League of Legends: pré-temporada 2023 começa repleta de novidades
A pré-temporada 2023 do League of Legends começou nesta quarta-feira (16) e traz muitas novidades. Confira o que mudou com o blog KaBuM!By - Alvaro Scola, 16 novembro 2022 às 13:47
*Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro
Um dos momentos mais temidos dos jogadores de League of Legends do ano chegou, a pré temporada começou nesta quarta-feira (16) com a chegada da atualização 12.22. Assim como em anos anteriores, esse momento do ano representa muitas mudanças no jogo, que vão além de pequenos buffs e nerfs em campeões e itens.
Já pensando em ajudar os jogadores a ficar mais por dentro do que está rolando no League of Legends, o blog KaBuM! preparou um resumo explicando o que muda com a atualização 12.22. Confira!
A volta do Dragão Quimtec
O Dragão Quimtec surgiu na temporada passada e foi removido do League of Legends devido a reclamações dos jogadores por ser injusto com o time que estava atrás. Agora, ele está de volta, mas bem diferente do que era.
Ao abater o Dragão Quimtec, os jogadores ganham 5% de tenacidade e 5% de Cura e Resistência do Escudo. Já a sua alma concede 10% de resistência a dano e 10% a mais de dano causado enquanto estiver com menos de 50% de Vida.
Já quando o Dragão Quimtec altera o mapa, os Frutomeis viram Frutímulos que concedem curas sem causar lentidão. Já os pinstouros jogam os jogadores mais longes e a florividente, além de conceder velocidade de movimento, deixa sentinelas inimigas com 1 ponto de vida.
Uma selva com pets e mais amigável
Ao invés dos invocadores irem sozinhos para a selva, agora, os mesmo contam com um tipo de bichinhos que os ajudarão na limpeza dos campos e até mesmo nos ganks. São 3 bichinhos no total, sendo estes:
- Felígneno Noxiano – destinado aos jogadores com um estilo mais agressivo. Concede lentidão e dano adicional;
- Ixamandra Ixtalense – destinado para jogadores que usam campeões tanks ou que farão a linha de frente. Concede escudo com base na vida que, quando quebrado, também concederá resistência a lentidão e tenacidade;
- Saltinuvem Ioniano – destinado para jogadores que se movimentam mais pelo mapa. Concede velocidade de movimento adicional.
Além dos bichinhos, agora, o mini-mapa do League of Legends traz sugestões de rotas para a limpeza dos campos. Com isso, a Riot quer ajudar os novatos na selva a otimizar o tempo que passam na selva antes de ajudar seus aliados.
Para deixar tudo mais balanceado, com exceção das Acuâminas e do Rubrivira, outros monstros da selva tiveram o valor de sua vida base aumentado.
Novos pings e sistema de votação
O League of Legends possui um sistema de pings para que os invocadores não precisem digitar a todo instante sobre a situação nas partidas. Agora, o número de pings disponíveis dobrará para que a comunicação seja ainda mais clara. Assim, estas são as opções de ping que serão vistas:
- Pings antigos – Recuar, A Caminho, Ajude-Me e Inimigo Desaparecido;
- Pings novos – Avançar, Atacar, Defender e Armadilha.
Além desta mudança, a imagem abaixo também mostra uma nova forma de alertar sobre a “visão”. Isso pode mudar o jogo a favor do seu time, por exemplo, para alertar sobre uma possível emboscada.
Ao tentar iniciar um objetivo, a discórdia entre os jogadores do League of Legends poderia ser o motivo de verdadeiras brigas. Para evitar confusões e deixar os times com decisões mais coerentes, a Riot Games está implementando um sistema de votação para que jogadores decidam entre pegar ou abdicar de um objetivo, como o Dragão e o Barão.
Por último, uma nova animação indicará a direção de um ping independentemente do local de mapa de onde tenha vindo.
Mudanças nas rotas
Para fazer com que os jogadores da rota do topo escalem melhor durante as partidas, a Riuot Games fez alterações em como a experiência é distribuída e até no ouro concedido pelas tropas. Veja:
- Rotas solo: as rotas solo vão receber um multiplicador de experiência de 95% das tropas;
- Rotas em dupla: o multiplicador de experiência diminuirá para 22% das tropas;
- Rota do meio: para um pico de poder mais precoce da rota do topo, todas as tropas da mid lane vão conceder 1 de ouro a menos ao serem abatidas antes dos 14 minutos de partida.
