Foi preciso apenas dois dias para que a chegada de The Batman à HBO Max representasse um recorde para a plataforma. De acordo com o streaming, o longa protagonizado por Robert Pattinson se tornou a estreia da plataforma que conquistou o maior sucesso na América Latina até o momento — embora não tenha dado mais detalhes sobre números e audiência.

O longa The Batman conta a história de Wayne quando o vigilante mascarado está apenas começando sua carreira em Gotham, dando os primeiros passos como homem-morcego. O filme, dirigido por Matt Reeves, conta também com outros grandes nomes no elenco como Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Paul Dano (Charada), Colin Farrell (Pinguim), Jeffrey Wright (policial Jim Gordon) e Andy Serkis (Alfred).

The Batman e a polêmica das estreias simultâneas na HBO Max

A história mais recente de Bruce Wayne faz parte da oferta “do cinema para sua casa” da plataforma, que engloba um acordo global com títulos da Warner Bros. recém-saídos das telonas, para que cheguem rapidamente às múltiplas telas de usuários.

Entre outros filmes que fazem parte do mesmo acordo estão títulos como Matrix Resurrections, Duna, King Richard: Criando Campeãs, The Suicide Squad, entre outros.

Duna - filmes

Denis Villeneuve, diretor de Duna, criticou duramente a HBO Max quando o longa estreou simultaneamente com os cinemas – Imagem: reprodução/Warner Bros.

Apesar de fazer parte de uma estratégia global da HBO Max, que anteriormente envolvia o lançamento simultâneo dos longas no cinema e no streaming, The Batman foi uma exceção. O filme do Cavaleiro das Trevas, diferentemente de Matrix Resurrections, por exemplo, chegou 46 dias depois da estreia nas telonas que aconteceu no início em março.

Vale dizer que é possível que tenha havido algumas reclamações quanto à estratégia anterior e é possível que isso tenha resultado na mudança nos planos da Warner. Anteriormente, a empresa inclusive havia sido processada pelo estúdio Village Roadshow Films.

Na época, o estúdio participou da coprodução do Matrix Resurrections e entrou com a ação alegando que a WarnerMedia adiantou o lançamento do título de 2022 para 2021 e isso poderia trazer problemas — saiba mais sobre isso aqui. Denis Villeneuve, de Duna, também teria feito duras críticas ao streaming na época, afirmando que:

“Fiquei sabendo pelo jornal que a Warner Bros. decidiu lançar ‘Duna’ no HBO Max no mesmo dia da estreia nos cinemas, usando grandes imagens de nosso filme para promover seu serviço de streaming. Com essa decisão, a AT&T [conglomerado de mídia ao qual a Warner pertence] sequestrou um dos mais respeitáveis e importantes estúdios da história do cinema. Não há qualquer amor pelo cinema, nem pelo público, nessa medida. É apenas focada na sobrevivência do mamute das telecomunicações, um que está atualmente com uma dívida astronômica de mais de US$ 150 bilhões”, disse Villeneuve à Variety.

Assim, as próximas estreias estão previstas para receber esse “ajuste” de pouco mais de um mês, de acordo com uma entrevista recente do próprio CEO da WarnerMedia, Jason Kilar.

Segundo o executivo, na entrevista ao podcast do Recode, essa mesma regra dos 46 dias vai valer para praticamente todos os próximos grandes lançamentos da casa, incluindo Adão Negro (previsto para outubro de 2022), The Flash (previsto para 2023) e Elvis (do diretor Baz Luhrmann, previsto para estrear em julho deste ano).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários