League of Legends: os campeões mais fortes do patch 12.16
A chegada de um novo patch ao League of Legends significa novas prioridades de escolha; confira as melhores sugestõesBy - Alvaro Scola, 1 setembro 2022 às 16:27
*Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro
A atualização 12.16 do League of Legends trouxe o tão aguardado remake do Udyr, mas esta não foi a única novidade. O patch também serviu para moldar o lolzinho para o campeonato mundial, que está quase chegando.
O blog KaBuM!, é claro, andou jogando nos últimos dias e resolveu analisar as estatísticas para saber quem está mais forte. A lista, inclusive, está um pouco diferente das últimas e, apesar das sugestões serem boas, não nos responsabilizamos por feedadas nos campos da justiça.
A seguir, confira quais são os campeões mais fortes da atualização 12.16 do League of Legends!
Melhores top laners
O patch 12.16 do League of Legends não alterou muitos itens, mas a tendência de campeões tanks estarem fazendo a diferença continua. Assim, atualmente, esses bonecos mais resistentes são quem estão com as melhores taxas de vitória.
Shen
O Shen está com uma taxa de vitórias de aproximadamente 52,90% dos jogos, sendo que ele até está dispensando o uso do teleporte para levar um “incendiar”. Nas runas, como de costume, o Aperto dos Mortos-Vivos segue sendo a melhor a escolha, tanto para causar dano quanto para ganhar mais vida.
Nos itens, o Shen tem algumas opções não tão tradicionais quanto nos velhos tempos de League of Legends. O item mítico deve ser a “Manopla do Raio de Gelo” e itens para ganhar armadura ou resistência mágica dependendo da composição adversária. Entretanto, uma “Hidra Titânica” e um “Abraço Demoníaco” são ótimas opções para bater nos adversários.
Mordekaiser
Atualmente, o Mordekaiser é um dos campeões que tem se saído melhor na rota do topo ao levar em consideração a sua taxa de escolha. Sendo bom para comprar brigas logo cedo, a escolha de runa certa é o “Conquistador”.
Apesar de ficar tank durante a partida, os primeiros itens são mais bruiser. A sugestão fica por começar com “Criafendas” e “Abraço Demoníaco. A partir daí, vale pensar se você precisa de mais dano ou de itens para tankar nas TFs.
Sejuani
A Sejuani tem aparecido bastante no cenário competitivo e seus números melhoraram consideravelmente na SoloQ desde então. A campeã, no topo, tem usado a runa “Aperto dos Mortos-Vivos” juntamente com o “Mercado do futuro”, já que seu early game nem sempre é fácil.
Na itemização, um pouco diferente do Shen, a Sejuani foca apenas em ficar tank mesmo. Então, comece pela “Manopla do Raio de Gelo” e adapte a sua build para ganhar mais resistência mágica ou armadura dependendo da composição adversária.
Melhores caçadores
Na selva do League of Legends, os campeões mais vitoriosos levando em consideração a taxa de escolhas são bem diferentes dos que apareceram nos campeonatos profissionais.
Fiddlesticks
Desde que recebeu um pequeno buff, o famoso espantalho do lolzinho voltou a causar bastante em partidas. Com uma taxa de vitórias de 53,73%, a principal runa para o caçador é a “Eletrocutar”, uma vez que ele quer causar bastante dano.
Na itemização, o Fiddlesticks não economiza quando o assunto é “Poder de Habilidade”. Então, comece com um “Explocinturão Hextec”, que ajudará nos engages, e invista no “Rabadon” e “Cajado do Vazio”.
Trundle
Em um meta em que tanks dominam, o Troll do League of Legends sempre será uma boa escolha devido a sua ultimate. Com a segunda maior taxa de vitórias na rota, assim como outros campeões de “ataque corpo a corpo”, os jogadores de Trundle têm optado pela runa “Ritmo Fatal”.
A build mais utilizada para o querido Troll começa com o “Ruptor Divino” e “Espada do Rei Destruído”. Após isso, Trundle pode ficar apenas com itens de tank, que ainda assim dará bastante dano.
Master Yi
Apesar de já ter enfraquecido um pouco, as mudanças que a Riot Games fez no Master Yi deixaram o campeão bem forte e vitorioso. A principal runa para o campeão é a “Chuva de Lâminas”, que o ajudará a resetar as habilidades devido a poder dar mais auto ataques.
Algo curioso nas builds de mais sucesso é que o Master Yi não está fazendo um item mítico. Então, a dica é comprar: Espada do Rei Destruído, Lâmina da Fúria de Guinsoo e Dança da Morte.
Melhores mid laners
Na rota do meio, a situação também mudou quando comparada a outros patches do League of Legends. Um dos campeões, apesar de nunca ter ficado realmente fraco, pode surgir como uma surpresa para muitos.
Swain
O grande general noxiano ficou bem forte desde o seu pequeno rework e, apesar da sua taxa de escolha ter caído um pouco, o mesmo não se aplica a sua taxa de vitória, que vem crescendo. A runa principal escolhida pelos jogadores têm sido a “Conquistador”, que ajuda o Swain a recuperar mais vidas na hora das lutas.
Para os itens, os jogadores de Swain têm optado por deixar o campeão mais bruiser. Uma possível build é: Angústia de Liandry, Sapatos do Feiticeiro, Cetro de Cristal de Rylai, Abraço Demoníaco, Morellonomicon e Semblante Espiritual.
Vex
A Vex vinha sofrendo bastante com os patches de durabilidade, mas a Riot Games reverteu bem a situação com buffs recentes, que deixaram a pequena mal humorada do lolzinho muito forte. Como uma boa assassina, a melhor runa para Vex é a “Eletrocutar”, que tem uma ótima sinergia com seu combo.
Na itemização, Vex opta praticamente apenas por itens de dano, que são feitos por outros magos. Assim, comece com a “Tormenta de Luden”, invista em uma “Chama Sombria” e compre mais itens de Poder de Habilidade ou de Penetração Mágica, isso para o caso de estar contra muitos tanks.
Zed
Mesmo sem passar por grandes mudanças, o terror de muitos jogadores do meio viu a sua taxa de vitórias e escolha crescer neste patch. Ao invés do tradicional “Eletrocutar”, a nova escolha bem sucedida dos jogadores de Zed é a runa “Primeiro Ataque”, que ajuda o campeão a obter mais ouro ao fazer poke com sua sombra.
A build, entretanto, continua praticamente a mesma de sempre, ou seja, de itens de letalidade. O ideal é começar com o item mítico “Crepúsculo de Drakthar” e em seguida comprar uma “Lâmina Fantasma de Youmuu”. Para completar a build, o “Rancor de Serylda” e o “Cutelo Negro” são ótimas opções.
Melhores atiradores
A tier list para a bot lane para ADCs não teve lá grandes mudanças. Alguns picks já cansaram de figurar o ranking em patches passados, mas como de praxe, existem outras escolhas (não tão convencionais, é verdade) que também têm performado bem em Summoner’s Rift.
Sivir
Desde o patch 12.13, Sivir tem sido uma das melhores opções de ADC. Embora a build de letalidade não esteja mais viável, o escalonamento baseado em velocidade de ataque e crítico caiu muito bem para a campeã, especialmente no mid/late game dos jogos.
A runa primária de Ritmo Fatal segue como padrão.
A itemização também foi mantida nesses últimos patches. Na prática, isso significa apostar nos itens Mata-Cráquens, Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Lembranças do Lorde Dominik.
Seraphine
Seraphine não é atiradora, mas está se saindo bem quando usada como APC. Na rota inferior do League of Legends, a campeã acumula uma taxa de vitórias de 53,53%. Ela pode dar muito dano com a build certa, mas seu kit baseado em curas e utilidade jamais devem ser desconsiderados.
Sem invenção na hora das runas: aposte em Feitiçaria e Inspiração.
Dito isso, pegue o papel e caneta para anotar a build mais utilizada: Angústia de Liandry, Cajado do Arcanjo, Cetro de Cristal de Rylai e Capuz da Morte de Rabadon — é claro.
Twitch
Nada de novo sob o Sol: o rato segue fortíssimo na bot lane. Com um mid game sólido e alto potencial para derreter o time inimigo, o campeão atualmente está com uma win rate de 51,90%.
As runas mais utilizadas têm sido a de Determinação e Feitiçaria.
Espada do Rei Destruído é escolha unânime para primeiro item. Depois disso, aposte em um Mata-Cráquens, Furacão de Runaan e Lembranças do Lorde Dominik.
Melhores suportes
Acredite se quiser, mas carinhas novas estão aparecendo nas bot lanes de League of Legends. Por muito tempo, “maguinhos de peel” dominaram a rota. No entanto, suportes mais tanques e até focados em dar dano começaram a dar as caras nesse patch 12.16.
Taric
Taric é certamente o suporte mais forte (com 55% de winrate) do patch 12.16 de League of Legends. É certo que a gameplay com o campeão não será das mais agressivas. Contudo, seus mecanismos de peel e utilidade beneficiam não só o ADC, mas o time como um todo: prato cheio rumo à vitória.
Para usufruir de todo o potencial de Taric, vale apostar em uma runa primária baseada em Aprimoramento Glacial e uma secundária baseada em resistência.
Em relação aos itens, opte pelo simples: Medalhão dos Solari de Ferro, Aproximação Invernal, Coração Congelado e algum item de resistência mágica, se necessário.
Amumu
Amumu no bot? Sim, Amumu no bot. Embora o campeão seja popularmente conhecido na jungle, está com uma taxa de vitória de 52,92% na rota inferior. Resistência, engage e ultimate para destruir uma team fight são apenas alguns dos benefícios da múmia triste.
As runas mais utilizadas para o Amumu são bem semelhantes as de Taric: utilidade e resistência.
Já a build é bem diferente. Proteção Imutável, Armadura de Espinhos e Coração Congelado vão fazer com que o campeão fique mais tanque. Mas uma boa recomendação é fazer uma Ampulheta de Zhonya, para não ser burstado ao entrar em uma luta.
Zyra
Quem estava sentindo falta de suportes de dano, pode comemorar: Zyra está forte. Ela é a campeã mais resistente do game? Nem de longe. Seu peel é excepcional? Não. Mas seu alto potencial de kill faz com que a personagem esteja com uma win rate de 52,81%.
Para potencializar o dano com a campeã, opte por runas de Dominação e Feitiçaria.
Sobre a build, a preferência tem sido por itens como Angústia de Liandry, Ampulheta de Zhonya, Morellonomicon e o lendário Capuz da Morte de Rabadon.
Comentários