Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: conheça 7 produções com muita representatividade
As produções tratam de temas delicados e, em grande parte, a realidade enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ até os dias atuaisBy - Luiz Nogueira, 28 junho 2022 às 8:00
Em 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data foi escolhida por conta da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos EUA. Foi um período bastante conturbado para a comunidade, já que, na época, a homossexualidade era considerada crime.
Portanto, 28 de junho não é apenas uma data qualquer, mas sim o início de um movimento de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Movimento esse que acontece até os dias atuais.
Nos últimos anos, muitas obras com muita representatividade surgiram e mostraram que o cinema e a TV precisavam de mais produções para inspirar jovens, que se viam retratados naquelas situações e, assim, poderiam se espelhar.
Pensando nisso, o blog KaBuM! separou sete obras com personagens LGBTQIA+ que fizeram história e são bastante populares atualmente.
Filmes com representatividade LGBTQIA+
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Onde assistir: HBO Max
Vencedor de três Oscar, incluindo de melhor filme, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” explora a vida de Chiron em três momentos: infância, adolescência e vida adulta. Em meio à descoberta da sexualidade e muitas dúvidas, ele ainda deve lidar com a ideia de seguir a vida do crime.
Hoje eu Quero Voltar Sozinho
Onde assistir: Netflix
Este filme brasileiro conta a história de Leonardo, um adolescente cego, que, em meio às adversidades, conhece Gabriel, um aluno novo de seu colégio, por quem ele logo se interessa e o faz descobrir mais sobre sua sexualidade.
Com Amor, Victor
Onde assistir: Star Plus
Derivada do sucesso “Com amor, Simon”, a série acompanha Victor, um adolescente que acabou de se mudar de cidade e, além de aprender a lidar com os conflitos internos, deve se adaptar a uma nova escola e a pessoas que não estão dispostas a tornar sua vida fácil.
Veneno
Onde assistir: HBO Max
A produção acompanha Valeria Vegas, uma universitária que, sendo grande fã de La Veneno, decide escrever um livro contando a história da apresentadora, atriz e cantora Cristina Ortiz, a primeira mulher trans a ficar famosa na televisão da Espanha.
Deixando aqui minha contribuição, a série trata de temas bastante delicados ao mostrar as batalhas enfrentadas por La Veneno em sua vida – de sua infância complicada à ascensão como estrela na Espanha. Portanto, assista ciente de que podem haver gatilhos em alguns momentos.
Heartstopper
Onde assistir: Netflix
A mais nova queridinha da Netflix acompanha a história de Charlie Spring, aluno do 1º ano da escola Truham que, após ser colocado como dupla do jogador de rúgbi Nick Nelson em uma aula, se apaixona por ele.
A série mostra a trajetória de Charlie após sofrer com bullying e outras questões após ter se assumido gay na escola e como a percepção de Nick muda quando percebe que também tem sentimentos pelo amigo.
Me Chame Pelo seu Nome
Onde assistir: Netflix
O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.
Pose
Onde assistir: Star Plus
“Pose” acompanha a história de Blanca, que passa a acolher jovens LGBT marginalizados pela sociedade em uma época bastante conturbada em que os bailes voltados para a comunidade começam a se tornar populares.
Com uma trama que tem como objetivo explorar a sensibilidade das pessoas LGBT, especialmente trans, a produção ganhou diversos prêmios desde que foi lançada e se tornou um marco para a comunidade por mostrar a verdade nua e crua.
Comentários