Itens novos e até alguns antigos estão de volta
Assim como em outros anos, a pré-temporada de 2023 do League of Legends também marca a chegada de novos itens. Entretanto, alguns itens antigos queridinhos que foram removidos em outras ocasiões, como o Bastão da Eras, estão de volta.
Não somente isso, alguns itens também tiveram suas passivas e demais características modificadas. Veja as novidades:
Jak’sho, o inconstante
- Custo: 3.000
- Status: 400 de vida, 30 de armadura, 30 de resistência mágica e 20 de aceleração de habilidade
- Passivo – Resiliência do Vazio: para cada segundo em combate contra Campeões, recebe um acúmulo que concede 2 de Armadura e Resistência Mágica (máximo de 8 acúmulos). Com o máximo de acúmulos, você se fortalece, drenando
- nstantaneamente cada inimigo ao seu redor em 3% da sua Vida máxima (reduzido a 30% contra tropas e monstros) e aumentando a resistência em 10% até o fim do combate.
- Passivo Mítico: Concede 5 de Armadura e 5 de Resistência Mágica a todos os outros itens Lendários.
Virtude Radiante
- Custo: 3.000
- Status: 400 de vida, 30 de armadura, 30 de resistência mágica e 20 de aceleração de habilidade
- Passivo – Luz-guia: ao conjurar a ultimate, você Transcende, aumentando sua Vida máxima em 10% por 9s. No estado Transcendido, você e aliados dentro de 1.200 de alcance recebem 15 de Aceleração de Habilidade (exceto ultimate) e se curam em 1% da Vida máxima a cada 3s. Esse valor aumenta em até 100% com base na Vida perdida do Campeão. 60s de Tempo de Recarga.
- Passivo Mítico: concede 100 de Vida a todos os outros itens Lendários.
Coração de Aço
- Custo: 3.200
- Status: 800 de vida, 200% de regeneração de vida e 20 de aceleração de habilidade
- Passivo – Devastação Colossal: carrega um ataque poderoso contra um Campeão por 3s enquanto estiver dentro do alcance de 700 dele. O Ataque carregado causa 125 + 6% da sua Vida máxima como Dano Físico adicional, além de te conceder 10% dessa quantidade como Vida máxima permanente. 30s de Tempo de Recarga por alvo.
- Passivo Mítico: concede 1% de Vida adicional e 6% de tamanho de Campeão a todos os outros itens Lendários.
Manopla dos Glacinatas
- Custo: 3.000
- Status: 400 de vida, 50 de armadura, 0 de resistência mágica e 20 de aceleração de habilidade
- Passivo – Lâmina Arcana: depois de usar uma Habilidade, seu próximo Ataque é fortalecido com um adicional de 100% de Dano Físico base do DdA e cria um campo congelado por 2,5s. Inimigos que se movem pelo campo sofrem 15% de Lentidão + 0,004% de Vida adicional (metade para usuários de ataque à distância). Seu alvo primário é mutilado, sofrendo uma Lentidão 100% mais forte e tendo o dano reduzido em 10% contra você por 2,5s. 1,5s de Tempo de Recarga.
- Passivo Mítico: concede 50 de Vida, 5% de Tenacidade e 5% de Resistência a Lentidão a todos os outros itens Lendários.
Bastão das Eras
- Custo: 3.200
- Status: 60 de poder de habilidade, 300 de vida e 400 de mana
Passivo: esse item ganha 20 de Vida, 20 de Mana e 4 de Poder de Habilidade a cada minuto até 10 vezes, chegando a, no máximo, 200 de Vida, 200 de Mana e 40 de Poder de Habilidade. Com o máximo de acúmulos, recebe um nível e todos os efeitos de Eternidade são aumentados em 50%. (Observação: isso não aumenta o nível máximo de 18) - Passivo Único – Eternidade: restaura Mana equivalente a 8% do dano pré-mitigação sofrido de Campeões e Vida equivalente a 20% do Mana gasto, com limite de 15 de Vida por conjuração. Habilidades do tipo ”Alternar” só podem curar até 15 por segundo. A cada 250 de Vida ou Mana restaurados dessa forma, recebe 25% de Velocidade de Movimento que decai por 2s.
- Passivo Mítico: concede 5 de Aceleração de Habilidade a todos os outros itens Lendários.
Máscara Abissal
- Custo: 3.000
- Status: 500 de vida, 300 de mana, 40 de resistência mágica e 10 de aceleração de habilidade
- Nova Passiva – Eternidade: restaura Mana equivalente a 8% do dano pré-mitigação sofrido de Campeões e Vida equivalente a 20% do Mana gasto, com limite de 15 de Vida por conjuração. Habilidades do tipo ”Alternar” só podem curar até 15 por segundo.
- Passivo – Destroçar: amaldiçoa Campeões inimigos próximos, reduzindo a Resistência Mágica deles em 5 + 1,2% de Vida adicional (máximo de 25). Para cada inimigo Amaldiçoado, recebe 9 de Resistência Mágica.
Presságio de Randuin
- Custo: 3.000
- Status: 400 de vida, 60 de armadura e 0 de aceleração de habilidade
Novo ativo – Humildade: causa breve Lentidão de 55% a inimigos próximos por 2s (60s de Tempo de Recarga). - Nova passiva – Resiliência Crucial: Acertos Críticos causam 20% a menos de dano a você.
- Passivo – Duro como Pedra: reduz o dano sofrido de ataques em até 5 + 0,35%, com limite de 40% do dano do ataque.
Égide de Fogo Solar
- Tier do item mudou de mítico para lendário
- Custo: 2.800
- Status: 400 de vida, 50 de armadura, 0 de resistência mágica e 0 de aceleração de habilidade
- Passivo Único removido – Toque Flamejante: Toque Flamejante foi removido.
- Passivo – Imolar: o dano de Imolar não aumenta mais em 150% contra monstros.
Quimiotanque Turbo
- Tier do item mudou de mítico para lendário
- Custo: 2.800
- Status: 500 de vida, 50 de resistência mágica, 0 de armadura e 10 de aceleração de habilidade
- Passiva removida – Reabastecer: o efeito passivo de Reabastecer foi removido
Hidra Raivosa
- Status: 65 de dano de ataque
- Passivo Único – Fenda: 60 – 12% de Dano de Ataque total (com base na distância) ⇒ 60% de DdA para Campeões de ataque corpo a corpo e 30% de DdA para Campeões de ataque à distância contra todos os inimigos em volta deles.
- Nova passivo única – Carnívoro: receba 0,6 de DdA e 0,1% de Vampirismo Universal ao abater tropas, e o dobro desse valor ao abater Campeões, monstros grandes/épicos e tropas de cerco. Você acumula até 24 de DdA e 4% de Vampirismo Universal. Você perde metade desses acúmulos ao morrer.
Lança de Shojin
- Custo: 3.400
- Status: 65 de dano de ataque, 300 de vida e 20 de aceleração de habilidade
- Passivo Único – Força Dracônica: suas Habilidades, exceto a ultimate, recebem 8 (+8% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões corpo a corpo | 6 (+6% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões de ataque à distância, que é reduzida para 4 (+4% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões corpo a corpo e 3 (+3% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões de ataque à distância com efeitos imobilizadores.
- Passivo Único – Exigência: recebe até 15% para Campeões corpo a corpo e 10% para Campeões de ataque à distância de aumento de Velocidade de Movimento com base na sua porcentagem de Vida perdida (é maximizado quando a Vida estiver abaixo de 33%).
- Árvore de construção: Espada G.p.C. + Gema Ardente + Martelo de Guerra de Caulfield
Mudanças em campeões
Para o começo da pré-temporada 2023 do League of Legends, a Riot Games decidiu não aplicar nerfs nos campeões, mas fez algumas mudanças. Veja o que mudou:
- Cho’Gath – dano da ultimate aumentada;
- Lilia – virou personagem com ataques corpo a corpo, teve a vida reduzida e cura da passiva aumentada;
- Nunu e Willump – dano do Q aumentado;
- Rakan – virou personagem com ataques corpo a corpo.
Skins e cromas
Além da skin vitoriosa concedida aos jogadores que pegaram o elo Ouro ou superior, esta atualização do League of Legends trouxe uma nova leva de skins com a temática Embalos no Espaço. Veja a galeria:
Como de costume, é claro, a atualização também possui seus cromas. Confira:
Outras mudanças no League of Legends
Além de todas as mudanças mencionadas acima, a Riot Games também mudou os atributos de alguns campeões no modo Aram e corrigiu bugs. A lista completa do que mudou no League of Legends com a chegada da pré-temporada pode ser conferida no site oficial do jogo através deste link.
Comentários