Justiça pede ao Google a remoção de 167 sites piratas de suas buscas
Embora sites ilegais de filmes e séries estejam atualmente desativados, ainda aparecem nos resultados de pesquisa do GoogleBy - Igor Shimabukuro, 21 abril 2023 às 11:11
Não é novidade que o Ministério da Justiça brasileiro vem lutando constamente para combater a pirataria. Mas neste sentido, a pasta deu outro grande passo e solicitou ao Google que desindexe alguns sites ilegais do seu mecanismo de buscas.
Como apurado pelo TorrenFreak, o MJ enviou uma ordem judicial à big tech solicitando a remoção de 167 domínios de seu índice. A medida faz parte da Operação 404, que tem combatido a pirataria local com apreensões e prisões nas mais diversas áreas.
A lista contempla site bastante populares como o Vizer.tv (com mais de 11 milhões de visitas mensais, sendo 88% delas do Brasil). Contudo, portais menos expressivos também foram incluídos nesse pedido de remoção.
Para ver a lista completa dos sites, acesse este link.
E aí, Google?
Por ora, no entanto, as remoções não aconteceram. É certo que os sites aparentemente encontram-se inativos — embora ainda possam ser acessados por métodos alternativos —, mas eles ainda figuram nos resultados de pesquisas do buscador.
Contudo, vale ressaltar que o Google costuma colaborar com ações do tipo. E talvez seja questão de tempo até que a big tech analise todos os domínios enviados pela Justiça brasileira antes de desindexá-los.
Comentários