Como toda boa história de RPG, Dungeon & Dragons: Honra entre Rebeldes possui uma porção de feitiços, artefatos, criaturas mágicas e outros itens que fazem do filme algo tão único. Uma boa parte dos elementos vistos no longa são referência direta a itens e criações que existem dentro do mundo de Dungeon & Dragons original, mas alguns também foram criados especialmente para a produção da Paramount Pictures.

Veja também: Crítica | Dungeon & Dragons: Honra entre Rebeldes é adaptação digna de um clássico do RPG de mesa

Se perdeu no meio da história contata e quer saber mais sobre as criaturas místicas, os artefatos, as magias e outras referências que aparecem no filme? Vem com a gente, que o blog KaBuM! fez uma lista para te explicar algumas das principais aparições e te ajudar a desvendar essa quest!

Lembrando que não mencionamos a lista completa de referências, porque o filme como um todo é uma boa homenagem à história original. Mas fizemos um compilado que, apostamos, irá matar a sua curiosidade! Se sentiu falta de algo essencial, não se acanhe e coloque nos comentários, assim podemos adicioná-las à lista.

No mais, a partir deste ponto o texto será cheio de spoilers. Depois não diga que não avisamos, hein?!

Logo do filme Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes

Imagem: Paramount Pictures

Dungeon & Dragons: Honra entre Rebeldes versus D&D de mesa

Vamos começar com alguns elementos da cena do labirinto? Essa parte do filme traz grandes referências a elementos fundamentais, que fazem parte do universo de D&D. É aqui também que aparece a icônica cena com os personagens do desenho A Caverna do Dragão.

  • Mímico

Esses mímicos são bem diferentes do que você pode imaginar (e não são nada parecidos com aqueles palhaços mudos que fazem gestos e conjuram paredes invisíveis, não).

Dungeon & Dragons - Honra entre Rebeldes: conheça as principais referências do RPG de mesa no filme

Uma das criaturas mais clássicas do RPG, os mímicos de D&D recebem esse nome porque sua principal habilidade é o mimetismo. No caso, eles são comumente vistos em sua forma de baú de tesouro – sim, aqueles que você consegue itens durante uma quest ou explorando alguma ruína. Assim, se você encontra uma dessas caixas pelo caminho, achando que terá algum item valioso dentro dela, daqueles que vão ajudar em uma batalha, ela pode na verdade ser uma boca enorme que está à espreita, esperando o momento certo para atacar.

  • Pantera Deslocadora

Uma pantera negra de olhos penetrantes por si só já é uma coisa assustadora de se ver de pertinho. Para completar, esse bicho possui tentáculos que saem de seus ombros e se mexem como se fossem a cauda de uma serpente.

O motivo principal de toda essa dança ensaiada que ela faz com os “rabos” extras? Usar uma magia de ilusão, que reproduz um holograma dela mesma – como um espelho -, com intuito de enganar os inimigos. Assim, se você acredita que ela está bem na sua frente, olhe de novo: ela, na verdade, pode estar é atrás, esperando para dar o bote.

  • Cubo gelatinoso

Esta criatura com aparência gosmenta é bastante ardilosa. Apesar de se movimentarem bem lentamente, não duvide da sua capacidade: todo inimigo que ele consegue prender em seu interior vira suco em pouco tempo.

Outras criaturas

  •  Urso Coruja

Aos que acharam que a transformação da druida Doric era uma transformação qualquer, saiba que este é um animal bastante conhecido por jogadores de D&D. O mamífero (?) com corpo  de urso e cabeça de coruja une o melhor dos mundos: a brutalidade do grandalhão peludo e à elasticidade da ave (no caso, o urso coruja pode girar o pescoço em 360 graus). Eu é que não queria dar de cara com um desses…

  • Devorador de intelectos

É basicamente um cérebro com patas e garras afiadíssimas. Um bicho sem olhos, bocas ou qualquer coisa que lembre um animal, mas que se guia muito bem no escuro em busca de uma mente brilhante para devorar.

  • Themberchaud

Ao passo que aparece como um simpático dragão com dificuldades de locomoção devido ao seu elevado peso, Themberchaud é também muito feroz. Ele é membro da raça dos Dragões Vermelhos e, como tal, tem o poder de cuspir fogo – algo que parece ser bastante óbvio quando se fala sobre “dragões”, mas vale dizer que nem todo dragão cospe fogo, sendo outras raças cuspidoras de ácidos, gelo e outros elementos destrutivos.

Themberchaud também serviu durante anos aos anões, ajudando-os a forjar as icônicas lâminas de Gracklstugh.

 

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  • Rakor

Como dissemos acima, há diferentes tipos de dragões. Rakor é membro dos dragões negros e, assim, tem o poder de cuspir ácido pelas ventas.

Artefatos e Magias

  • Elmo da Disjunção

Elmos são uma espécie de capacete e são bastante comuns em RPGs em geral. Esses artefatos são utilizados para equipar seus portadores e permitir que eles realizem algum tipo de magia, ou despertar habilidades. Elmos raros, que são únicos ou mais difíceis de serem encontrados – como o do filme -, necessitam da “sintonização” para funcionarem.

 

O Elmo do filme, no entanto, foi criado especialmente para o longa. O item é uma referência a um feitiço que, este sim, existe no mundo de Dungeon & Dragons: a Disjunção de Mordenkainen, que tem o mesmo efeito que o elmo do filme, de encerrar magias conjuradas por oponentes.

  • Colar da Invisibilidade

Invisibilidade é uma habilidade bastante cogitada no mundo mágico – de O Senhor dos Anéis (com o Um Anel), ao manto da invisibilidade de Harry Potter. No live action de Dungeon & Dragons, o pode de ficar invisível é proporcionado pelo colar usado por Kira (Chloe Coleman). É também uma referência direta a um dos conhecidos artefatos do RPG de mesa: o Anel da Invisibilidade que, como o nome sugere, tem o poder de fazer seu portador ficar invisível em um passe de mágica.

  • Alaúde

Pertencente à classe dos bardos, Edgin possui o dom da música e, como tal, também consegue utilizar um item específico da classe dos bardos. No caso, ele carrega consigo o alaúde, um artefato mágico que, no filme, tem o poder de fazer uma ilusão e enganar oponentes.

  • Flame Blade

A lâmina com a chama verde que aparece no longa é uma das evocações mais conhecidas de D&D. São chamadas de cantrips, ou um tipo de mágica que conjuradores têm o poder de evocar e que, em resumo, causam danos maiores nos inimigos.

  • Mão Arcana

Essa é também uma magia conhecida pelos jogadores do RPG. Ao conjurar o encantamento, é possível criar uma mão gigante que imita os movimentos da mão real do conjurador, bem como realiza movimentos de acordo com o comando de quem a conjurou. No filme, esse feitiço é referenciado durante uma batalha entre o mago Simon e a feiticeira Sofina.

 

Via Wizards of the Coast

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