Mesmo durante um ano turbulento, com acusações gravíssimas de assédio e cultura tóxica, adiamento de jogos e lançamentos desastrosos, 2021 foi um ótimo ano para a Activision Blizzard – pelo menos financeiramente. O mais interessante de tudo? Foram os jogadores que bancaram diretamente esse sucesso da companhia.

Activision Blizzard e o seu dinheiro

De acordo com a mais recente apresentação de resultados da empresa, os números do 4º trimestre de 2021 não foram lá muito bons, apresentando apenas um crescimento modesto, aquém do esperado pelos investidores.

Isso não muda o fato, no entanto, que o conglomerado Activision Blizzard teve uma receita de aproximadamente US$ 8,8 bilhões no ano passado, superando o sucesso recorde da companhia em 2020. Se em um ano “ruim” para a imagem e o portfólio da casa a companhia se saiu tão bem, de onde veio esse dinheiro?

Activision Blizzard

Imagem: Divulgação/Activision Blizzard

A resposta é: da carteira dos jogadores. Segundo os documentos compartilhados pela empresa, as microtransações corresponderam a 61% de todos os ganhos da marca em 2021. Na prática, isso significa que DLCs, loot boxes, itens cosméticos e até assinaturas mensais – como de World of Warcraft – contribuíram com US$ 5,1 bilhões dos US$ 8,8 bilhões arrecadados no ano passado.

Isso mostra não só o motivo de a Microsoft ter oferecido quase US$ 69 bilhões para abocanhar o negócio, como também por que o mercado de games se apoia cada vez mais em um modelo de negócios em que é possível monetizar os títulos de diversos modos e por um longo período de tempo – seja no formato free-to-play ou de jogos como serviço.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários