O Fedora é uma das distribuições Linux mais famosas, sendo bastante utilizada por conta de seu alto nível de estabilidade. Após passar por alguns adiamentos, o Fedora 36 acaba de ser liberado para PCs.

Já para deixar os usuários por dentro das novidades, o blog KaBuM! preparou um resumo com as principais mudanças que ocorreram no Fedora 36. Confira!

O que mudou no Fedora 36

Gnome 42

O ambiente gráfico principal do Fedora segue sendo o Gnome, que agora vai na distribuição em sua versão 42. O maior destaque desta versão fica por conta de um modo escuro universal.

Não somente isso, outra novidade importante é que, agora, o Gnome está mais responsivo mesmo quando muitos recursos do PC estão sendo consumidos. Assim, usuários estarão menos suscetíveis a problemas em jogos e aplicativos que trabalham com gráficos.

Alguns aplicativos que fazem parte do Gnome também foram portados para o GTK 4.

Fedora 36 - aplicativos atualizados com o GTK 4

Imagem: Fedora Magazine

Nova interface para capturas de tela

Ao pressionar a tecla “Print Screen”, os usuários do Fedora verão uma nova interface para fazer as capturas de tela. Por ali será possível selecionar o que deve ser capturado e se isso será salvo em uma imagem ou vídeo.

Fedora 36 - ferramenta para captura de tela

Imagem: Fedora Magazine

Alguns recursos mais avançados ainda estão presentes, como a possibilidade de esconder ou não o cursor do mouse durante uma captura.

Suporte ao Wayland no driver proprietário da Nvidia

As versões anteriores do Fedora vinham com o Xorg como servidor gráfico padrão para os drivers proprietários da Nvidia. Já nesta versão 36, o Wayland passou a ser serviço padrão para isto.

Para o caso de problemas ou por opção pessoal, o Fedora ainda permite que o Xorg seja configurado como o servidor gráfico padrão ao ter suas configurações acessadas na tela de login.

Novo kernel e mais ferramentas atualizadas

Outra grande mudança no Fedora 36 é o fato do mesmo vir por padrão com o Linux Kernel 5.17. Esta mudança, é claro, não fica tão visível para os usuários comuns, mas aponta um suporte maior de drivers para o AMD P-State e tablets rodando o Android em uma arquitetura x86.

A nova versão do sistema operacional também traz uma série de ferramentas atualizadas. São estas:

  • Ruby on Rails atualizado para versão 7.0
  • PHP atualizado para versão 8.1
  • Django atualizado para versão 4.0
  • PostgreSQL atualizado para versão 14
  • GNU Toolchain atualizado para gcc 12 e Glibc 2.35
  • Golang 1.18
  • Pacote SystemOpenJDKK atualizado do Java 11 para o Java 17 Fedora 36 introduces
  • Podman 40 como possível alternativa ao docker
  • OpenLDAP atualizado para a versão 2.6.1
  • Autoconf atualizado para a versão 2.71

Como baixar o Fedora 36

O Fedora 36 está disponível para download gratuito através de seu site oficial. Já quem está em uma versão anterior da distribuição pode atualizá-la diretamente a partir do Gnome ou pelo comando “dnf system-upgrade” no terminal.

Via: Fedora Magazine, Foss Linux

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress