Com as criptomoedas fazendo cada vez mais parte do cotidiano, resguardar esse tipo de investimento é algo que é necessário pensar.

Para quem é novato em blockchain, é importante saber que é necessário um local para guardar com segurança tudo o que é comprado, sejam moedas ou tokens como NFTs. As moedas são um código de computador descentralizado. Podem ser armazenadas em um mercado (exchange) como Coinbase. Entretanto, armazenar criptomoedas em mercados públicos pode ser arriscado, pois caso o mercado seja comprometido, os ganhos também podem ser.

A melhor aposta para armazenar moedas é uma carteira de cripto. Há mais de 17.000 moedas e novas são lançadas a cada momento, além de incontáveis tokens NFTs. Carteiras, entretanto, são bem menos opções. Algumas dicas podem ajudar a decidir a melhor carteira para você, de acordo com o Lifehacker.

Uma carteira de criptomoedas é onde as suas chaves pública e privada funcionam conjuntamente. Quando você envia dinheiro para a chave pública, a transação é registrada na blockchain associada com aquela moeda específica. Esse é o registro público, inalterável, que governa a moeda. Em seguida, para acessar o dinheiro na carteira, é necessário a chave privada. É importante notar que onde quer que as moedas sejam armazenadas, se a chave privada for perdida, o usuário não terá mais acesso ao dinheiro.

Imagem de celular dobrado com criptomoedas ilustra carteira digital

Imagem: Shutterstock

Há dois tipos de carteiras de cripto: hot wallets, as carteiras online; e cold wallets, carteiras que são offline e quase sempre em hardware (um pen drive ou um acessório para o computador). As hot wallets são menos seguras mas mais acessíveis para transações diárias. Já as cold wallets são mais seguras contra hackers, pois é necessário ter o acesso físico (pegar a carteira) para tentar invadir. Mesmo quando alguém pegar a carteira, ainda é necessário ter a chave privada para acesso. A desvantagem de uma cold wallet é que pode demorar mais para acessar e fazer negociações.

Na verdade, a melhor cold wallet é a carteira de papel (paper wallet), que é um papel onde ficam impressas as chaves pública e privada. Não é a maneira mais conveniente de guardar informação, pois o papel pode ser perdido. Por outro lado, não pode ser acessado por hackers online. Há quem use carteiras online e offline. Online para realizar transações diárias e offline para armazenamento de longo prazo.

Caso o usuário decida usar uma carteira offline, uma boa escolha é a Ledger Nano X. Funciona com mais de 1.800 tipos de moedas e é fácil de usar. Pode ser conectada ao computador por USB ou Bluetooth, o que a torna muito conveniente. A Nano X equilibra segurança com uma interface fácil de navegar e usar, assim é possível fazer negociações mais rapidamente.

carteira de criptomoedas

Imagem: Unsplash

Opções de carteiras de criptomoedas online

Quem está procurando facilidade de transações e não quer ter um objeto físico, as carteiras online atendem bem a demanda. Nesse caso, é importante escolher a carteira mais interessante.

Para iniciantes: quem começou há pouco tempo em criptomoedas pode gostar da Coinbase. A carteira é ligada ao mercado Coinbase mas pode ser usada mesmo para quem não utiliza o mercado. Armazena mais de 500 moedas e é fácil de usar. A Coinbase oferece suporte ao usuário e pode haver reembolso em caso de ataques.

Para quem busca segurança: A Trezor Model T é uma das carteiras mais seguras. Armazena mais de 1.600 moedas e tem duas vantagens. A primeira é ser de código aberto, o que significa que é auditável e isso reduz as chances de ataque. A segunda é ter uma ferramenta que pode ser instalada no computador, em vez de um aplicativo na web, que torna a Trezor menos vulnerável.

Para quem quer um aplicativo de smartphone: para sempre checar seus investimentos e ter uma carteira online, uma boa escolha é a Mycelium. Um aplicativo é menos seguro que outras plataformas, mas por ter código aberto, é uma melhor opção. Permite ainda bloquear transações temporariamente, algo que pode ser útil para quem entra em viagem regularmente.

E você? Utiliza outras carteiras de criptomoedas? Deixe sua dica nos nossos comentários.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários