Spotify libera recurso para identificar episódios de podcasts que falam sobre Covid-19
Os usuários passam a ver uma pequena aba azul escrita "Aprenda sobre a COVID-19" nos episódios de podcasts que falarem sobre coronavírusBy - Tissiane Vicentin, 29 março 2022 às 16:24
Depois da polêmica com o podcast de Joe Rogan, o Spotify liberou um recurso novo na plataforma com intuito de informar a todos os usuários caso o conteúdo de algum episódio de qualquer podcast do streaming mencione algo relacionado à Covid-19. A ideia é o ouvinte possa ser melhor informado sobre a doença, evitando desinformação.
Agora, os usuários poderão ver em episódios de podcasts que falarem sobre coronavírus uma pequena aba azul escrita “Aprenda sobre a COVID-19” (ou, como foi traduzido para o português “Informa-te sobre a COVID-19), que redireciona o usuário para um hub de notícias com informações Covid-19.
O hub de conteúdo também serve para reunir episódios de podcasts provenientes de fontes confiáveis, como os de jornais de alcance nacional.
De acordo com o Spotify, o recurso está disponível desde o início de fevereiro, mas foi liberado aos poucos para usuários, conforme a atualização do software foi chegando aos dispositivos.
“Em 30 de janeiro de 2022, o Spotify anunciou planos de adicionar um aviso de conteúdo a qualquer episódio de podcast que inclua uma discussão sobre o Covid-19”, disse um porta-voz à CNBC. “Três dias depois, em 2 de fevereiro, lançamos o aviso de conteúdo em nossa plataforma e o adicionamos a episódios que incluem discussões sobre a Covid-19 continuamente desde então. Hoje, o aviso de conteúdo sobre a Covid aparece em cerca de 1,4 milhão de episódios de podcast em nossa plataforma.”
Joe Rogan e a polêmica com a Covid-19 no podcast
A novidade foi implementada na plataforma após uma porção de músicos e criadores de conteúdo boicotarem o Spotify depois da publicação de um episódio com um entrevistado polêmico do podcast The Joe Rogan Experience, que teria contribuído com desinformação sobre a vacina Covid-19.
Os nomes que aderiram ao protesto eram grandes, incluindo Neil Young, Joni Mitchell e a autora Brené Brown.
O apresentador Joe Rogan chegou a ser acusado por profissionais da saúde que ele teria, repetidamente, disseminado teorias da conspiração sobre o coronavírus. O Spotify, por sua vez, foi criticado por hospedar os episódios do podcast e chegaram até a pedir a retirada do apresentador na plataforma.
À época, Rogan chegou a se defender afirmando que “não estou tentando promover desinformação, não estou tentando ser controverso”.
Comentários