Como proteger o app do banco no celular
Veja 5 dicas de como evitar que seu app do banco ou de outros serviços financeiros seja acessados indevidamente em caso de roubo do celularBy - Cesar Schaeffer, 16 maio 2022 às 17:37
Crescem os casos de bandidos que, ao roubar um smartphone, conseguem utilizar o app do banco da vítima, muitas causando prejuízo infinitamente maior que o valor do próprio aparelho. São compras, empréstimos, pagamentos, transferências…
Em paralelo à insegurança, aumenta também o interesse de muita gente em saber como proteger seus apps do bancos ou até escondê-los entre outros aplicativos no smartphone para não correm esse risco.
O blog KaBuM! separou algumas dicas que para proteger seu app do banco no celular.
1. Como esconder seu app do banco
O que não é visto, não é lembrado. Esconder aplicativos de bancos e serviços financeiros no seu smartphone pode ser uma forma de proteção. O iOS, o sistema operacional móvel da Apple, permite que o usuário deixe os apps guardados somente na biblioteca, sem exibí-los nas telas principais. Dificulta o acesso. Mas tanto no iPhone quanto no Android, diversos aplicativos de terceiros oferecem soluções para esconder outros apps no celular e dificultar o acesso. Você ganha tempo…
2. E-mail extra para recuperar senha
Uma das formas de ter acesso a serviços que exigem senha no seu celular é usando o próprio e-mail cadastrado no seu aparelho. Ao dizer que “esqueceu a senha” de algum app ou serviço, normalmente, uma mensagem para redefinir a senha é enviada neste endereço. É assim que fazem os bandidos, recadastram uma nova senha.
Dica: para evitar que isso aconteça, a saída é – no app do banco – cadastrar um endereço de e-mail secundário, que não esteja logado no celular, para recuperação de senha. Assim, se for o caso, você o poderá fazer em um computador ou outro dispositivo, por exemplo.
3. Senha & PIN
Use sempre uma senha de proteção na tela de início do seu celular. Mais do que isso, também nas configurações do aparelho, coloque a opção de bloqueio automático do display o mais rápido possível – na maioria dos casos, 30 segundos ou 1 minuto. Vale lembrar, uma senha forte: 1234 não é proteção alguma.
Ative também o PIN do chip do seu celular. A senha de 4 ou 6 dígitos impede que o criminoso utilize o chip do seu telefone em outro aparelho. Para isso, ele teria que saber o número PIN do cartão para desbloquear o telefone ou pra fazer qualquer ligação e receber mensagem SMS.
4. Não salve cartões no celular
É muito prático deixar os dados do cartão de crédito salvo no celular para facilitar compras recorrentes em determinados apps – como os de entrega de comida, por exemplo. Mas em caso de roubo, toda essa “facilidade e praticidade” será usada para possivelmente lhe causar mais prejuízo. O mais indicado é usar um cartão virtual e temporário – de preferência com baixo limite – para esses tipos de aplicativo.
5. Não guarde senhas!
Outra coisa prática, porém perigosa, é salvar suas senhas no celular. Seja nos próprios aplicativos, para acesso unicamente com biometria – sim, os criminosos também sabem burlar essa tecnologia e até desabilitá-la se for o caso – mas também não deixe suas senhas “anotadas” em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou qualquer outro lugar no smartphone. Acredite, encontrá-la vai ser mais fácil do que você imagina.
Comentários