Rio LGBTQIA+ 2023: até 12 de julho, festival de cinema traz 80 filmes nacionais e estrangeiros
Em destaque, o evento apresenta temas como etarismo e estereótipos comuns à comunidadeBy - Tissiane Vicentin, 9 julho 2023 às 10:04
As salas de cinemas do Rio de Janeiro abriram as portas para receber o Rio LGBTQIA+, festival internacional focado em exibir o suprassumo da sétima arte durante sete dias – de 6 a 12 de julho -, com ingressos de R$ 10 a R$ 14.
Esta é a 12ª edição da mostra, que traz como protagonista para o festival LGBTQIA+ alguns longas com histórias mais maduras, combatendo os estereótipos e o etarismo na comunidade.
Segundo Alex Mello, diretor e curador de filmes do festival, a decisão de dar a esses temas os holofotes da vez se deu em grande parte por causa do número expressivo de produções com tal temática inscritas no evento.
“A gente coloca isso em pauta justamente pela representação e pela promoção da empatia, para combater estereótipos que existem não só na comunidade LGBTQIA+. Os diretores viram a oportunidade de falar sobre essas pessoas para criar um combate à invisibilidade delas. Por muito tempo existiu um estereótipo de que ser LGBTQIA+ está ligado à juventude”, disse.
Festival de cinema Rio LGBTQIA+
O Festival de Cinema Rio LGBTQIA+ nasceu da mostra DIV.A, acrônimo para “Diversidade em Animação”. Animação, aliás, também é tema que não foi deixado de lado desde o primeiro evento, mantendo seu lugar cativo.
“Haverá uma mesa de debate com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) abordando exatamente a importância do cinema de animação no circuito de filmes LGBTQIA+”, informou Mello.
O festival começou oficialmente na última quinta-feira (6), com o longa brasileiro Música + Amor + Dança + Sodomia exibido na abertura da mostra.
A narrativa da produção de Rian Córdova e Leonardo Menezes traça paralelos e aponta o embate de gerações (um dos pontos centrais do evento deste ano) ao mostrar a histórica boate La Cueva, uma casa tradicional e icônica do Rio desde 1964; e a festa V de Viadão, bastante popular entre o público jovem.
“É um documentário que faz uma apresentação explícita dessa cena do passado, que ainda permanece, e de uma cena mais recente do público jovem”, explicou Mello.
O organizador também aponta que buscou uma diversidade de olhares e realidades com os filmes selecionados de outros países.
Assim, a programação acabou com produções que mostram um panorama do que está acontecendo na cena LGBTQIAPN+. “Trazem assuntos que já foram muito abordados aqui no Brasil, ou que ainda serão”, complementa.
Via Agência Brasil
Por dentro dos filmes do festival
A programação do festival prevê a exibição de 80 filmes, sendo 14 longa-metragem e 66 curtas. Apesar do evento levar o “internacional” no nome, ele não é feito apenas de produções estrangeiras: dos curta-metragens, 35 são produções nacionais e os outros 31 de países diversos; dos longas, 3 são produções de fora do Brasil e as outras 11 são internas.
Os filmes e animações provenientes de países estrangeiros englobam trabalhos da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Chipre, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guiana, Israel, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suíça, Taiwan e Vietnã.
Ainda de acordo com a organização do evento, grande parte dos filmes estão estreando no festival ou serão exibidos pela primeira vez no Rio de Janeiro. As produções escolhidas pelo júri oficial receberão os prêmios da Naymovie, do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e o troféu do festival.
A programação também conta com atividades e eventos complementares, como sessões apresentadas pelos realizadores, debates, workshops, e performances artísticas.
Os locais que participam das exibições deste ano são: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação NET Botafogo, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro.
A lista completa dos 80 títulos você pode ver diretamente no site da mostra. Na mesma lista, também é possível clicar em cada um dos títulos para saber mais sobre eles, bem como assistir seus respectivos trailers e ver os locais e datas das exibições.
Comentários