Spotify lança ‘playlist’ para ser ouvida só em 2024: saiba como criar a sua
Ideia da nova função é fazer você “se dar uma surpresa”: você cria a playlist, mas Spotify só vai liberá-la para ouvir ano que vemBy - Rafael Arbulu, 5 janeiro 2023 às 12:05
O Spotify revelou na noite de ontem (4) uma nova função, que permite ao usuário criar uma “cápsula do tempo” na forma de uma playlist que só poderá ser ouvida em 2024. Disponibilizada em 27 países, a ideia é mostrar o quanto seu gosto musical mudou (ou se manteve firme) ao longo deste ano e, nas palavras da empresa, “se dar uma surpresa”.
A função já se encontra disponível tanto no aplicativo do Spotify para smartphones como na versão PC da plataforma de streaming musical. Mas a ação não envolve apenas “criar uma playlist” como você faria normalmente – o objetivo da novidade é estabelecer uma pré-curadoria para determinar a sua “identidade musical”, podendo avaliar o grau de variabilidade que ela terá ao longo deste ano.
Como criar a sua Cápsula do Tempo no Spotify:
- Abra o app do Spotify (certifique-se de que ele esteja na versão mais atual)
- Se o app estiver na versão atual, um banner pedindo que você crie sua “playlist do futuro” deve saltar na página na inicial. Clique nele
- Você pode escolher o formato da sua cápsula (garrafa, lancheira, bolso etc): esta parte é mais cosmética, não influencia no resultado final
- O Spotify vai lhe posicionar três perguntas, as quais você deverá responder com músicas da sua playlist atual:
- Uma música que você precisa ouvir ao vivo em 2023
- Uma música que lembre você de sua pessoa favorita
- Uma música que você vai ouvir enquanto beija alguém em 2023
- Feche a cápsula ao seguir os comandos na tela e, se quiser, compartilhe a playlist pelas redes sociais
- A sua criação será reenviada a você em janeiro de 2024.
Vale lembrar que você não precisa ficar preso apenas nas três perguntas geradas pelo app, podendo escolher outras perguntas ou mesmo adicionar mais delas a fim de ter uma curadoria mais detalhada. A minha, por exemplo, também tem algo relacionado a “coisa que todo mundo odeia, mas você gosta”. Ao todo, são 11 questões possíveis.
Pela forma como ela se apresenta, a novidade parece surtir mais efeito em usuários que têm várias playlists no perfil, haja vista que as músicas “pescadas” pelo Spotify não seguem uma ordem específica (é necessário apenas que você as tenha ouvido por uma certa frequência ou as tenha salvado em qualquer lista).
Há também que se lembrar que a lista de reprodução em si não é “desconhecida” no sentido de que o Spotify vai lhe entregar músicas diferentes: as canções são escolhidas por você, e a ideia da cápsula é analisar – 365 dias depois de ser criada – se você se manteve firme às suas escolhas ou se desviou delas em algum momento.
De qualquer forma, a resposta para isso virá daqui um ano: a função “Playlist do Futuro” já está disponível para usuários dos mercados selecionados: Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, Portugal, Arábia Saudita, Espanha, Suécia, Turquia, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos.
via Spotify
Comentários