Conte o Homem de Ferro como um dos críticos à opinião de Quentin Tarantino sobre filmes de super heróis: o ator Robert Downey Jr. foi questionado pelo Deadline sobre o que achava das opiniões recentes do diretor de Pulp Fiction e Django Livre e, embora polido e cortês como só Tony Stark sabe ser, ele mostrou-se contrariado com o que disse o cineasta.

Contextualizando: na última semana, Tarantino disse que “produtos comerciais de propriedade de grandes conglomerados” estavam caindo em qualidade e audiência, e que os personagens em si – e não os atores que os interpretam – é que acabavam sendo as verdadeiras estrelas.

Imagem de Robert Downey Jr. no papel do Homem de Ferro

Imagem: Marvel/Divulgação

Robert Downey Jr. discordou dessa noção em recente entrevista ao site, afirmando ser uma “perda de tempo ficarmos em guerra com nós mesmos”:

“Eu penso que nossas opiniões sobre esses assuntos dizem muito sobre quem somos. Eu acho que estamos em uma época e lugar – que eu sem saber acabei contribuindo para isso – na qual a propriedade intelectual vem tomando precedência sobre princípio e personalidade. Mas isso é meio que uma espada de dois gumes. Uma propriedade intelectual só é tão boa quanto o talento humano que consegue representá-la, e você pode ter grandes propriedades vindas tanto de um diretor amador como de um tesouro nacional de roteiro, e se você não tem o tipo certo de artista para aquele papel, então você nunca saberá o quão bom ele poderia ter sido.”

Em seus comentários, Tarantino nomeou especificamente a Marvel e a DC, além de citar outras franquias, como Star Wars, e como as grandes empresas por trás dessas marcas (Disney e Warner, embora o comentário tenha sido mais generalista) investem pesado no que o diretor chamou de “dominação mundial”. Entretanto, aos seus olhos, mesmo com tudo isso em mãos, ele é da opinião de que o ano passado foi melhor para esse gênero do que este ano, dando a entender que talvez os filmes deste pilar estejam perdendo força.

Downey Jr. até reconhece que isso pode ter mérito, mas entende que, da mesma forma que os personagens são mais destacados nesses filmes, o oposto também pode acontecer, citando seus próprios trabalhos como exemplo e elogiando a “experiência transformadora” que teve ao lado de Christopher Nolan em Oppenheimer, e como ele é grato a blockbusters como Top Gun Maverick e Avatar: O Caminho da Água por abrirem espaços para filmes com novas interpretações.

O ator está agora trabalhando na divulgação de Sr. (leia “Senior”), seu documentário sobre a sua relação com o seu falecido pai: Robert Downey Sr. era um cineasta que, assim como Tarantino, não tinha muito interesse em grandes franquias cinematográficas. Robert Downey Jr. é o diretor do documentário. Paralelamente, Oppenheimer está em fase de pós-produção e deve sair em julho de 2023.

via Deadline

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários