A adaptação em anime de um dos mangás mais elogiados dos últimos anos enfim estreia na Crunchyroll: “Frieren e a Jornada para o Além”. Com roteiro de Kanehito Yamada e arte de Tsukasa Abe, a obra está em andamento no Japão desde 2020, arrancando elogios e acumulando indicações ou abocanhando prêmios.

Eu nunca tinha ouvido falar de “Frieren e a Jornada para o Além” até então, mas ao assistir os quatro episódios iniciais do anime, rapidamente compreendi porque a adaptação dessa obra estava entre as mais aguardadas dos últimos tempos.

A história gira em torno da poderosa maga elfa Frieren, que fez parte de um grupo de heróis lendários. Juntamente do espadachim humano Himmel, do sacerdote humano Heiter e do guerreiro anão Eisen; ela embarcou em uma jornada de dez anos para encontrar e derrotar o Rei Demônio.

O anime começa justamente mostrando o fim da jornada dos heróis, que retornam do épico confronto contra o Rei Demônio e iniciam uma nova era de paz no mundo. Entretanto, diferente de seus companheiros, Frieren não envelhece facilmente e tem, pelo menos, mais de mil anos pela frente.

Assim que a missão é cumprida, Frieren abandona o grupo e segue uma solitária aventura, estudando e coletando pergaminhos, magias e outros elementos relacionados à magia. Quando ela retorna 50 anos depois, reencontra seus velhos companheiros e percebe que eles têm pouco tempo de vida.

Então, após testemunhar a morte de Himmel, Frieren se arrepende de não ter passado mais tempo com o amigo para conhecê-lo melhor. A partir desse momento, a maga elfa começa um novo capítulo em sua longeva vida. Desta vez, porém, seu objetivo é se conectar com as pessoas, criar laços e memórias, a fim de compreender melhor os humanos e seus sentimentos.

Frieren e a Jornada para o Além

Imagem: Crunchyroll/Reprodução

É justamente neste ponto que “Frieren e a Jornada para o Além” se destaca, especialmente quando a protagonista decide reviver os passos da jornada com seu antigo grupo de heróis, e para tanto, é acompanhada pela humana e aprendiz de maga Fern.

Obviamente, não pretendo entrar em muitos detalhes para não estragar as reviravoltas que acabam levando Frieren para este caminho, mas posso afirmar que todas as escolhas narrativas são coerentes e se desenrolam de maneira orgânica.

Além disso, a premissa chama atenção logo de cara ao abordar o que acontece ao fim de uma aventura épica, abordando de maneira sensível e cativante os sentimentos, a brevidade da vida humana, a importância de se construir laços, criar memórias…

Frieren e a Jornada para o Além

Imagem: Crunchyroll/Reprodução

As lembranças de Frieren com seu antigo grupo, inclusive, sempre são demonstradas com contexto, espelhando alguma situação que a maga elfa vive no tempo presente. A maneira como os episódios se costuram com os flashbacks deixam a experiência ainda mais especial, por sinal.

Os quatro episódios iniciais de “Frieren e a Jornada para o Além” passaram voando, não apenas porque eu estava investida na narrativa e nos personagens, mas também pela belíssima animação da obra. A produção é assinada pelo Madhouse, o mesmo estúdios de Perfect Blue, Death Note, Parasyte: The Maxim, e muitos outros sucessos.

A trilha sonora, intimista e suave, também elevam a qualidade das sequências e preenchem o anime com mais emoção ainda. O anime conta ainda com alguns momentos de humor levemente ácido por meio de diálogos cotidianos, sem apelar para caretas ou feições exageradas e outros tropos comuns em animes.

“Frieren e a Jornada para o Além” vale a pena?

“Frieren e a Jornada para o Além” é bastante expressivo em sua proposta de trabalhar a efemeridade da humanidade pela perspectiva de uma imortal — se é que pode-se chamar a protagonista assim, visto que o anime ainda não revelou muito de seu passado, até o momento.

Os sentimentos, a humanidade, as memórias, o legado… Tudo isso é abordado de forma delicada, e somando com a belíssima animação e a trilha sonora bem colocada, “Frieren e a Jornada para o Além” se torna um dos animes mais marcantes da temporada com apenas quatro episódios exibidos. Resta esperar (ansiosamente) pelos próximos, agora.

O blog KaBuM! assistiu “Frieren e a Jornada para o Além” de maneira antecipada por meio da Crunchyroll. Os 4 episódios iniciais estão disponíveis na Crunchyroll a partir desta sexta-feira (29 de setembro), com cerca de 25 minutos de duração cada.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários