A Netflix está determinada em deixar público o que seus assinantes andam assistindo de uma forma ainda mais detalhada, por meio do novíssimo What We Watched: A Netflix Engagement Report – ou, basicamente, um relatório de engajamento da plataforma. De janeiro a junho de 2023, a série O Agente Noturno figura no topo da lista, com “meras” 812,1 milhões de horas assistidas.

Liberado no formato de uma planilha no Excel, o relatório semestral abrange dados de janeiro a junho de 2023 de séries e filmes produzidas em diferentes idiomas e também acessíveis ou não por todos os países em que o streaming está disponível.

Neste primeiro relatório, conseguimos alguns outros dados interessantes como:

  • Dos 18.214 títulos listados, apenas 4.514 ficaram acessíveis para usuários globalmente. Isso significa que somente 24,78% dos títulos estão disponíveis para todos os 190 países (que a empresa já afirmou também ter seu próprio catálogo de filmes e séries).
  • Dos conteúdos disponíveis em todos os territórios de atuação do streaming, três foram as séries mais assistidas (com mais de 620 milhões de horas registradas até o momento): a primeira temporada de O Agente Noturno (The Night Agent: Season 1), a segunda temporada de Ginny & Georgia (Ginny & Georgia: Season 2) e a primeira temporada da série sul-coreana A Lição (The Glory, no título em inglês)

A segunda temporada do drama Ginny & Georgia ficou em segundo lugar com bem menos horas que a série de ação e suspense coroada no relatório, com 665,1 milhões de horas. Completando o top três, A Lição registrou 622,8 milhões de horas assistidas.

Aos curiosos, a lista com as 10 séries que mais engajaram globalmente durante o primeiro semestre de 2023 incluem também:

4. Wandinha – temporada 1 (Wednesday: Season 1) | 507,7 milhões de horas assistidas

5. Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton, minissérie (Queen Charlotte: A Bridgerton Story, 2023) | 503 milhões de horas

6. Você – temporada 4 (You: Season 4) | 440,6 milhões de horas

7. Outer Banks – temporada 3 (Outer Banks: Season 3) | 402,5 milhões de horas

8. Ginny e Georgia – temporada 1 (Ginny & Georgia : Season 1) | 402,5 milhões de horas

9. FUBAR – temporada 1 (FUBAR: Season 1) | 402,5 milhões de horas

10. Manifest: O Mistério do Voo 828 – temporada 4 (Manifest: Season 4) | 402,5 milhões de horas

A mais assistida da Netflix também conta com filmes e reality shows

A lista também engloba filmes mais assistidos do streaming. Como a planilha apresenta apenas informações sobre se a produção está disponível globalmente ou não, bem como é ordenada pelo número de horas assistidas, os filmes e séries acabam entrando na mesma listagem – e, portanto, tivemos de separá-los mecanicamente.

Assim, temos o primeiro filme disponível globalmente A Mãe (ou “The Mother”, no original). O longa de 2023 leva J.Lo como protagonista, e conta a história de uma assassina treinada que sai do esconderijo onde vive para proteger a filha que nunca conheceu de criminosos em busca de vingança.

Em segundo lugar aparece o thriller Luther – O Cair da Noite (Luther: The Fallen Sun), estrelado por Idris Elba e cujo personagem, John Luther, é um brilhante policial que acaba preso e precisa fugir do cárcere para ir em busca de um assassino em série e resolver um caso até então sem solução que o assombra.

O terceiro no ranking é filme O Resgate (Extraction 2), estrelado por Chris Hemsworth que dá vida ao mercenário Tyler Rake, que após quase morrer encara mais uma missão perigosa: resgatar a família de um criminoso implacável.

Cena do trailer de A Batalha dos 100, a série mais assistida em formato reality show da Netflix no primeiro semestre de 2023; na imagem, diversas pessoas aparecem olhando para cima, em uma captura de imagem vista de cima também

Imagem: reprodução/Netflix

Na área de reality shows, o mais popular é o sul-coreano Physical: 100, no Brasil traduzido como A Batalha dos 100, em que 100 participantes com ótimo preparo físico encaram provas extremas para tentar ganhar um prêmio em dinheiro e conquistar o primeiro lugar.

O top 3 é completado com a produção Casamento às Cegas (temporada 4), que originalmente é chamado de Love is Blind e possui até mesmo uma versão brasileira liderada pelo casal Camila Queiroz e Klebber Toledo. Na lista das mais assistidas, o também reality de namoro Match Perfeito (Perfect Match) completa o ranking.

What We Watched: a série mais assistida

Desde 2021, a plataforma de streaming publica semanalmente um ranking com as séries e filmes mais assistidas da plataforma, mas a ideia agora é mostrar as produções mais assistidas dos últimos seis meses.

“Desde o lançamento de nossas listas semanais dos 10 shows mais populares em 2021, a Netflix forneceu mais informações sobre o que as pessoas estão assistindo do que qualquer outro stream, exceto o YouTube. Agora acreditamos que é hora de ir mais longe”, afirmou a empresa, via comunicado.

Começando com o primeiro relatório, liberado nesta terça-feira (12), a publicação deverá seguir um padrão de dados compilados a cada seis meses – ou seja, duas vezes ao ano – que mostra: (1) o total de horas visualizadas para cada título – original e licenciado – assistido por mais de 50.000 horas; (2) a data de estreia de qualquer série de TV ou filme da Netflix; e (3) se um título estava disponível globalmente.

Ao todo, os próximos relatórios devem manter o padrão e abraçar as cerca de 18 mil produções da Netflix, ou o que a marca afirma ser 99% de todas as visualizações da plataforma – ou, ainda, o equivalente a quase 100 bilhões de horas assistidas.

“Mais de 60% dos títulos da Netflix lançados entre janeiro e junho de 2023 apareceram em nossas listas semanais dos 10 melhores. Portanto, embora este relatório tenha um escopo mais amplo, as tendências nele refletidas são muito semelhantes às das listas dos 10 principais”, observou.

Dentre os principais destaques deste primeiro relatório, a empresa apontou também alguns dados interessantes como o fato de que 30% da audiência registrada em horas assistidas foi referente a histórias em outros idiomas que não o inglês – que é a língua mãe da plataforma e de boa parte das produções exibidas nela.

Além disso, há um apreço por produções mais antigas que ganham novas temporadas, como Ginny e Georgia, que aparece mais de uma vez no ranking das 10 mais assistidas, mas também outras produções como Alice in Borderland, Com Carinho, Kitty e sequências de filmes Mistério no Mediterrâneo e Resgate 2.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress