Novas falhas de segurança descobertas nos sistemas operacionais da Apple – tanto no iOS, do iPhone, quando no macOS, dos computadores da marca – pode permitir que hackers invadam os aparelhos e tenham acesso a mensagens, localização, microfone, câmera, fotos e até apagar completamente os dados do dispositivo.

As vulnerabilidades foram compartilhadas no blog da empresa de segurança Trellix e, desde então, se tornaram uma grande preocupação para proprietários de equipamentos da marca.

Apple e privacidade

Imagem: Alberto Garcia Guillen/Shutterstock

As duas boas notícias são, primeiro, que ainda não há qualquer registro de ataque que tenham se aproveitado desses bugs; além disso, a Apple corrigiu os problemas nas últimas atualizações: macOS 13.2 e iOS 16.3 – lançados em janeiro. O problema é que nem todos o usuários têm o costume de manter seus computadores e smartphones sempre atualizados.

Ainda segundo a Trellix, em 2021, o grupo de ciberinteligência NSO Group conseguiu driblar algumas proteções do iOS a partir do spyware Pegasus. Isso foi possível ao explorar o sistema NSPredicate, uma ferramenta responsável por filtrar códigos em sistemas da Apple, mas que pode gerar código dinamicamente no macOS e no iOS.

A Apple até corrigiu a vulnerabilidade, mas o pessoal da Trellix mostrou que, mesmo assim, foi possível contornar a segurança dos sistemas operacionais do iPhone e dos computadores da marca.

Atualização Apple

Imagem: blog KaBuM!

Como proteger seu Mac e iPhone

Se a notícia te preocupa, a única forma de manter seu Mac e iPhone protegidos é manter ambos sempre atualizados com a última versão do sistema operacional.

Veja abaixo como atualizar o sistema operacional do iPhone:

  1. Entre em Ajustes e, em seguida, em Geral;
  2. Toque em Atualização de Software;
  3. Em seguida, em Atualizações Automáticas;
  4. Por fim, ative Baixar Atualizações do iOS…;
  5. E também Instalar Atualizações do iOS.

Veja também como atualizar o sistema operacional do Mac:

  1. Em Configurações do Sistema, entre em Geral;
  2. Clique então em Atualização de Software;
  3. Confira se há alguma atualização disponível;
  4. Por fim, ligue as Atualizações Automáticas.

Via: Digital Trends

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress