Os produtos da Apple não são baratos – em nenhum lugar, muito menos aqui no Brasil. O problema disso são as falsificações de uma série de acessórios. O mais preocupante são os carregadores do iPhone – sim, é questão de segurança: para o aparelho e, principalmente, para o usuário. O barato pode sair (bem) caro.

Apesar de algumas cópias serem praticamente idênticas às originais, ainda assim existem alguns detalhes possíveis de serem observados para garantir que se trata de um componente realmente fabricado pela Apple; original.

Veja algumas dicas para saber se o carregador do iPhone é original:

1) Verifique embalagem e detalhes no cabo

Os carregadores certificados pela Apple levam o logotipo da empresa no corpo do produto e a embalagem exibe o selo “Made for iPhone”. Hoje, são duas versões do símbolo; alguns modelos ainda podem ter a mais antiga (abaixo).

Made for iPhone

Made for iPhone (novo padrão acima e antigo abaixo) – Imagem: Apple

O cabo Lightning também tem alguns detalhes a serem observados. Quando comprados à parte – os que vêm junto com os iPhones não trazem essa inscrição – o original traz escrito “Designed by Apple in California” ou “Indústria Brasileira”, seguida de um número de série de 12 dígitos. Se for importado, estará escrito“Assembled in China” ou “Assembled in Vietnã”.

Detalhes cabos originais do iPhone

Detalhes cabos originais do iPhone – Imagem: Apple

2) Verifique o conector Lightning

Segundo a Apple, os cabos falsificados têm um encaixe de mais de uma peça, um acabamento áspero ou inconsistente e pinos de contato quadrados ou dobrados. Já o cabo original é construído em uma única peça, possui formato arredondado e pinos de ouro ou prata.

Conector Lightning iPhone Apple

À esquerda, imagem do conector orginal Apple; à direita, o genérico – Imagem: Apple

Mais do que isso, o acessório original Apple tem sempre o mesmo tamanho específico (7,7mm por 12mm). Normalmente, é possível notar a diferença de espessura entre a ponta plástica e o plugue. O conector original da Apple é consistente em largura e comprimento. O original ainda tem uma inserção cinza/metálica; o falso é branco ou preto.

Detalhes conector Lightning Apple

À esquerda, imagem do conector orginal Apple; à direita, o genérico – Imagem: Apple

3) Verifique o conector USB

O conector USB também dá bons indícios de quando um cabo de iPhone é falso. Nos modelos paralelos, as travas USB possuem abas quadradas e espaçamento irregular. Os conectores internos têm um revestimento prateado.

Agora dá só uma olhada nos conectores USB dos cabos originais: as travas são trapezoidais e espaçadas uniformemente da borda. Além disso, os contatos internos são banhados a ouro e a superfície do conector é completamente lisa.

Detalhes conector Lightning Apple

À esquerda, imagem do conector orginal Apple; à direita, o genérico – Imagem: Apple

Com essas dicas, vai ser mais fácil identificar um carregados original para iPhone. Aliás, vale lembrar, a Apple lista uma série de problemas que podem acontecer caso o usuário use um cabo ou carregador falsificado ou não certificado.

  • o iPhone pode ser danificado;
  • o cabo pode ser facilmente danificado;
  • a extremidade do conector pode cair, ficar muito quente ou não encaixar corretamente;
  • usuário pode ter dificuldades para sincronizar ou carregar seu dispositivo.

Fonte: Apple

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários