Início Smartphones Falha descoberta em chips Qualcomm permitia infectar um terço dos celulares Android...

Falha descoberta em chips Qualcomm permitia infectar um terço dos celulares Android do mundo

De acordo com a Qualcomm, informações sobre o problema já foram enviadas às fabricantes para que correções sejam lançadas em forma de atualização

Uma falha nos chips Qualcomm foi descoberta e, de acordo com os pesquisadores que apontaram o problema, pode ser explorada para implementar um backdoor e invadir cerca de um terço de todos os smartphones do mundo.

A vulnerabilidade, que foi descoberta por especialistas da Check Point Research, foi encontrada no modem de estação móvel da Qualcomm, um sistema de chips que fornece recursos de voz, SMS e gravação de alta definição. Isso quer dizer que aparelhos de última geração fabricados pelo Google, Samsung, LG, Xiaomi e OnePlus possuem o problema.

Qualcomm Snapdragon
Foto: Qualcomm

A questão é que a falha pode ser explorada por um aplicativo malicioso instalado no telefone e que, a partir disso, pode implementar um código infectado dentro do dispositivo. Isso faria com que criminosos pudessem acessar algumas funções vitais do smartphone.

“Isso significa que um invasor pode ter usado essa vulnerabilidade para injetar código malicioso no modem do Android, dando acesso ao histórico de chamadas e SMS do usuário do dispositivo, bem como a capacidade de ouvir conversas do usuário do aparelho”, descrevem os pesquisadores.

No entanto, em um comunicado, a Qualcomm elogiou a iniciativa dos pesquisadores, mas disse que lançou correções para o problema em dezembro de 2020. Por isso, encoraja os usuários a atualizar os dispositivos conforme as atualizações estiverem disponíveis.

Apesar disso, não há nenhuma lista oficial que descreve quais aparelhos foram afetados pela vulnerabilidade. Por isso, a recomendação é sempre manter o dispositivo atualizado.

Via: ARS Technica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES