A estreia de Velozes e Furiosos 10 colocará Vin Diesel contra outro ícone masculino de Hollywood, desta vez personificado na pessoa de Jason “Eu sou meio que um Pavão” Momoa. No filme, ele vive Dante Reyes, filho de Hernan Reyes, vilão de “Velozes e Furiosos 5” (aquele que correu “nos desertos que não existem” do Rio de Janeiro).

Com o novo filme chegando aos cinemas na próxima sexta-feira (19), as produções anteriores estão em alta, se muito, para que o público consiga se colocar a par de toda a evolução narrativa da franquia e entender o contexto do 10º filme. Por isso, o JustWatch elaborou um ranking que mostra quais os filmes mais populares da saga, providenciados no gráfico abaixo.

Gráfico mostra o ranking dos filmes mais populares da franquia Velozes e Furiosos

Imagem: JustWatch/Reprodução

Velozes e Furiosos: do melhor ao pior

Velozes e Furiosos

O filme que começou tudo é, ironicamente, um dos mais bem quistos pelo público. Lançado em 2001, o longa protagonizado por Brian O’Conner (Paul Walker) o vê na pele de um policial infiltrado, com o objetivo de prender o corredor de ruas e ex-presidiário Dominic Toretto (Vin Diesel), suspeito de liderar uma gangue de roubos de cargas de caminhões nos EUA.

Velozes e Furiosos 9

O nono filme da franquia continuou apostando em colocar dois ícones dos filmes de ação para “saírem na porrada” um contra o outro, desta vez posicionando em lados opostos Dominic Toretto (Diesel) contra seu irmão caçula há muito desaparecido e ressurgido como criminoso internacional Jakob Toretto (John Cena).

Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw

Um spin off da franquia principal, Hobbs & Shaw traz de volta o agente norte-americano Luke Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson), que é forçado a unir forças contra o ex-criminoso/antiherói Deckard Shaw (Jason Statham) contra a organização Eteon, que roubou um vírus com capacidade global de assassinato. No caminho deles está Brixton Lore (Idris Elba), um ex-agente do serviço britânico de inteligência MI6 que se voltou contra seus empregadores, unindo-se à organização inimiga e obtendo implantes cibernéticos que lhe conferem capacidades sobre humanas de combate (e um dos socões mais sensacionais que The Rock já levou na cara em toda a história do cinema)

Velozes e Furiosos 8

O oitavo filme da marca foi também o que marcou a estreia da vilã majoritária Cipher, vivida por Charlize Theron. A elusiva hacker se especializou em fugir das autoridades por meio de um extensivo conhecimento tecnológico, revelando-se como a força responsável pelas ações de Owen Shaw (Luke Evans) e seu irmão Deckard (Statham) nos filmes anteriores. Neste filme, boa parte da narrativa vê Dominic Toretto (Diesel) se voltar contra os seus amigos e trabalhar para Cipher.

Velozes e Furiosos 4

Depois de escapar da polícia, Dominic Toretto fugiu para o Panamá, onde, junto de um novo grupo de corredores que inclui Han Lue (Sung Kang) e sua noiva Letty (Michelle Rodriguez). Com o cerco se apertando, no entanto, os dois se separam e Letty é aparentemente assassinada durante uma corrida para um cartel de drogas nos EUA. De volta ao solo estadunidense, Toretto agora investiga a morte de sua noiva, o que o coloca novamente no caminho do ex-policial e agora agente do FBI, Brian O’Conner (Walker).

Velozes e Furiosos 7

Perdoados pelos seus crimes após derrotarem Owen Shaw (Evans) e impedirem o roubo de uma tecnologia militar capaz de causar assassinatos por encomenda com extrema facilidade, Toretto (Diesel), O’Conner (Walker), Letty (Rodriguez) e o restante do grupo voltaram aos EUA, retornando às suas vidas cotidianas. No entanto, Shaw, ainda vivo e hospitalizado com queimaduras e fraturas graves, vê seu irmão mais velho Deckard Shaw (Jason Statham) assumir a briga, buscando vingança. Primeiro, ele invade o escritório onde trabalha Luke Hobbs (The Rock) e, depois de uma luta ferrenha, foge com as fichas do grupo inteiro, em seguida partindo para o Japão, onde supostamente assassina Han Lue (Kang) ao mesmo tempo em que tenta roubar o “Olho de Deus”, uma tecnologia que consegue encontrar literalmente qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Velozes e Furiosos 5

Depois dos eventos do quarto filme, Toretto (Diesel), O’Conner (Walker) e Mia (Jordana Brewster) – irmã de Dominic e esposa de Brian – estão em fuga. Ao desembarcarem no Brasil e verem um roubo de carros dar muito errado, os três estão escondidos em uma favela no Rio de Janeiro, onde tentam se manter fora do radar de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), um traficante local que tem todas as autoridades – incluindo a Polícia Militar – em seu bolso.

Ao mesmo tempo em que fogem do bandido, o trio também tem que evitar ser encontrado por Luke Hobbs (The Rock), um agente internacional despachado pelos EUA para apreender a todos, independente do custo que isso tenha. Agora reunindo seus velhos amigos, Toretto, O’Conner e o restante decidem protagonizar um último roubo, a fim de sumirem de vez do mapa e, com sorte, escapar tanto do perigoso traficante como do temido agente da lei.

Vale citar: esse é o filme mais diretamente conectado a Velozes e Furiosos 10.

Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio

O filme a fechar a primeira trilogia da franquia, Desafio em Tóquio é protagonizado por Lucas Black (Sean Boswell), um entusiasta de carros que se vê às avessas com a lei dos Estados Unidos e, para escapar da prisão, é mandado ao Japão, onde vive com o pai, um militar americano reformado que vive em Tóquio.

A tentativa de retomar os estudos na escola e viver uma vida normal falham quando, inadvertidamente, Black se vê envolvido no circuito local de corridas de rua, baseadas no drifting (a arte de usar o freio de mão para “deslizar” nas curvas), onde o “rei” é um homem chamado Takashi (Brian Tee), que tem laços com a máfia japonesa Yakuza. O filme marcou a estreia de Sun Kahn no papel de Han Lue, um dos personagens mais queridos da franquia.

Velozes e Furiosos 6

O ex-soldado do SAS britânico, Owen Shaw (Luke Evans), ataca uma embarcação russa contendo tecnologia militar secreta e, para investigá-lo, o agente Luke Hobbs (The Rock) é despachado. Sabendo que Shaw é um exímio piloto de carros, o agente busca Toretto e seu grupo para capturá-lo, em troca do perdão pelos seus crimes e o retorno sem processo para os EUA.

A fim de persuadi-lo a aceitar, Shaw mostra a Toretto uma foto de uma das agentes a serviço de Shaw: sua ex-noiva Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), que todos pensavam ter sido assassinada no quarto filme.

Mais Velozes, Mais Furiosos

Depois dos eventos do primeiro filme, o agente Brian O’Conner (Paul Walker) se encontra desacreditado pela polícia e, embora ainda trabalha como uma autoridade da lei, ele não tem mais a confiança de seus parceiros de trabalho. Em uma missão que busca investigar o traficante internacional Carter Verone, Brian tem em mãos um acordo: prenda o bandido, consiga o perdão.

Para cumprir a missão, no entanto, O’Conner, ao perceber ser o único tecnicamente preparado no mundo das corridas de rua, recruta o ex-amigo Roman Bass (Tyrese Gibson), com quem cresceu e tem um passado turbulento. Bass é um ex-condenado recentemente libertado, porém, e não planeja facilitar as coisas para o policial.

Queremos saber de você

O ranking do JustWatch estabeleceu a lista acima com base na audiência individual de cada filme nos serviços de streaming. Por mais metódico que isso possa ser, é óbvio que a relação vai ser diferente dependendo de para quem você perguntar.

Certas pessoas da nossa equipe gostam mais do primeiro, assim como estabeleceu o ranking acima, enquanto outros preferem o quinto, onde a série mudou o rumo em definitivo, deixando de lado os “rachas” de rua e virando uma saga sobre assaltos automobilísticos.

Mas e você? Tem alguma preferência particular para os filmes da marca Velozes e Furiosos? Conta pra gente nos comentários!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários