Dicionário League of Legends: aprenda os principais termos usados no MOBA
Tá complicado entender o chat de League of Legends? Então confira os significados dos termos mais usados no gameBy - Igor Shimabukuro, 2 março 2022 às 16:36
*Matéria produzida em parceria com Alvaro Scola
“Cuidado com o dive bot”, “Pinka a bush antes do meu gank”, “Só vamos ganhar a lane no poke”… Estes são apenas alguns dos inúmeros termos utilizados em uma partida de League of Legends. Os veteranos podem até estar acostumados, mas a linguagem pode ser um pouco complicada para quem está começando.
Isso não é particularidade do League of Legends, no entanto. Games de FPS ou battle royale, por exemplo, também possuem termos específicos do “dia a dia”. Até mesmo diferentes MOBAs podem variar suas expressões — embora a maioria delas seja, de certa forma, uniforme.
A boa notícia é que a equipe do blog KaBuM! decidiu descomplicar a linguagem do lolzinho e montar uma espécie de dicionário para facilitar o entendimento das expressões usadas. Grande parte dos termos vêm do inglês, mas um pouco de prática já é o suficiente para estar a par desse dialeto maluco.
Sem mais delongas, confira abaixo algumas das principais palavras do “lolzês”. Obs.: o uso do atalho “Ctrl” + F para localizar termos específicos é mais que recomendado.
Aprenda as principais expressões usadas no League of Legends
- AA – O termo vem de “auto-atack” que, em tradução livre, significa ataque básico
- Ace – Termo usado quando uma equipe elimina todos os adversários dentro de uma janela de tempo
- AD – Vem de “atack damage” que, em tradução livre, significa dano de ataque físico
- Aggro – Em League of Legends, a expressão é usada para o jogador que vai tankar o dano de torres ou da base inimiga
- All-in – Assim como no poker, o termo refere-se a uma jogada arriscada, em que se aposta tudo o que tem
- AP – Vem de “ability power” que, em tradução livre, significa poder de habilidade
- Armor – “Armadura”, em tradução livre
- Armor Pen – O termo é uma abreviação de “penetração de armadura”
- Assist – A expressão vem de assistência, ou seja, qualquer participação durante um abate
- Atack speed – “Velocidade de ataque”, em tradução livre
- B – O ato de “dar B” nada mais é que retornar à base, seja para recuperar vida, mana, ou para comprar itens
- Back Door (ou BD) – Basicamente o ato de finalizar o game de forma discreta, surpreendendo o time inimigo
- Backline – A linha de trás da equipe, quase sempre ocupada por campeões com muito dano, mas pouca resistência
- Bait ou Baitar – “Isca”, em tradução livre; usado para atrair inimigos para uma armadilha
- Base rush – Em League of Legends, significa a tentativa de destruir a base inimiga em uma jogada rápida
- BG (Bad Game) – Termo usado para definir um jogo ruim
- Bind – Controle de grupo que prende o adversário inimigo
- Blind – Do termo “cegueira”, é um controle de grupo que debilita a visão de inimigos
- Bounce Back – Cenário em que a wave de minions adversária será empurrada para uma região mais próxima de sua torre
- Bruiser – Classe usada para campeões com dano e certo nível de resistência
- Buff – Efeito que beneficia um campeão
- Build – Conjunto de itens a ser definido pelo player de League of Legends
- Burst – Ato de infringir muito dano em um curtíssimo intervalo
- Bush – Nada mais é que “moita”, elemento característico presente em Summoner’s Rift
- Cait ou Caitar – Basicamente a mecânica que combina andar com realizar ataques básicos durante uma situação
- Call – Uma espécie de “ordem de jogada” a ser seguida por parte ou todos os integrantes do time
- Camp ou Campar – Ato de dar suporte consecutivamente a uma lane em League of Legends
- Carry –“Carregador” do time (geralmente um ADC ou um campeão com grande quantidade de dano)
- CC (Crowd Control) – Controle de grupo usado para debilitar inimigos (exemplo: stun, knock-up, bind, etc)
- CD (Cooldown) – Tempo de recarga para usar novamente uma habilidade
- CDR (Cooldown Reduction) – Benefício oriundo de runas, items ou habilidades para diminuir o tempo de CD
- Champion Pool – Leque de campeões dominado pelo player
- Chase – Ato de perseguir um inimigo
- Clear Wave – Em League of Legends, significa o abate de uma onda de minions
- Client – Interface do League of Legends
- Comp – Abreviação para “composição”, que abrange a combinação dos estilos de campeões de cada time
- Counter – Termo usado para campeões, itens, ganks em resposta a um desses elementos
- Creep – Sinônimo de minions
- Critar – Ato de causar um dano crítico
- CS – Vem de “creep score” e indica o número de minions e monstros da jungle abatidos
- Dash – Habilidade de deslocamento (para pequenas distâncias)
- DC – Abreviação do termo “Desconectar”
- Debuff – Ao contrário de buff, ou seja, efeito que debilita um campeão
- Disengage – Ao contrário de um Engage, ou seja, ato de interromper uma iniciação inimiga
- Dive – Jogada de risco em League of Legends próxima a torres (ou fonte) inimigas
- Dodge – No client, o ato de sair de uma seleção de campeões; in-game, uma habilidade para repelir ataques inimigos
- DPS – Abreviação de “dano por segundo”
- Draft – Momento da seleção de campeões
- Duo – Ato de jogar junto de uma outra pessoa
- Early Game – Momentos iniciais de uma partida de League of Legends, que dura desde o começo até cerca de 16 minutos de game
- Elojob – Prática ilegal que consiste em subir o ranking de uma conta em troca de dinheiro
- Engage – Ato de iniciar uma luta
- Escape – Ato de escapar
- Face check – Ato de entrar em uma determinada área do mapa sem nenhum tipo de visão
- Farm – O mesmo que CS, ou seja, o indicador do número de minions ou monstros da jungle abatidos
- FB (First Blood) – O primeiro abate em uma partida
- Fear – CC que deixa o inimigo atordoado
- Feedar – Ato de morrer consecutivamente para seus adversários (intencionalmente ou não)
- FF – Oriundo do termo “Forfeit” que indica desistência
- Flay – Habilidade de CC que dá knock-up nos adversários
- Fog – Termo usado para algo que não pode ser visto, que não há visão
- Follow – Expressão que significa acompanhar uma jogada
- Frag – O placar de kills, mortes e assistência de cada jogador
- Freezar – Em League of Legends, termo que expressa o congelamento de uma wave de minions em um determinado ponto da lane
- Frontline – Linha de frente de um time, geralmente composta por campeões tanques ou com certo nível de resistência
- Gank – Ato de dar suporte a uma rota aliada
- Gap closer – Meio para aproximar-se de seu inimigo
- GG – Abreviação de “Good Game”, que em tradução livre significa “Bom jogo”
- GGWP – Abreviação de “Good Game Well Played”, que em tradução livre significa “Bom jogo, bem jogado”
- Givar – Termo usado em League of Legends para abdicar de determinada situação
- Gold – O mesmo que ouro
- Grab – Habilidade de longa distância que pode puxar inimigos para perto
- Harass – Sinônimo de poke, que ilustra infringir um pouco de dano aos seus oponentes
- Heal – O mesmo que curar
- Hitbox – Frames que determinam o tamanho de um campeão, skill, minions ou monstros da jungle
- Hook – Sinônimo de Grab
- Invade – Ato de invadir os territórios inimigos
- KDA – Sinônimo de Frag
- Knock-up – CC que joga os inimigos para o alto
- Lag – Oscilações da conexão de internet
- Late Game – Momento final de uma partida em League of Legends, geralmente após os 30 minutos de um game
- Lane – O mesmo que “rota”, usado para ilustrar um dos caminhos (top, mid, bot ou jungle) em Summoner’s Rift
- Last hit – Ato de dar o dano final para abater um minion ou campeão
- Leash – Auxiliar um aliado (geralmente seu jungler) com dano contra um monstro ou minion
- Lore – História específica de cada campeão presente em League of Legends
- Macro – Conjunto de estratégias gerais no LoLzinho
- Magic resist (MR) – “Resistência mágica”, em tradução livre
- Main – Domínio de um determinado campeão ou rota
- Match up – Ciência de como determinado campeão funcionará contra um inimigo específico
- MD3/MD5/MD10 – Conjunto de partidas necessárias para determinar seu elo atual ou subir de ranking
- Melee – Campeões que atacam corpo a corpo
- Meta – Pacote de campeões, itens ou estratégias que estão fortes em determinado período
- MIA – Termo utilizado para informar que seu inimigo não encontra-se em sua rota
- Micrar – Prática para desviar de habilidades inimigas
- Micro – Conjunto de estratégias específicas, que geralmente englobam a mecânica e performance individual do player
- Mid Game – Período entre o early e o late game, geralmente dos 16 minutos até os 30 minutos
- Minions – Tropas aliadas ou inimigas que surgem nas rotas
- MMR – Indicador baseado no número de vitórias e derrotas de cada player
- Move speed – “Velocidade de movimento”, em tradução livre
- Mute – Ato de silenciar o chat ou sinalizações de outro jogador
- MVP – Basicamente, o melhor jogador de uma partida
- Nerf – Conjunto de ações que diminui o potencial de um campeão, objetivo ou item
- Noob – Termo usado para jogador com pouco conhecimento e mecânica do game
- Offtank – Campeões de League of Legends que mesclam dano com níveis razoáveis de resistência
- OP – Oriundo de “Over power”, ou seja,
roubadoforte - Outplay – Jogada reativa à outra jogada
- Over – Ato de risco que estende a janela de uma jogada segura
- Pathing – Caminho traçado por um jungler
- PDL – Nada mais são que os pontos de liga (nas filas ranqueadas) de um jogador
- Peel – Prática de proteger um campeão aliado
- Pickoff – Ato de eliminar um campeão inimigo isolado de seu time
- Ping – Sinalizador em League of Legends ou o indicador que exibe a velocidade de sua conexão
- Pinkar – Ato de posicionar uma sentinela de controle em determinada região do mapa
- Poke – Sinônimo de Harass
- Pot – Basicamente, a poção de vida em League of Legends
- Power Spike – Pico de potencial de um campeão ou item
- Predict – Jogada baseada na previsão do que o inimigo irá fazer
- Push – “Empurrar”, em tradução livre
- PvP – Partida contra outros players
- Rage – Ato que demonstra irritação de um player, seja por pings desnecessários ou xingamentos no chat
- Range – Alcance de ataques básicos ou habilidades de campeões
- Reset – Sinônimo de “dar B”
- River – Região composta pelo rio em Summoner’s Rift
- Roaming – Ação de sair da sua lane e movimentar-se em outras partes do mapa
- Root – CC que prende os inimigos
- Rushar – Em League of Legends, termo usado para avançar rumo a torres e Nexus inimigos
- Shadow – Dar proteção a um aliado, mas sem ser visto pelos oponentes
- Siege – O mesmo que “cerco”, traduzido para o português, geralmente usado para destruir torres
- Silence – CC que impede a conjuração de habilidades inimigas
- Skill – Habilidades dos campeões
- Skillshot – Habilidades que precisam de mira para atingir os inimigos
- Slow – CC que diminui a velocidade de movimento dos oponentes
- Smartcast – Atalho usado para conjurar habilidades de maneira instantânea
- Smurf – Conta de nível baixo usado por um jogador de nível alto
- Snowball – “Efeito bola de neve”, traduzido para o português
- Solo – Ato de jogar sozinho, sem conhecidos no time
- Spawn – Termo que indica o surgimento de um jogador ou monstro da jungle
- Split push – Avançar pela lane rumo ao Nexus inimigo por si só
- Squishy – Campeões frágeis, sem grandes níveis de resistência
- SS – Vem de “Summoner Spell”, que significa “Feitiços de Inovocador”, traduzido para o português
- Stackar – Ato de atingir um determinado requisito de item ou de aglomerar waves de minions
- Stall – Termo usado para estabilizar a partida com o efeito de prolongá-la
- Start ou Startar – Realizar uma iniciação (de luta ou objetivo)
- Stomp – Perder de forma significativa para o seu oponente
- Stun – CC que atordoa os inimigos
- Tank – Campeões com altos níveis de resistência
- Taunt – CC que impossibilita o movimento inimigo e força-o a dar dano no campeão que conjurar a habilidade
- TF – Abreviação de “Team Fight”, ou simplesmente luta, traduzido para o português
- Tilt – Irritação
- TP – Feitiço de Inovcador que teleporta o player para outra área do mapa
- Trade – Luta curta contra o oponente
- Trap – Armadilha contra um inimigo ou equipe adversária
- Troll – Termo utilizado a jogadores que prejudicam intencionalmente sua equipe
- Tryhard – Expressão atribuída a jogadores extremamente focados em vencer
- Ult – Abreviação de “Ultimate”
- Upar – Subir de nível
- Utility – “Utilidade”, em tradução livre, que significa um kit de habilidades ou item para beneficiar aliados
- Wardar – Ato de posicionar uma sentinela
- Wave – Horda de minions
- Wombo Combo – Conjunto de ultimates ou habilidades que sinergizam entre si
- Worth – Expressão utilizada para algo que valeu a pena
- Zoning – Ato de zonear os inimigos e impedi-los de farmar ou avançar na rota
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