Dia do Orgulho Nerd: 10 filmes (ou quase isso) que todo nerd precisa (re)ver
Uma lista para ver e rever e ver de novo e novamente — sempre que possívelBy - Tissiane Vicentin, 25 maio 2023 às 16:12
Nesta quinta-feira, 25 de maio, é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd — e também o Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams e o seu icônico Guia do Mochileiro das Galáxias. Aqui no blog KaBuM!, decidimos separar alguns filmes que celebram da melhor forma o espírito nerd de ser!
Vale um aviso: a lista é curta, porque existem tantos e tantos longas que deveriam fazer parte da biblioteca mundial de referências nerds, que precisaríamos de mais do que uma lista com meros 10 itens para fazer jus a esse universo. Então, sim, vai faltar coisa! Mas você sempre pode colocar nos comentários sugestões de clássicos que você gostaria de incluir na lista (ou, quem sabe, até tirar?) e ajudar a gente a ampliar as sugestões.
Agora, sem mais delongas: pegue a sua toalha, mochileiro, e nos acompanhe nessa maratona:
Star Wars – Guerra nas Estrelas
Vamos começar a lista com eles: os filmes da franquia do genial George Lucas não poderiam ficar de fora. Principalmente porque o Dia do Orgulho Nerd foi escolhido justamente em homenagem à data de estreia do primeiro Star Wars, exibido em 25 de maio de 1977.
Como é praticamente impossível resumir em poucas linhas o universo de Guerra nas Estrelas, a recomendação é que você comece pelo começo (ou seria pelo final?), com os Episódios VI, V e VI da saga. Siga para os Episódios I, II e III e você pode se inteirar desta, que é uma das maiores obras do universo geek.
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Bom, já que ele é um dos homenageados do dia, que tal parar um tempinho para ver o filme O Guia do Mochileiro das Galáxias? Baseado no livro de Adams, você pode acompanhar o (péssimo) dia de Arthur Dent: um humano tradicional que descobre que seu melhor amigo é um alienígena no mesmo dia em que é avisado sobre a destruição da Terra. Não entre em pânico!
Star Trek – Jornada nas Estrelas
Não dá para falar sobre o Dia do Orgulho Nerd sem esse ícone da ficção científica, que inspirou produções cinematográficas e séries de televisão. A franquia ficou conhecida por aqui no Brasil como Jornada nas Estrelas e teve início com a série de televisão homônima, de 1966.
Na época, mal sabíamos (ou até tínhamos um ~feeling~) que “Vida Longa e Próspera” seria muito mais do que uma saudação vulcaniana, mas uma premonição do que se tornaria enredo para as mais diversas produções — relevantes até os dias de hoje, se me permitem salientar…
De Volta para o Futuro
Se há algo que gostamos no universo nerd é a possibilidade de viajar no tempo. Pode dizer o que você quiser, mas não há melhores viajantes que Marty McFly e Dr. Emmett Brown. Nesta clássica trilogia, lançada em 1985, você pode embarcar dentro da máquina-do-tempo-carro-DeLorean e acompanhar as (des)aventuras do jovem McFly e do excêntrico Doc.
O Senhor dos Anéis
Muito antes da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Amazon Prime, e ainda mais antigo que os filmes que iremos apresentar aqui, surgia uma das principais sagas da literatura inglesa. O Senhor dos Anéis é mais uma daquelas histórias que não dá para explicar em poucas palavras — especialmente porque o seu criador, o escritor J.R.R. Tolkien, é tão minucioso com suas explicações sobre a Terra Média que só mesmo acompanhando o hobbit Frodo e seus amigos para descobrir o que o Um Anel tem de tão especial, sendo capaz de corromper o mais puro dos corações e destruir uma nação.
Dica extra: se puder, assista aos filmes em uma daquelas sessões especiais “in Concert“, onde a exibição é acompanhada de uma orquestra ao vivo. Vale demais a pena!
Matrix
O que acontece quando a inteligência artificial fica senciente? Dá para ter uma boa ideia com a trilogia das irmãs Wachowski. Nos três principais longas, você acompanha a história do programador Thomas Anderson que, após ter pesadelos que o assombram por noites, é convidado pelos misteriosos Morpheus e Trinity a escolher entre viver uma vida comum e ilusória, ou desmascarar os mistérios da Matrix.
Akira
Esse é para quem curte animes (e também para quem não curte). A animação de 1988 é baseada no mangá homônimo, que traz todos os detalhes impecáveis pelas mãos habilidosas de Katsuhiro Otomo que, além da arte, também é o responsável por esta história que marcou uma geração e é um dos clássicos distópicos mais respeitados de todos os tempos.
MIB: Homens de Preto
Acompanhe K e J em suas caçadas policiais contra… invasores alienígenas. Os agentes são parte de um projeto super secreto do governo estadunidense para capturar e deportar seres espaciais que não foram autorizados a “passear” pela Terra.
Os Caça-Fantasmas
Para quem curte uma boa comédia, este é um dos títulos que deve ter na lista de “assistidos”. No longa, você acompanha um grupo de parapsicólogos excêntricos que andam pelas ruas de Nova York portando “mochilas especiais” para capturar fantasmas.
Superbad
Quem nunca se identificou (nem que seja um pouquinho) com as trapalhadas de Seth, Evan e Fogell: três amigos que fazem parte do grupo menos popular da escola, mas que bolaram o “plano perfeito” para entrar na festa de formatura mais hypada e, de quebra, conquistar o coração das garotas populares da escola? Aliás, como esquecer Fogell, o moleque que é a representação do nerd estereotipado, cuja identidade falsa o consagrou como o icônico McLovin?
E, por fim… Harrison Ford
Bom… Harrison Ford não é exatamente um filme, não é mesmo? Mas ele definitivamente merecia uma menção honrosa por aqui. Não apenas porque ele participou de alguns longas que merecem estar nesta seleta lista – criações saídas das cabecinhas de grandes nomes do cinema como George Lucas (ele aí de novo), Steven Spielberg e Denis Villeneuve.
Mas também (e principalmente) porque Harrison Ford, amigos, conseguiu ser na mesma vida: Henry Jones – também conhecido como Indiana Jones, Han Solo (de Star Wars) e Rick Deckard (de Blade Runner). Isso sem mencionar a “pontinha” que ele conquistou em “Capitão América: Nova Ordem Mundial”, onde ele foi escalado para interpretar o General Thaddeus Ross no Universo Cinematográfico da Marvel, logo aí, em 2024.
Vai dizer que ele não merecia mesmo uma mençãozinha por aqui?
Comentários