: Activision/Divulgação

“Em 4 de dezembro de 2022, nosso time de segurança da informação rapidamente bloqueou uma tentativa de phishing via SMS e a resolveu. Após uma detalhada investigação, nós determinamos que nenhum dado sensível de funcionários, jogadores ou códigos de jogos foram acessados” – Joe Christinat, porta-voz da Activision, em e-mail ao The Verge

Relatos do Techcrunch e do Insider, antes do comunicado, citaram como fonte um tuíte do coletivo especializado em cibersegurança “vx-underground”, que postou capturas de tela do que parece ser uma planilha do Google Sheets, contendo, entre outras coisas, datas de atualizações da franquia de tiro da empresa. O Insider foi ainda mais longe, confirmando com fontes anônimas próximas ao caso que informações de empregados, como nomes completos, e-mails, salários e em quais escritórios estão alocados.

As informações supostamente vazadas batem com o que normalmente se vê em um ataque de phishing: esse tipo de cibercrime, essencialmente, consiste na obtenção de informações sigilosas que podem ser usadas para acessar plataformas fechadas, como a intranet de uma empresa; ou então convencer alguém a enviar documentação sigilosa.

Em setembro de 2022, um hacker que supostamente estava envolvido em uma invasão dos servidores da Uber conseguiu entrar nos servidores da Rockstar Games, efetivamente roubando e divulgando material de pré-desenvolvimento de Grand Theft Auto 6. A situação gerou grande transtorno – mas também imenso apoio – à publisher americana.

A Activision não fez nenhum comentário adicional sobre o assunto.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários