Que o principal torneio brasileiro de League of Legends acontece semanalmente aos fins de semana, a comunidade já está calva careca de saber. Mas será que algum entusiasta já se perguntou o que acontece nos bastidores de um dia de CBLoL? Pois o blog KaBuM! já.

As informações mais básicas até podem ser conhecidas. Sabe-se, por exemplo, que os dias de evento acontecem na Arena CBLoL — “nova” casa do torneio desde o ano passado —, com 4.500 m² de espaço e com capacidade para receber cerca de 150 torcedores em seu estúdio principal.

Estúdio 1 da Arena CBLoL

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

Mas como são os interiores da Arena? Quantas câmeras são disponibilizadas para a transmissão? Quais são as operações envolvidas em um dia de competição? Bem, todas e essas perguntas motivaram o blog KaBuM! a visitar pessoalmente o espaço e ver de pertinho como tudo acontece.

E caso esteja curioso para descobrir o que acontece além das transmissões na Twitch e YouTube, basta preparar a pipoca e acompanhar o tour abaixo.

Os bastidores de um dia de CBLoL

  • Pré

Quem acha que o trabalho começa apenas minutos antes do início da transmissão está completamente enganado. Aliás, Igor Correa, gerente de Produto de Esports da Riot Games no Brasil, confessou ao blog KaBuM! que os esforços que antecedem os dias de CBLoL são os mais corridos.

Isso porque a equipe da Riot Games toca, ao longo da semana, diversos conteúdos que são transmitidos no pré-jogo e nos intervalos entre uma partida e outra. E por mais que os duelos sejam a principal atração aos olhos dos espectadores, pautas exclusivas e conteúdos extras fazem a diferença.

Entrevistas, pautas de bastidores, estatísticas, históricos de confrontos e a trocação (saudável) de farpas que rola entre os jogadores demandam tempo e criatividade. Em dias de playoffs ou decisões, tudo fica ainda mais difícil, já que é preciso arranjar uma janela na agenda de treinos dos jogadores.

Mas conteúdos extras não são os únicos preparativos pré-CBLoL. Em um dia “D” de jogo, a equipe da Riot Games começa a se movimentar horas antes da abertura dos portões para o público — que acontece por volta das 12h — com o objetivo de deixar tudo “nos trinques”.

No estúdio principal, a equipe de filmagem posiciona até 20 câmeras para pegar cada detalhe do palco. Enquanto isso, profissionais cuidam das luzes, aparelhos de fumaça e de papéis para o espetáculo. Casters, analistas e repórteres também começam a aquecer o gogó para a transmissão.

Estúdio principal da Arena CBLoL

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

E se o dia for movimentado e com transmissões simultâneas, até 220 operadores circulam pelos corredores da Arena CBLoL.

  • Durante

Quando a transmissão começa, a situação fica um pouco mais tranquila. Naturalmente que a responsabilidade é grande e toda cautela é pouca. Mas passada a correria dos preparativos, os profissionais já estão acostumados em tocar o “feijão com arroz” do dia.

A principal “mágica” acontece na sala de switcher — o mesmo equipamento usado pelos canais de TV —, onde os funcionários lidam com os cortes e jogo de câmeras posicionados no estúdio que vai receber o jogo. Em uma sala ao lado, a equipe de áudio lida com tudo que é relacionado a som.

Por trás das câmeras: confira os bastidores de um dia de CBLoL
Por trás das câmeras: confira os bastidores de um dia de CBLoL

Os casters ficam localizados em uma pequena cabine ao lado dos camarotes que fecha as cortinas para evitar espiadas dos players no palco. Já os analistas ficam no terceiro estúdio — que era usado para jogos de Wild Rift — para preparar estatísticas e as principais jogadas da partida.

Por trás das câmeras: confira os bastidores de um dia de CBLoL
Por trás das câmeras: confira os bastidores de um dia de CBLoL

Enquanto tudo isso rola, uma equipe de operadores analisa todas as imagens e áudios dos jogadores para garantir que nenhuma diretriz seja violada. E paralelamente à transmissão nacional, há um pequeno estúdio que cuida da transmissão para a gringa e faz a ponte para repórteres internacionais.

  • Pós

Depois que a os jogos acabam, todo mundo vai embora para finalmente descansar, certo? Negativo. Lembra dos analistas no terceiro estúdio da Arena CBLoL? Pois eles quem tocam o programa Depois do Nexus, que faz uma recapitulação dos duelos e já adiantam os embates da próxima semana.

E é somente após o fim do programa que os funcionários podem respirar aliviados por mais um dia de CBLoL cumprido.

Como se sabe, tanto o CBLoL quanto o CBLoL Academy já conheceram seus respectivos campeões (LOUD e KaBuM!, respectivamente). Mas caso torcedores queiram conhecer a Arena quando novas oportunidades forem abertas, aqui vai o endereço: Avenida Thomas Edison, número 849, Barra Funda (SP).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários