4 truques para turbinar o seu Galaxy S23 e usá-lo como um profissional
Lançado este ano, o Galaxy S23 é um dos smartphones mais poderosos da Samsung, mas nem todo mundo sabe usá-lo de forma plenaBy - Rafael Arbulu, 11 agosto 2023 às 17:17
Smartphones são legais. E são ainda mais legais quando você consegue usá-lo em todas as suas capacidades. A Samsung sabe disso e instalou uma quantidade considerável de recursos no Galaxy S23 – seu atual flagship – que tornam até mesmo a versão mais básica do aparelho em um dispositivo de altíssima capacidade.
O problema: alguns desses recursos estão bem escondidos, longe da evidência dos menus mais acessíveis ao usuário casual. Por isso, o blog KaBuM! preparou uma lista com as dicas mais bacanas para você usar o seu recém-adquirido Galaxy S23 e ser o centro das atenções entre os amigos.
Potencializando o Samsung Galaxy S23
O nosso review do Galaxy S23 foi bem incisivo nas capacidades mais evoluídas do aparelho: seja pela câmera potente, a bateria mais eficiente ou o sistema operacional que facilita o uso intuitivo para usuários menos aficionados à tecnologia, o aparelho atende a demandas para todos os gostos.
Se você quiser tirar ainda mais proveito do smartphone, no entanto, a gente vai ensinar você a “cavar” um pouquinho e acessar algumas funções que ampliam as coisas que você já gosta de usar, tais como…
Garantir que a bateria dure por mais tempo
A vida útil de uma bateria é uma preocupação constante para qualquer usuário de tecnologia. E embora coisas como “bateria vazada” sejam, hoje, situações relativamente fáceis de contornar, ver seu aparelho com algum problema no componente que literalmente faz ele ligar sempre vai deixar uma pequena paranóia.
O Galaxy S23 conta com um sistema eficiente de gestão energética – em parte, graças às inovações do processador Snapdragon 8 de segunda geração. Um dos recursos que esse sistema permite é limitar o volume de carregamento da bateria. Spoiler: se você for a 100% sempre que espetar o smartphone na tomada, a bateria morre mais rápido. As especificidades que levam a isso são bem técnicas, mas essencialmente, a recomendação é a de que as cargas devem ser mantidas a algo entre 50% e 85% para um uso otimizado.
É aqui que damos entrada ao Modo de Proteção de Bateria, e você vai fazer o seguinte:
- Abra a gaveta de apps do seu smartphone e clique em “Configurações”
- Toque em “Assistência do aparelho e Bateria”
- Logo que a nova tela abrir, clique na opção “Proteção do Aparelho” e a deixe em “Ativado” (não é essa a opção que estamos buscando, mas é sempre bom ter isso em mãos)
- Volte e clique, mais acima, em “Bateria” e, depois, “Mais configurações de bateria”
- Lá embaixo, ative a opção “Proteger a bateria”
Com esse recurso, o seu Galaxy S23 vai limitar a recarga do smartphone a um “teto” de 85%, preservando a saúde da sua bateria e, na prática, assegurando que a vida útil dela seja garantida.
Sim, nós sabemos que a ideia de não usar todo o potencial de carga da sua bateria parece contraproducente. Mas a tecnologia felizmente avançou muito na última década e, com isso, 85% da carga é mais que suficiente para durar um dia inteiro.
Economizar espaço com fotos em formato HEIF
Câmeras de smartphones estão ficando mais e mais potentes a cada geração e, com isso, os arquivos gerados por cada imagem registrada ficam cada vez maiores. No caso da Samsung, todos os aparelhos menos a versão básica do Galaxy S23 contam com pelo menos 256 GB de armazenamento, o que parece muito mas acredite: se você tem por hábito postar selfies no Instagram com frequência, todo esse número “vai pro saco” rapidinho. E com as câmeras da nova linha – que vão de 50 MP a 200 MP – isso é especialmente evidente.
Normalmente, as imagens registradas pela câmera do celular são armazenadas em formato JPG, o que é conveniente, já que é um padrão aceito por tudo o que se pensar na internet. Há, no entanto, um outro formato igualmente interessante, chamado “High Efficiency Image File”, ou simplesmente “HEIF”.
Acioná-lo é bem fácil: abra o app de câmera do seu Galaxy S23 e, no canto superior esquerdo, toque no ícone correspondente às configurações. Uma vez na nova tela, selecione a guia “Opções avançadas de imagem” e, ao final, apenas acione a opção “Fotos de alta eficiência”.
Dois detalhes são importantes de serem mencionados: o primeiro é que o HEIF tem menos suporte que o JPEG, então existe uma tímida possibilidade que a plataforma onde você queira usar o recurso não o aceite – a aceitação dele está cada vez maior, mas ainda assim, fica o aviso. A segunda, no entanto, é a boa notícia de que o HEIF não sacrifica a qualidade de imagem em relação ao JPEG, então você não precisa se preocupar com “fotos feias”.
E falando em câmera…
Ajustar um atalho para a câmera
Assim como nos smartphones Pixel, do Google, o Galaxy S23 conta com um recurso de atalho – essencialmente, apertar o botão de abrir a tela duas vezes abre alguma coisa. Por padrão, essa “coisa” é o Google Assistente do Android ou o Bixby. Mas é possível mudar isso para o acionamento intuitivo da câmera.
Para isso, acesse o menu de Configurações do aparelho e procure pela guia “Recursos avançados”, clicando em seguida na opção “Tecla lateral”. Na próxima tela, você verá a opção correspondente de acionamento da câmera, bastando selecioná-la para assegurar o recurso, que inclusive funciona até quando o celular estiver travado.
Note que, nessa mesma tela, você tem outras opções também, podendo selecionar outra coisa para o aparelho fazer ao apertar o botão lateral duas vezes, como abrir outros apps. E também há uma opção para uma pressão longa no mesmo botão.
Escolher o “sujeito” da foto
Na fotografia, o termo “sujeito fotográfico” é aquele onde colocamos o foco da lente. Pense nele como o “protagonista” da imagem: você é o sujeito de uma selfie, por exemplo. Seus amigos abraçados uns aos outros são o sujeito da foto em relação ao fundo do bar ou ao garçom que atravessou o caminho da câmera e apareceu sem querer no cantinho do registro.
Normalmente, uma foto batida “trava” sujeito e plano secundário e separar os dois é algo bem complicado até mesmo para os mais experientes editores de imagem. No Galaxy S23, no entanto, isso é algo bastante fácil graças aos avanços de inteligência artificial (IA) do aparelho (e um recurso, vale citar, “importado” do iOS 16 da Apple).
Depois de tirar uma foto, abra o app de Galeria do celular e escolha a imagem desejada. Com ela aberta, toque e segure o sujeito para copiá-lo à área de transferência do smartphone. Agora, você pode compartilhar apenas o sujeito com outros apps ou salvar apenas ele em uma imagem separada.
E aí, o que achou? Tem alguma outra dica que você queira compartilhar ou algum outro artigo com dicas que você queira ver por aqui? Conta pra gente nos comentários! Ah, e não deixe de ver as ofertas do Galaxy S23 e seus outros modelos no KaBuM!
Comentários