[BGS 2022] One Piece Odyssey parece ser apenas mais um JRPG, mas se diferencia por ser One Piece
O blog KaBuM! jogou a demonstração de One Piece Odyssey disponível durante a BGS 2022 e traz suas primeiras impressões do JRPG; confiraBy - Jessica Pinheiro, 16 outubro 2022 às 11:13
Durante a BGS 2022 (Brasil Game Show), poucos jogos ainda não lançados marcaram presença no evento. Entre esses, estavam Mario + Rabbids: Sparks of Hope, Street Fighter 6, Horizon Chase 2 (disponível apenas para a imprensa) e One Piece Odyssey.
Disponibilizado tanto no estande da PlayStation quanto no estande da Samsung em parceria com a Bandai Namco, One Piece Odyssey estava acessível ao público da BGS 2022, e por conta disso, a equipe do blog KaBuM! teve acesso à uma demonstração do game. Confira a prévia abaixo!
Elenco de milhões
One Piece Odyssey é o próximo grande lançamento da franquia One Piece nos videogames. O jogo faz parte do gênero JRPG e contém novos personagens e uma história original canônica escrita pelo próprio criador Eiichiro Oda.
A prévia disponibilizada na BGS 2022 oferecia cerca de 20 minutos de gameplay, já que se passa ao longo do que parece ser uma das missões iniciais do game. Entretanto, vale apontar que o grupo de personagens principais (conhecidos como tripulação dos Chapéus de Palha) já estava, inclusive, acima do nível 40 — considerado avançado para os padrões de JRPG.
A demonstração consistia basicamente em partir do ponto A até o ponto B controlando os heróis Luffy, Sanji, Usopp, Chopper, Robin e Franky. A missão, por sua vez, se resumia a alcançar a navegadora Nami e salvá-la de uma criatura gigante.
A prioridade nessa parte é apenas Nami, o que significa que o objetivo de encontrar os outros dois integrantes do bando, isto é, Zoro e Brook, que estão desaparecidos, fica para depois. A partir desse ponto, o jogador assume o controle de Luffy.
Gameplay familiar para veteranos
O capitão dos Chapéus de Palha pode andar, correr, pular e interagir com o cenário de forma limitada. A câmera é livre e é possível escalar algumas paredes e usar os braços elásticos do protagonista para executar saltos maiores em locais específicos. Há também uma visão em primeira pessoa que, a priori, serve para observar a área.
Dito isto, não há nenhuma grande novidade em termos de gameplay e mecânicas. Por um lado, o que Odyssey oferece é bastante familiar para veteranos do gênero JRPG, mas claro, para os jogadores novatos, há bastante tutoriais e explicações. Já as batalhas em turnos oferecem momentos divertidos devido à sua dinâmica.
https://youtu.be/uITuB9ejgkY
Durante as lutas, apenas quatro personagens assumem a linha de frente, enquanto os demais ficam no banco de reserva. Além de itens e habilidades especiais — muitas delas retiradas diretamente do mangá e do anime para o deleite dos fãs —, os bonecos podem atacar normalmente também.
Para tornar tudo um pouco mais complexo, existem condições especiais em algumas batalhas, e alguns personagens têm vantagens e desvantagens sobre alguns inimigos, o que ajuda a rotacionar a linha de frente durante as batalhas.
Em uma determinada luta, por exemplo, Usopp fica atordoado por um grupo de pinguins mutantes e cabe ao jogador impedir que ele seja nocauteado. Para isso, é necessário derrotar os oponentes o quanto antes, o que exige um pouco de estratégia e um pouco de rapidez. Graças a isso, o embate se tornou deveras interessante.
Ainda assim, o que torna Odyssey verdadeiramente atraente é justamente ser parte do universo de One Piece. O elenco carismático, a mitologia diferenciada e o mundo único desta franquia, por si só, fazem a experiência valer à pena, já que o gameplay e as mecânicas não oferecem nada inovador — ao menos na demonstração disponibilizada.
A promessa de uma épica jornada
Para além disso, espere por um visual bastante fiel ao do anime, e enquanto os dubladores japoneses (seiyuus) reprisam seus papeis em Odyssey, no Brasil, o jogo oferece legendas em português brasileiro.
Agora, resta saber o que a narrativa reserva, já que a história, como mencionado anteriormente, é original e apresenta personagens inéditos. Infelizmente, porém, a demonstração disponibilizada na BGS 2022 não trouxe nenhum vislumbre dessa parte. Uma pena.
Quando One Piece Odyssey será lançado?
One Piece Odyssey chega mundialmente em 13 de janeiro de 2023 para PC (via Steam), Xbox Series X|S e PlayStation 5.
Comentários