Netflix aposta alto em K-dramas e prepara investimento de US$ 2,5 bilhões
Estão previstas no orçamento produções variadas, que vão desde séries a filmes e reality showsBy - Tissiane Vicentin, 26 abril 2023 às 18:48
A Netflix está apostando alto nas produções de drama coreano (popularmente conhecidas como k-drama) e anunciou que investirá US$ 2,5 bilhões no tema dentro dos próximos quatro anos. Isso inclui a criação de séries, filmes e reality shows.
O montante é o dobro do que a plataforma de streaming investiu nos últimos anos desde 2016 e a estratégia faz total sentido, especialmente depois de sucessos como Round 6, The Glory e Physical: 100.
Ted Sarandos, coCEO da Netflix afirmou ter “grande confiança de que a indústria criativa coreana continuará a contar grandes histórias”, disse ele em comunicado. Para o executivo, o entretenimento coreano está na vanguarda e alcançando cada vez mais uma posição global de preferência e interesse.
O crescente interesse em k-dramas
A corrida pelos k-dramas é evidente entre os streamings. Além da Netflix, outras plataformas também estão apostando no gênero que cresceu vertiginosamente nos últimos anos. De acordo com levantamento da Statista, o crescente interesse em k-drama registrou um pico de 72%.
Não é de hoje, no entanto, que a cultura coreana ganhou adeptos e sua popularidade ganhou força para fora dos territórios do país asiático. Em entrevista recente ao The Guardian, Bang Jinah, diretora do Korean Culture and Information Service (KOCIS) – uma organização afiliada ao Ministério dos Esportes, Cultura e Turismo da Coreia do Sul -, afirmou que, em 13 anos de carreira dentro da instituição, ela pôde ver de perto essa onda coreana que invadiu países.
“Cerca de 10 anos atrás, nós notamos essa grande mudança” disse. “Antes disso, a maior parte da cobertura sobre o mercado coreano pela imprensa estrangeira era sobre defesa nacional. Agora, é tudo sobre cultura – K-pop, K-classical, K-filmes. Nesse período vimos o número de artigos [relacionados a isso] triplicar.”
Em termos de distribuição cultural além das próprias fronteiras, o trabalho bem feito pela Coreia do Sul foi registrado inclusive pelo Good Country Index, que mostra justamente a contribuição de países no mundo em temas como Tecnologia, Cultura, Bem-Estar e outros – e o quão relevante esses países se tornaram ao longo dos anos do ponto de vista global. A Coreia do Sul, não surpreendentemente, aparece na sexta posição de 169 quando o assunto é Cultura (a título de comparação, o Brasil aparece na posição de número 119 neste mesmo quesito).
Via The Verge
Comentários